• Nenhum resultado encontrado

Metodologia e planificação

No documento Relatório profissional (páginas 85-89)

Parte II – Percurso profissional, descrição, análise e reflexão

Capítulo 4 – Atividades desenvolvidas na área da Promoção do Livro e da Leitura

4.4 Metodologia e planificação

Esta atividade realiza-se uma vez por ano, entre janeiro e março, e culmina com o encontro com o escritor convidado, mas a estratégia de promoção é muito anterior a estas datas. A atividade inicia-se no momento em que se toma a decisão de escolher e depois contactar um determinado escritor. Uma vez feito o contacto começa a preparação para o encontro.

Para que o projeto ocorra nos meses previstos tem de ser agendado com bastante antecedência, sendo os primeiros contactos com o escritor feitos em meados do ano anterior à execução do projeto. Só depois de este aceitar o convite é que iniciamos os contactos com as escolas, normalmente no princípio do ano letivo, enviando um ofício de divulgação, com a indicação do nome do escritor, das datas de realização das atividades nas escolas e da data do encontro com o escritor. Pedimos também que as escolas selecionem uma turma para participar no projeto, que virá ao auditório da biblioteca municipal para o conhecer o escritor. Como se pretende promover a leitura, a

biblioteca oferece livros do autor convidado à biblioteca escolar ou, na ausência desta, à escola, de forma a proporcionar à turma participante o contacto direto com a obra do escritor convidado.

Ao contemplar uma turma de cada escola do 1º ciclo, é possível proporcionar a participação, senão de todos, pelo menos de um grupo alargado de alunos das escolas localizadas fora da cidade de Faro. Para o efeito este projeto prevê, em parceria com o Serviço do Parque Auto da Autarquia, a reserva de autocarros para a deslocação destes alunos.

Quanto à periodicidade do projeto, procurámos que se realizasse sempre nas mesmas datas, com o intuito de criar uma regularidade e continuidade que potenciasse a sua afirmação e reconhecimento junto da comunidade educativa. Este projeto, à semelhança de outros desenvolvidos pela biblioteca municipal, é objeto de uma divulgação cuidada e atempada, junto das escolas e na comunidade em geral.

Numa tentativa de formalizar institucionalmente a nossa proposta, definimos os seguintes objetivos gerais:

 Dar a conhecer a Biblioteca Municipal de Faro e os seus serviços;

 Promover o gosto pelo livro e pela leitura junto das crianças;

 Desenvolver a imaginação e a criatividade das crianças;

 Estimular a leitura e a escrita através de atividades lúdicas;

 Promover a literatura infantil de expressão portuguesa;

 Desenvolver o gosto literário e o espírito crítico das crianças;

 Fomentar a inscrição de novos leitores;

 Descentralizar os serviços da biblioteca;

 Valorizar o trabalho dos professores;

 Estabelecer parcerias com as instituições educativas.

O Baú das Histórias enquanto atividade de promoção da leitura e da escrita que culmina com o encontro com o escritor convidado, envolve os seguintes ações:

 Leitura integral de, pelo menos, uma das obras do escritor e leituras não integrais de outras obras ou textos do mesmo autor;

 Atividades de escrita decorrente das leituras efetuadas (recreação de novas histórias a partir das mesmas personagens; criação de novas personagens ou situações; reconto das histórias lidas; conversa sobre as temáticas abordadas pelo autor e prolongamento de uma narrativa, entre outras);

 Atividades de leitura (em voz alta a partir dos textos, leitura individual, em grupo, leitura encenada ou declamação de poemas);

 Pesquisa de informação sobre a obra e sobre o escritor;

 Trabalhos manuais e plásticos sobre a obra em análise (modelagem de personagens, marcadores de livros, ilustração dos textos).

As ações de promoção da leitura nas escolas têm início em janeiro e decorrem até meados de fevereiro. O encontro realiza-se sempre em março, durante a Semana da Leitura, promovida pelo PNL, à qual a biblioteca municipal se associa através da realização de várias atividades, onde se inclui o projeto Baú das Histórias.

