• Nenhum resultado encontrado

O objetivo desta metodologia é apresentar o tipo de pesquisa que foi utilizado, os métodos, onde e como foram coletados os dados a serem utilizados no presente estudo de caso. Para Cervo e Bervian (1996) a pesquisa é voltada para a solução de problemas através do uso de métodos científicos.

Segundo Andrade (2001, p. 121), “pesquisa é o conjunto de procedimentos sistemáticos, baseado no raciocínio lógico, que tem por objetivo encontrar soluções para problemas propostos, mediante a utilização de métodos científicos”.

O desenvolvimento de um projeto de pesquisa compreende seis passos: 1. Seleção do tópico ou problema para a investigação.

2. Definição e diferença do problema. 3. Levantamento de hipóteses de trabalho. 4. Coleta, sistematização e classificação de dados. 5. Análise e interpretação dos dados.

6. Relatório do resultado da pesquisa. (LAKATOS, MARCONI, 1999, p. 18) Para Cerco (apud. LAKATOS; MARKONI, 1991, p. 157) “os objetivos da pesquisa podem definir a natureza do trabalho, o tipo de problema a ser selecionado e o material a ser coletado”.

A pesquisa busca fazer uma análise tributária e verificar qual é o melhor regime tributário a ser seguido pela empresa. Após, verificada a alta carga tributária pega pelo empresário, da empresa do estudo de caso, será buscado métodos legais que possam diminuir a quantidade de tributos pagos pela empresa.

A pesquisa aqui mencionada pode ser considerada, inicialmente, exploratória. Segundo Andrade (2001, p.124) “a pesquisa exploratória é o primeiro passo de todo o trabalho científico.” Para esse teórico, ela tem por objetivo proporcionar maiores informações sobre o assunto.

A pesquisa exploratória tem como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explicito ou a construir hipóteses. Pode-se dizer que estas pesquisas têm como objetivo principal o aprimoramento de ideias ou a descoberta de intuições. Seu planejamento é, portanto, bastante flexível, de modo que possibilite a consideração dos mais variados aspectos relativos ao fato estudado. (GIL, 1991, p.45)

A pesquisa exploratória permite o pesquisador conhecer o problema, e à partir deste ponto buscando avaliar as possíveis hipóteses para a melhor solução do problema proposto na pesquisa.

A pesquisa em questão também pode ser considerada descritiva, pois busca a resolução de determinados problemas e melhorando-os por meio da observação, análise e descrições objetivas. Conforme Andrade (2001, p. 124) "nesse tipo de pesquisa, os fatos são observados, registrados e análisados, classificados e interpretados, sem que o pesquisador interfira neles”.

Para elaborar o estudo foi utilizada uma pesquisa qualitativa. Em primeiro lugar, será feito uma análise da qualidade do conteúdo para um correto processo de armazenagem dos mesmos que serão ocupados futuramente.

A pesquisa pode ser considerada documental, pois se utilizou de leis e decretos. Para Cervo e Bervian (1996, p. 68) “documento é toda base de conhecimento fixado materialmente e suscetível de ser utilizado para consulta, estudo ou prova.” Foram utilizados para a pesquisa as seguintes leis e decretos:

- Lei nº 4.729 de 14 de julho de 1965.

- Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. - Código Tributário Nacional.

- Decreto nº 4.765 de 24 de junho de 2003. - Decreto nº 6.306, de 14 de dezembro de 2007. - Decreto nº 4.382, de 19 de setembro de 2002. - Lei nº 9.393, de 26 de março de 1999.

- Decreto-lei nº 1.598, de 26 de dezembro de 1977. - Lei complementar nº 116, de 31 de julho de 2003.

O trabalho ainda contou com a pesquisa bibliográfica, onde foi realizado um levantamento prévio de materiais como livros, revistas científicas, entre outras fontes de informações que tinham relação com o assunto de interesse dos pesquisadores. A pesquisa bibliográfica constitui geralmente o primeiro passo de qualquer pesquisa científica (CERVO; BERVIAN, 1996). Marconi e Lakatos (2009) completa dizendo que toda pesquisa implica em levantamento de dados de várias fontes, quaisquer que sejam os métodos ou técnicas empregadas. Foram utilizados na pesquisa bibliográfica escritores como: Eduardo Sabbag, Ricardo Alexandre, Sérgio de Iudícibus e José Carlos Marion, Livios Sillos, entre outros.

Os conceitos básicos utilizados na pesquisa são: - Planejamento Tributário, Evasão e Elisão Fiscal; - Tributos; - Impostos Federais; - Impostos Estaduais; - Impostos Municipais; - Taxas; - Contribuições; - Contribuições de Melhoria; - Simples Nacional; - Lucro Presumido; - Lucro Real.

Podemos chamar de técnicas os procedimentos utilizados para a elaboração da pesquisa. Segundo Cervo e Bervian (1996) técnicas são os procedimentos científicos utilizados por uma ciência determinada no quadro de suas próprias pesquisas. A pesquisa será desenvolvida à partir dos seguintes procedimentos: leitura dos textos, esclarecimento de dúvidas, leitura e marcação das ideias principais de cada texto e construção do texto.

Para Lakatos e Marconi (1991), os métodos e as técnicas devem se adequar ao problema estudado, as hipóteses levantadas que queiram ser confirmadas e aos tipos de informantes em que se vai entrar em contato.

As técnicas que foram utilizadas são da observação dos dados levantados, juntamente com a descrição, análise e comparação. Após o levantamento dos dados, os mesmos serão comparados e analisados, sendo anotadas as partes mais importantes, e depois de feito isso, será redigido o trabalho de conclusão de curso.

Segundo Gil (1991, p. 58) “o estudo de caso é caracterizado pelo estudo profundo e exaustivo de um ou de poucos objetos, de modo que permita seu amplo detalhamento.” Gil ainda complementa que devido a sua grande flexibilidade, é recomendada na fase inicial na investigação sobre temas complexos.

Para a elaboração desta pesquisa foram utilizados como procedimento à coleta de dados e o estudo de caso. Segundo Cervo e Bervian (1996, p.134), “a coleta de dados ocorre após a delimitação do assunto, revisão bibliográfica, definição dos objetivos, formulação do problema e das hipóteses e a identificação das variáveis”.

A coleta dos dados foi realizada no escritório de contabilidade onde a pequena empresa no ramo de informática mantém sua contabilidade regular. Serão considerado os dados coletados no período de primeiro de janeiro de 2012 (Dois mil e doze) a 31 (Trinta e um) de dezembro de 2012 (Dois mil e doze). O período de analise escolhido entende-se como o melhor período, pois para elaborar-se um planejamento tributário se torna mais conveniente analisar o último período contábil da empresa permitindo uma realidade mais próxima do faturamento da mesma, sendo o faturamento o objeto básico para o planejamento tributário. Serão utilizados para análise os relatórios: faturamento contábil, livro de entrada e saída, balancete, demonstrativo de resultado (DR) e balanço patrimonial (BP).

Foi utilizado o método comparativo entre os três regimes tributários. Depois de realizada a coleta de dados, estes serão colocados em tabelas e em seguida aplicados às alíquotas de cada regime tributário, demonstrando assim o montante de tributos gerados em cada regime. Assim poderá se concluir em qual tributação se pagará menos impostos.

A partir da pesquisa proposta a pequena empresa no ramo de informática, os procedimentos utilizados na mesma poderão ser aplicados a outras empresas, até mesmo de outros ramos de atividades, que buscam meios legais de diminuírem sua carga tributária.

Documentos relacionados