• Nenhum resultado encontrado

4.1 METODOLOGIA APLICADA ÀS COMUNIDADES

Considerou-se a categoria exploratória e descritiva como os tipos de pesquisa mais indicados. Foram realizadas entrevistas padronizadas ou estruturadas a fim de agregar a percepção dos moradores dos diferentes campos petrolíferos. (MARCONI; LAKATOS, 2011; MORRISON-SAUNDERS; SADLER, 2010; SÁNCHEZ; MORRISON-SAUNDERS, 2010; MACLAREN, 1987).

Inicialmente, utilizou-se para a pesquisa de percepção ambiental a entrevista estruturada pelo fato de contribuir com a coleta de dados detalhados e que possibilitassem uma melhor adaptação dos indicadores a serem propostos. Para tanto, realizou-se a aplicação de um formulário base inicial para melhoramento do formato dos questionamentos, sendo aplicado o total de 20 formulários adaptados do ISM.

Após as correções que se fizeram necessárias, foi realizada a aplicação deste formulário em junho de 2014 no campo do CAM, com o objetivo de traçar o perfil socioeconômico e ambiental do espaço geográfico que seria estudado, tendo em vista que naquele momento, este era o objeto de estudo desta tese (APENDICE 1).

A determinação do espaço amostral da pesquisa de caracterização das comunidades pertencentes ao CAM deu-se por meio de coleta de dados quantitativos disponibilizados pela Unidade Básica de Saúde (UBS) de Mossoró, onde foram identificadas 690 residências (Tabela 4), em 2014.

Tabela 4: Quantitativo de domicílios por comunidade

COMUNIDADE MUNICIPIO QUANTIDADE DE

DOMICILIOS

Serra Vermelha Areia Branca 107

Canto do Amaro Areia Branca 83

Piquiri Mossoró 200

Sussuarana Mossoró 150

Passagem de Pedra Mossoró 100

Carmo Mossoró 50

TOTAL 690

Fonte: (BRASIL, 2014).

O tamanho da amostra foi determinado conforme BOLFARINE; BUSSAB (2005). Para uma população de N=690, com margem de erro de 5% e 95% de confiança, supondo variabilidade máxima, o tamanho da amostra indicado foi de 247 (Equação 1).

Equação 1: 𝑛 = 𝑁 4(𝑁 − 1) (𝑍𝐸 ∝/2 ) 2 + 1 = 690 4(690 − 1) (0,051,96)2+ 1 ≈ 247 Em que: N =Tamanho da população;

Z∝/2 = é o valor crítico da distribuição de probabilidade normal (o Teorema do Limite Central é a base da Teoria de Amostragem, sendo na prática a determinação do intervalo de

confiança. Para 90% de confiança, Z=1,645; para 95%, Z é igual a 1,96); E = Margem de erro (para mais e para menos – em percentual)

Estas 247 residências foram divididas proporcionalmente entre as comunidades de acordo com número de habitantes. No povoado de Serra vermelha foram 38 residências investigadas; na comunidade do Canto do Amaro, 30; comunidade de Piquiri, 72; comunidade de Sussuarana, 54; Passagem de Pedra, 36; e na comunidade do Carmo, 18. A realização das entrevistas deu-se nos meses de junho, julho e agosto de 2014, onde foi entrevistado um representante por domicílio selecionado.

A metodologia utilizada foi a de entrevista padronizada ou estruturada, que é aquela em que o entrevistador segue um roteiro que foi previamente estabelecido, cujo formulário utilizado foi adaptado de Viana (2012) e é “um instrumento essencial para a investigação social cujo sistema de coleta de dados consiste em obter informação diretamente do entrevistado” (MARCONI; LAKATOS, 2011). Avaliou-se o acesso às informações e a percepção destes quanto à atividade petrolífera desenvolvida no CAM, bem como as principais interferências ocorridas em âmbito comunitário com a implementação das ações da empresa, onde se buscava com este formulário a seleção dos indicadores que permitiriam avaliar a sustentabilidade das atividades que efetivamente possuem interface com a população diretamente afetada. Para análise dos dados, foi utilizada a análise de correspondência que consiste em técnica estatística multivariada, que fornece ferramentas para analisar a associação entre as linhas e colunas de uma tabela de contingência.

