• Nenhum resultado encontrado

Neste capítulo será apresentada e descrita a metodologia da pesquisa utilizada para propor um modelo de gerenciamento de testes na área de testes e qualidade de software de uma empresa de telecomunicações, situada no estado do Rio de Janeiro.

3.1) CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA

Segundo Gil (1999), Rodrigues (2006) e Vergara (2010), a pesquisa caracteriza-se como aplicada, a qual objetiva a produção de conhecimentos que tenham aplicação prática e por cumprir a necessidade de solução de problemas concretos. Baseado com Rodrigues (2006), os procedimentos utilizados pelo presente estudo destacam-se:

1) Pesquisa bibliográfica: Realizada a partir de materiais publicados, constituído principalmente de livros, artigos periódicos, teses, dissertações e informações disponibilizadas na Internet.

2) Pesquisa documental: Documentos oficiais da empresa, como apresentação institucional, dados da Intranet, mapas de processo, manuais de treinamento e instruções de serviço.

3) Levantamento: Caracteriza-se à solicitação de informações a um grupo de pessoas acerca do problema estudado, em seguida, mediante análise quantitativa, obterem-se as conclusões correspondentes aos dados coletados com os questionários.

4) Estudo de caso: um estudo mais aprofundado de maneira que permita o seu amplo e detalhado conhecimento. Neste caso, o objeto de estudo foi propor melhorias no gerenciamento de testes à área de testes e qualidade de uma empresa de telecomunicações.

A pesquisa aplicada possui por característica o desenvolvimento ou testagem de teorias em campos práticos e seus propósitos consistem em ampliar o conhecimento de processos organizacionais e produzir importantes conclusões (FLICK, 2013 E GRAY, 2012).

Segundo Yin (2005 apud Ferreira, 2006), o estudo de caso investiga fatos da vida real, especialmente quando o contexto não é definido e quando não se exige controle sobre os eventos. O pesquisador tem a possibilidade de combinar os métodos de coleta de dados, como: Análise de documentos, Entrevistas, Aplicação de questionários e Observações diretas.

A abordagem adotada foi a qualitativa e quantitativa. A pesquisa quantitativa resume- se nos trabalhos estatísticos. (FLICK, 2013) A pesquisa qualitativa pode ser construída a partir de várias teorias ou abordagens metodológicas, com a possibilidade de utilizar vários métodos, como a observação, entrevistas, questionários e análise de documentos. (GIL, 2008)

Para Günther (2006), as pesquisas qualitativas tendem a ser associadas a estudos de casos que também dependem de estudos quantitativos, envolvendo um número estatisticamente significativo dos fatos abordados.

Os dados relacionados aos processos adotados pela empresa de pesquisa situada na zona sul do Rio de Janeiro foram coletados através de questionários e entrevistas aplicados aos colaboradores da área de testes e qualidade. A escolha da empresa de telecomunicações deve-se à praticidade e acessibilidade na coleta de informações, tendo em vista que os projetos desta área visam à melhoria da qualidade e a inovação dos produtos desenvolvidos em prol do crescimento da empresa e na satisfação dos clientes. Destaca-se que a empresa de telecomunicações não possui um processo de testes estruturado e não utilizam uma ferramenta específica para gerenciamento dos testes, o que a leva a aceitação da proposta e a tratar a implantação de um novo processo de forma diferenciada.

A pesquisa pode ser classificada como exploratória, visto que inicialmente possui uma investigação preliminar dos documentos e contatos diretos da empresa de pesquisa, que objetiva familiarizar com a ausência de um processo estruturado, de forma a torná-lo explícito. Segundo Gil (2008), o objetivo da pesquisa exploratória é definido:

“Pesquisas exploratórias são desenvolvidas com o objetivo de proporcionar visão geral, do tipo aproximativo, acerca de determinado fato” (GIL, 2008).

Segundo Richardson et al. (2015), a entrevista permite o desenvolvimento de uma estreita relação entre as pessoas, sendo um modo de comunicação no qual determinada informação é transmitida de uma pessoa para a outra.

O levantamento foi realizado através de questionário padronizado e foi respondido de forma escrita ou oral, durante a coleta de dados. As questões das entrevistas serão designadas

de forma idêntica entre os participantes, a fim de comparar as respostas de todos os participantes. (FLICK, 2013)

A Pesquisa documental foi realizada através do levantamento dos documentos existentes ou com pessoas experientes que detenham o conhecimento da empresa pesquisa.

Em contribuição para a coleta de dados foi utilizado o método de observação para analisar o processo de testes atual da área de testes e qualidade, proporcionando ao pesquisador o acompanhamento das rotinas de trabalho.

E para concluir, o Quadro 6 resume a metodologia aplicada para o tema de pesquisa. (LACERDA ET AL, 2007)

Quadro 6 – Metodologia de Pesquisa Realizada

Do ponto de vista da Natureza Pesquisa Aplicada e Avaliativa

Abordagem Qualitativa e Quantitativa

Objetivos Exploratório

Procedimentos técnicos Pesquisa documental, entrevista, estudo de

caso, observação, aplicação de questionário. Fonte: Elaboração própria, 2015.