O encontro com o escritor é o culminar das várias sessões de promoção do livro e da leitura, realizadas nas escolas, nas bibliotecas escolares ou, na ausência destas, na própria sala de aula da turma participante. Estas ações que ocorrem um ou dois meses antes do encontro permitem que as crianças tenham a oportunidade de ouvir, de ler e analisar a obra do escritor. O acesso aos livros do autor é condição para que a obra seja lida e trabalhada antes do encontro.

Este projeto foi delineado para ter três momentos distintos: o primeiro ocorre nas escolas com a turma participante, onde desenvolvemos a sessão de promoção da leitura da qual faz parte a leitura integral, de pelo menos uma das obras do escritor convidado. É nesta ocasião que os livros são oferecidos à turma. Estas sessões têm a duração de 60 a 90 minutos.

Num segundo momento, pedimos a colaboração do professor, para que os seus alunos executem trabalhos relacionados com a história ou histórias lidas, que pesquisem informações sobre o autor, que elaborem a sua biografia ou preparem as questões que querem colocar durante o encontro. A realização deste trabalho, em sala de aula, com a colaboração do docente, tem como objetivo preparar a turma para o encontro, ao mesmo tempo que os motiva e envolve, criando uma experiência positiva nas crianças em relação à leitura. Os trabalhos elaborados serão depois expostos no átrio da biblioteca, organizados como uma mostra que pretende refletir o trabalho desenvolvido pelas

turmas e demonstrar as múltiplas leituras e representações que uma obra literária pode proporcionar. É nosso objetivo valorizar também o trabalho e empenho dos professores e promover cada vez mais o trabalho em parceria. O tempo que medeia até à vinda do escritor é o período necessário para as turmas se dedicarem a conhecer a sua obra, a recolher e a pesquisar dados biográficos. Todo este processo preparatório desenvolvido antes do encontro com as crianças é já uma atividade de promoção.

Ao contrário de outras bibliotecas que fomentam e organizam encontros com escritores que ocorrem nas próprias escolas, optámos por realizar o encontro no auditório da biblioteca municipal, trazendo as turmas à biblioteca. Desta forma, a biblioteca abre-se à comunidade educativa e à comunidade em geral, dando a conhecer os seus projetos e atividades. A divulgação destes eventos tem também a finalidade de promover representações positivas sobre a leitura literária. O encontro realiza-se em dois dias consecutivos, com duas sessões por dia, uma no período da manhã e outra à tarde. Estas sessões têm a duração de cerca 90 minutos.

Um dos objetivos deste projeto é dar a conhecer os autores de literatura portuguesa, privilegiando e fomentando a maior diversidade possível de géneros e temáticas, contribuindo desta forma para a formação do gosto literário e estético das crianças (Cfr. Apêndice 12). No início do projeto, optámos por convidar autores mais conhecidos, populares junto do público infantil, com várias obras publicadas. Esta opção inicial teve como objetivo associar ao projeto o nome de escritores reconhecidos pela crítica como autores de referência, mas que fossem a mesmo tempo conhecidos do público infantil de forma a dar visibilidade e projeção ao evento. A partir do momento em que este projeto ganhou reconhecimento junto da comunidade educativa, achámos que era altura de dar a conhecer os novos autores que se afirmavam no mercado editorial do livro infantil, e que se destacavam pelas suas propostas literárias inovadoras e criativas e também pelas parcerias com ilustradores que contribuíam para qualidade estética dessas obras (Cfr. Apêndice 13). Tentámos também oferecer às turmas participantes mais de um título por autor, pois pretendíamos que estas tivessem contacto com o maior número possível de textos.

A consulta de revistas e obras especializadas em literatura infantil e juvenil, revelaram- -se determinantes nas escolha dos novos autores que passaram a integrar o leque de convidados do projeto.

No documento Relatório profissional (páginas 85-89)