Para investigar as possíveis associações e determinar as forças de associação entre (1) Faixa Etária vs. Resposta de conhecimento/desconhecimento, (2) Tempo de Residência vs. Resposta de conhecimento/desconhecimento, (3) Escolaridade vs. Resposta de

conhecimento/desconhecimento e (4) Vínculo com a Empresa vs. Resposta de conhecimento/desconhecimento para cada indicador selecionado foi utilizada a análise multivaridada de correspondência (AC) através da construção de tabelas de contigência com as determinadas variáveis descritas anteriormente. Na AC, as associações observadas das duas variáveis (variável independente vs. dependente) são sumarizados pela frequencia de cada célula de uma tabela de contigência e, em seguida, posicionados em um espaço dimensional geométrico, de maneira que as posições de cada linha e coluna são consistentes

com as associações da tabela (NENADIC; GRENACRE, 2007). Foram considerados os eixos significativos da AC, os que correspondiam a uma variação cumulativa maior do que 80% da variação total dos dados.

Para avaliar os dados de proporção de: Gênero do entrevistado vs. Resposta de conhecimento/desconhecimento, para cada indicador selecionado, foi utilizado o teste de proporções multinomiais. Neste teste são avaliadas proporções par a par nos dois níveis da tabela de contigência de dados, entre as multinomiais (variável independente, separadamente) e dentro das multinomiais (variável dependente, separadamente). Todo o procedimento de comparações de proporções entre e dentro das multinomiais foi baseado em Goodman (1964).

Todas as análises estatísticas foram realizadas utilizando o software R (R Development Core Team 2012), adotando o nível de significância de 5% (ZAR, 2010). Cada tipo de análise foi computado separadamente para evitar conflitos computacionais e matemáticos. Foram ainda utilizados os seguintes pacotes estatísticos adicionais do software R: pacote “ca” (GRENACRE 1993; NENADIC, GREENACRE, 2007).

Para avaliação dos dados qualitativos foi realizada com o auxilio da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011), utilizando-se da “descrição analítica que funciona segundo procedimentos sistemáticos e objetivos do conteúdo das mensagens”.

Porém, verificou-se, inclusive na banca do seminário de qualificação desta tese, que o formulário aplicado apresentava algumas falhas que não permitiriam a análise detalhada que se esperava para possibilitar tal seleção, bem como, até aquele momento, não havia uma forma de correlacionar os dados das comunidades com o posicionamento dos especialistas que estavam analisando os indicadores, ao mesmo tempo em que a pesquisa de percepção era desenvolvida.

Logo, não possibilitava selecionar de forma objetiva os indicadores que melhor se aplicariam à atividade petrolífera e que fossem representativos da percepção da população diretamente afetada pela atividade.

Portanto, foi necessário refazer o formulário, bem como, percebeu-se a necessidade de ampliação da quantidade de campos petrolíferos para possibilitar a análise comparativa da sustentabilidade por meio dos indicadores a serem selecionados (APENDICE 2).

Assim, a determinação do espaço amostral da pesquisa de caracterização das comunidades pertencentes aos campos petrolíferos deu-se por meio de coleta de dados quantitativos disponibilizados pela Unidade Básica de Saúde (UBS) de Mossoró/RN, onde foram identificadas 709 residências circunscritas no perímetro do CAM (Tabela 5), em 2015. Com relação aos outros Campos petrolíferos, foi possível amostrar por contagem através de

imagem de satélite de alta resolução e fácil acesso utilizando-se da ferramenta Google Earth Pro mais 887 residências perfazendo um total de 1596.

Tabela 5: Quantitativo de domicílios por comunidade.