3.2) ETAPAS DA PESQUISA

As etapas da pesquisa a fim de alcançar os objetivos propostos estão relacionadas a seguir:

1ª Etapa: Revisão de Literatura: Através da revisão de literatura foram identificados e definidos os conceitos de gerenciamento e controle do teste de software.

 Objetivos:

o Fundamentação teórica sobre os conceitos de gerenciamento dos testes, garantindo a qualidade dos softwares desenvolvidos;

o Apresentar as técnicas utilizadas para o teste de software, com intuito de reduzir as falhas sistêmicas;

o Apresentar as cinco fases do ciclo de vida dos Testes: Planejamento, Preparação, Especificação, Execução e Entrega;

o Apresentar a ferramenta Quality Center da HP para controle e gestão dos projetos.

2ª Etapa: Levantamento de Dados da área de testes e qualidade de uma empresa de telecomunicações situada na zona sul do Rio de Janeiro.

 Objetivos:

o Apresentar a história da empresa;

o Apresentar o processo atual dos testes para propor melhorias no gerenciamento e controle dos testes;

o Apresentar as desvantagens do processo atual e as vantagens de um processo estruturado;

o Levantar o tamanho da amostra;

 Estratégia:

o Analisar documentos oficiais através da pesquisa documental que corroboram com o conhecimento e entendimento da empresa;

o Realizar entrevista com base na observação e experiência da autora para aplicação do questionário à área de testes e qualidade;

o Obter por meio de questionário as desvantagens do processo atual e as vantagens de um processo estruturado.

3ª Etapa: Instrumento da coleta de dados da área de testes e qualidade.

Objetivos:

o Convocar os colaboradores seniores e especialistas para aplicação do questionário;

o Apresentar o processo atual dos testes para propor melhorias no gerenciamento e controle dos testes;

o Apresentar as desvantagens do processo atual e as vantagens de um processo estruturado;

o Levantar o tamanho da amostra;

 Estratégia:

o Analisar documentos oficiais através da pesquisa documental que corroboram com o conhecimento e entendimento da empresa;

o Realizar entrevista com base na observação e experiência da autora para aplicação do questionário à área de testes e qualidade;

o Obter por meio de questionário as desvantagens do processo atual e as vantagens de um processo estruturado.

4ª Etapa: Conclusão

 Objetivos e Estratégias:

o Considerações finais sobre a pesquisa realizada;

o Sugerir novas propostas que complementem a pesquisa.

3.3) INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS

O instrumento de pesquisa foi desenvolvido com embasamento teórico levantado na revisão da literatura e na percepção de um grupo de Seniores e Especialistas em gerenciamento de testes de software, o primeiro questionário contempla uma pergunta aberta, com o objetivo de levantar as vantagens e desvantagens do processo de testes.

O segundo questionário trata-se de perguntas de caráter quantitativo, baseado no tema central da pesquisa com apoios literários e em cima da experiência e conhecimento da autora com o processo de testes atual.

A maior parte da coleta de dados foi realizada através de questionários online, reduzindo o tempo de coleta e possibilitando mais agilidade e praticidade em obter o resultado da amostra. Somente alguns colaboradores tiveram disponibilidade para participar da entrevista.

Segundo Gray (2012), o questionário autoaplicável tem algumas características principais que: Facilita a pesquisa com amostras distribuídas; Demanda tempo de reflexão do respondente para avaliação das perguntas; deve despertar interesse do respondente em relação ao tema de pesquisa e conter perguntas de preferência fechadas.

A proposta do estudo de caso é que com a implantação do novo processo de testes e com a utilização da ferramenta Quality Center da HP para controle dos testes, qualidade e gestão dos defeitos, os testes possam ser acompanhados durante a execução e os softwares sejam desenvolvidos com mais robustez, visando à melhoria dos produtos, ampliando os benefícios e satisfação dos clientes.

Para a pesquisa foram elaborados dois questionários, sendo o primeiro questionário de levantamento de dados do processo atual da área de testes e qualidade de uma empresa de Telecomunicações com o objetivo de levantar os pontos positivos e negativos do processo atual da área de testes e qualidade, conforme descrito no Apêndice A. O segundo questionário de avaliação dos processos da área de testes e qualidade de uma empresa de telecomunicações foi elaborado a fim de levantar a opinião dos colaboradores diante do processo atual e novo processo, conforme descrito no Apêndice B.

A área de testes e qualidade é composta por 40 colaboradores, porém conforme descrito no Capítulo 3.4, o universo da pesquisa foi aplicado a 20 colaboradores, sendo apenas seniores e especialistas com mais de dois anos de experiência.

