• Nenhum resultado encontrado

Metodologias a serem desenvolvidas na prática pedagógica em Ciências

4 ANÁLISES DAS REPRESENTAÇÕES DAS PROFESSORAS SOBRE O

4.4 Metodologias a serem desenvolvidas na prática pedagógica em Ciências

Identificamos, por meio dos dados obtidos nas entrevistas, que as professoras possuem representações de que realizam uma prática pedagógica em Ciências a partir das seguintes metodologias:

133 35% 22% 20% 10% 13% METODOLOGIAS UTILIZADAS

Aula Expositiva Aula Dialogada Prática Projetos Outros

Fonte: Entrevistas realizadas com as professoras.

Do total de menções feitas pelas professoras acerca das metodologias, 35% tiveram representações de uma prática pedagógica com aulas expositivas. Foi presente nos depoimentos o uso de termos como “falar”, como pode ser observado na sequência:

Falei da árvore juntamente com a primavera. (Sujeito 03). Falamos da água, da poluição da água e dos cuidados com a água, falamos da água filtrada ou fervida para beber, para usar a água limpa para fazer os alimentos. (Sujeito 15).

Nós falamos bastante da água, por causa do racionamento. (Sujeito 27).

As atividades práticas foram citadas em 22% das respostas das professoras. Vejamos um depoimento:

Eu quero montar uma feira de Ciências com eles, agora vou trazer uma fantasia de abelha e comprar na feira mel para dar às crianças. Vou ligar em um apiário aqui para ver se tem como fazer uma visita, eu quero mostrar para eles as abelhas. (Sujeito 07).

Souza (2010) enfatiza que, entre as vantagens das aulas práticas, há o fato de elas estimularem a capacidade de aprendizado das crianças, funcionando como meio de envolvê-los nos temas estudados. Elas ainda facilitam o aprendizado de temas abstratos,

134 para que os alunos possam compreender os conceitos de forma significativa. Krasilchik (2004) afirma que as aulas práticas permitem às crianças o contato direto com os fenômenos a partir da manipulação dos materiais e equipamentos e da observação de organismos – em geral, elas envolvem a experimentação.

Segundo Andrade e Massabni (2011), “atividades experimentais”, “experimentação”, “aulas de laboratório” e/ou “aulas práticas” são modalidades de atividades práticas. Nesse universo de professoras que afirmaram desenvolver uma prática pedagógica com esse tipo de metodologia, algumas possuem representações de que trabalham com Ciências por meio de atividades de experimentações, como o exemplo abaixo:

Trabalhamos olfato também no sentido de sentir o cheiro, as percepções, e na abertura dessa atividade eu levei várias coisas para os meninos experimentarem. Acredito no trabalho com atividades diversas de experimentação. (Sujeito 15).

Apesar de essa professora possuir a representação de que desenvolve uma prática pedagógica com experimentação, para Silva e Cicillini (2010), a atividade experimental deve ter como base a investigação. Ela é uma possibilidade de levantamento de informações que em seguida serão tratadas, estudadas e registradas, e sua relevância consiste no fato de possibilitar a formação de alunos como sujeitos críticos e criativos, a construção de processos de responsabilização do grupo pela atividade, a valorização dos saberes de cada pessoa no grupo, além de ajudar as crianças a se aproximarem de atividades próximas ao saber científico.

Ao analisar as falas das entrevistadas, percebemos que 20% delas, exibem a representação de que é importante realizar práticas pedagógicas com as crianças por meio de aulas dialogadas, como podemos vislumbrar nas falas abaixo:

Conversamos informalmente na rodinha. Aí surgem os questionamentos deles, e é uma ótima fase, pois eles possuem muitos questionamentos. (Sujeito 30).

Trabalho muito com meio ambiente. Agora com o racionamento da água, fiz uma roda de conversa sobre o que estão vendo na televisão, o que acham sobre o que veem e como podemos economizar a água. (Sujeito 49).

135 Sobre esse tipo de prática pedagógica, Martins (2008) se refere à necessidade de o professor atuar como um interlocutor no diálogo sobre o conhecimento. Com isso, ele favorece debates, questionamentos e trocas entre os alunos, assim como a construção de conhecimentos.

Identificamos, em 10% das respostas das professoras, a representação referente a práticas pedagógicas com projetos pedagógicos, como ilustram alguns depoimentos abaixo:

Em todos os projetos nós temos o trabalho com o meio ambiente. Temos um esquema para abordarmos sempre as várias áreas. (Sujeito 59).

Em todo projeto nós conseguimos contemplar alguma coisa sobre meio ambiente. Por exemplo, no projeto trânsito, nós conseguimos estudar sobre a reciclagem. (Sujeito 28).

A prática pedagógica com projetos pedagógicos consiste em uma investigação profunda de um assunto que os alunos tenham interesse em aprender. Sua principal característica diz respeito a um esforço de pesquisa centrado exclusivamente em encontrar respostas para as questões levantadas pelas crianças (KATZ, 1994).

Por meio dos dados obtidos na pesquisa, podemos afirmar que a maior parte das professoras pesquisadas possui a representação de que realizam uma prática pedagógica em Ciências a partir das necessidades das crianças, o que se efetiva pelo uso constante do pensamento em situações educativas contextualizadas que conduzam a uma aprendizagem significativa (OLIVEIRA, 2009). O relato do Sujeito 28 reforça essa preocupação abordar questões significativas para a formação das crianças:

Eu trabalhei o projeto trânsito, pela necessidade de as crianças virem a pé por essa rodovia e para mostrar para eles que não podem correr, a necessidade de mostrar onde que é a faixa de pedestres, a importância da faixa. (Sujeito 28).

Nas palavras de Guimarães (2005), grupos distintos representam um mesmo objeto de forma própria, e esse conhecimento apreendido do objetivo começa a fazer parte

136

70% 15%

15%

POSSIBILIDADES DE TRABALHO COM CIÊNCIAS

Aprender com prazer/relação com cotidiano Formação de hábitos/conscientização Conteúdos/atividades práticas/experimentos

das conversas e diálogos de tais sujeitos, tendo então um efeito de realidade para eles. No caso da nossa pesquisa, identificamos que a maior parte das professoras entrevistadas possui a representação de que uma prática pedagógica em Ciências na Educação Infantil deve ocorrer por meio de práticas de problematização, reflexão, debates, discussões e diálogos.

Ademais, as representações identificadas no grupo pesquisado, sobre as práticas desenvolvidas no trabalho com Ciências, vão ao encontro da afirmação de Souza (2009). Para ela, antigamente se compreendia que o conhecimento ocorria por meio da experiência sensorial e da repetição do ver e ouvir, mas que, na atualidade, os profissionais já entendem que os processos de conhecimentos resultam de atividades significativas desenvolvidas pelas crianças. Dessa forma, é importante buscar metodologias centradas em atividades que tenham sentido e significado para elas.