Durante o período de levantamento foi feito um contato direto explicando sobre a pesquisa e como os dados seriam coletados, porém devido aos conflitos de agenda, quinze colaboradores responderam os questionários via e-mail e cinco responderam o questionário mediante a entrevista.

3.4) CARACTERIZAÇÃO DO UNIVERSO DE PESQUISA

O universo de pesquisa é um conjunto de seres animados ou inanimados representados pelo menos por uma característica em comum (MARCONI & LAKATOS, 2009).

Segundo Richardson et al. (2015), o questionário é uma entrevista estruturada que contribui com o levantamento de dados, no qual permite observar as características de um indivíduo ou grupo, beneficiando a análise do pesquisador.

Este universo é composto por 40 colaboradores da área de testes e qualidade, sendo 15 (quinze) especialistas, 05 (cinco) seniores, 15 (quinze) pleno, 05 (cinco) juniores com mais de 2 anos de experiência do processo atual participarão da entrevista de levantamento de dados devido a maturidade e curva de aprendizado no gerenciamento de testes. Desse universo de pesquisa, apenas 30 colaboradores participaram da entrevista.

3.5) ANÁLISE E TRATAMENTO DE DADOS

Os dados foram coletados por meio da pesquisa documental advindas das visitas de campo e da consulta dos processos mapeados e toda documentação disponível da área de testes e qualidade.

Portanto, a pesquisa concentra-se na melhoria do gerenciamento dos testes para controle e qualidade dos projetos de testes da área de testes e qualidade de uma empresa de telecomunicações.

Os processos principais da área de testes e qualidade têm como destaque: elaboração da estratégia de testes, validação da proposta de testes, elaboração do plano de testes e execução do teste integrado e teste de aceitação do usuário. Porém, não possuem o processo estruturado e uma ferramenta própria para controle da execução dos testes, impactando a qualidade dos produtos desenvolvidos.

O processo de teste, apesar de relacionado com os projetos referentes aos clientes internos (colaboradores), por exemplo, os produtos desenvolvidos do CRM têm como objetivo atender aos clientes externos, visto que a utilização dos produtos é a etapa pós- produção da empresa.

A pesquisa atual é limitada ao estudo do gerenciamento de testes da área de testes e qualidade, foram realizadas entrevistas e aplicados questionários para avaliação da satisfação

dos colaboradores da área de testes e qualidade com o processo atual e o novo processo de testes.

A empresa estudada é pioneira na prestação de serviços convergentes no país, oferece Transmissão de Voz Local e de Longa Distância, Telefonia Móvel, Banda Larga, TV por Assinatura e a Maior Rede Wi-Fi do Brasil. Presente em todo o território nacional, chegando às áreas remotas do país e promovendo a inclusão digital da população.

Os projetos são solicitados pelos clientes internos de uma respectiva área cliente da empresa e chegam à Diretoria de Desenvolvimento de Sistemas e Aplicações (DDSA) para análise, estudo e construção (desenvolvimento) da solução. Se durante o desenho da solução (DSOL) for levantado à integração de mais de um Sistema Core (Closeout Risk Evaluation), o gerente de projeto solicita a área de testes a criação de um projeto de testes para testar e evidenciar a integração dos sistemas críticos, a fim de garantir o funcionamento e qualidade da solução proposta.

O processo de testes atual será apresentado com mais detalhes no Capítulo 4, visando propor um modelo de gerenciamento e controle dos testes para melhoria dos produtos desenvolvidos e aumento da satisfação do cliente.

Sendo assim, o estudo propõe utilizar como instrumento da coleta de dados, o questionário será estruturado conforme o modelo apresentado por (apud PAIXÃO, 2014; NEPOMUCENO E COSTA, 2012). O questionário foi respondido pelos 20 colaboradores seniores ou especialistas da área de testes e qualidade, que tenham mais de 2 anos de experiência. Após a coleta de dados, os dados levantados serão analisados estatisticamente.

Os questionários foram impressos e enviados para os colaboradores indisponíveis e aplicados individualmente durante a entrevista, ressaltando que o universo está restrito apenas aos colaboradores da área de testes e qualidade. Reforçando que as perguntas foram formuladas de acordo com o modelo proposto por (PAIXÃO, 2014 apud NEPOMUCENO E COSTA, 2012).

A formulação do questionário foi realizada através do método Likert. Segundo Richardson et al. (2015), a escala Likert é empírica, trabalha com os escores dos entrevistados, determinando a existência de uma ou mais atitudes no grupo de itens considerados. As respostas dos entrevistados variam numa escala, ou seja, o sujeito diz se está muito satisfeito, satisfeito, insatisfeito, muito insatisfeito ou não se aplica com o processo atual e/ou processo novo. No estudo foi adotado uma escala de 4 pontos e mais uma alternativa para que o colaborador não opine sobre a questão.

4)

GERENCIAMENTO DE TESTE DE SOFTWARE:

Documentos relacionados