• Nenhum resultado encontrado

MICROPEDAGOGIAS DESENVOLVIDAS

Objetivo geral das Micropedagogias:

Analisar qual o significado que os intervenientes atribuem às personagens principais dos contos, e como as relacionam com o seu dia-a-dia.

2.7.1.MICROPEDAGOGIA 1 “O CAPUCHINHO VERMELHO”5

Resultados Esperados: Introduzir estratégias e práticas de leitura, refletir sobre as relações parentais e os perigos do “mundo lá fora”.

Compreensão da Obra: Questões literais e inferenciais.

Compreensão da Obra através de um processo criativo plástico: Desenho livre (reflexão sobre uma experiência pessoal/vivida em que se sentiram enganados/abordados como a personagem Capuchinho Vermelho)

2.7.2.MICROPEDAGOGIA 2 “ O GATO DAS BOTAS”6

Resultados Esperados: Introduzir estratégias e práticas de leitura e refletir sobre valores como o companheirismo, a amizade e o espírito de entreajuda.

Compreensão da Obra: Questões literais e inferenciais.

Compreensão da obra através de um processo criativo plástico: Colagem de Matisse (reflexão sobre o conceito de amizade).

2.7.3. MICROPEDAGOGIA 3 “O BARBA AZUL”7

Resultados Esperados: Introduzir estratégias e práticas de leitura e refletir sobre comportamentos de violência com os outros.

Compreensão da Obra: Questões literais e inferenciais

5

Anexo 5 – Micropedagogia 1 – O Capuchinho Vermelho, p.94

6

Anexo 6 – Micropedagogia 2 – O Gato das Botas, p.96

7

32

Compreensão da Obra através de um processo criativo plástico: Inversão das Proporções (reflexão sobre a violência doméstica)

2.7.4. MICROPEDAGOGIA 4 “O VALENTE SOLDADINHO DE CHUMBO”8

Resultados Esperados: Introduzir estratégias e práticas de leitura e refletir sobre a educação inclusiva.

Compreensão da Obra: alterou-se o início da história, apresentando-se a personagem principal com comportamentos totalmente contraditórios aos originais e solicitou-se ao grupo de participantes que, coletivamente, construísse um desenvolvimento e um final para esta “nova história”.

Compreensão da Obra através de um processo criativo plástico: Desenhar a partir do tato (de olhos vendados, motivadas pelas sensações que experimentam, as crianças devem desenhar o que as mãos descobrem e os olhos não veem – reflexão sobre as limitações de pessoas invisuais).

2.7.5. MICROPEDAGOGIA 5 “O PATINHO FEIO”9

Resultados Esperados: Introduzir estratégias e práticas de leitura e refletir sobre se devemos julgar os outros pela sua aparência ou pelas suas atitudes.

Compreensão da Obra: acrescentou-se uma situação inesperada, no final da história, permitindo, assim, o desenrolar de uma nova ação e um original desfecho.

Compreensão da Obra através de um processo criativo plástico: composição fotográfica, através de colagens marcadas por combinações originais.

2.7.6. MICROPEDAGOGIA 6 “A GATA BORRALHEIRA”10

Resultados Esperados: Introduzir estratégias e práticas de leitura e refletir sobre as relações entre irmãos.

Compreensão da Obra: alterou-se o início da história, apresentando-se a personagem principal com comportamentos totalmente contraditórios aos originais e solicitou-se ao grupo de participantes que, coletivamente, construísse um desenvolvimento e um final para esta “nova história”.

Compreensão da Obra através de um processo criativo plástico: Ilustração (realização

8

Anexo 8 – Micropedagogia 4 – O Valente Soldadinho de Chumbo, p.100

9

Anexo 9 – Micropedagogia 5 – O Patinho Feio, p.102

10

33

de uma ilustração para a nova história, com a utilização de tecidos na própria imagem que se ilustra).

2.7.7. MICROPEDAGOGIA 7 “HANSEL E GRETEL”11

Resultados Esperados: Introduzir estratégias e práticas de leitura e refletir sobre os efeitos do esforço em conjunto.

Compreensão da Obra: Histórias em Grupo (representar por desenho livre), através das quais, cada participante é incitado a desenhar uma vivência pessoal que expresse uma “história da sua vida” identificada/comparada com os factos e/ou personagem principal do conto em análise.

Compreensão da Obra através de um processo criativo plástico: Cadavre exquis: consiste na realização de um desenho coletivo, sem que nenhum dos intervenientes saiba o que fizeram os outros, aproveitando apenas os traços de ligação apresentados numa folha de papel. Ao juntar todas as folhas, verifica-se a relação inesperada entre as figuras desenhadas.

2.7.8. MICROPEDAGOGIA 8 “A BRANCA DE NEVE”12

Resultados Esperados: Introduzir estratégias e práticas de leitura e refletir sobre momentos de mudanças significativas na vida pessoal.

Compreensão da Obra: Histórias em Grupo (representar por desenho livre), através das quais, cada participante é incitado a desenhar uma vivência pessoal que expresse uma “história da sua vida” identificada/comparada com os factos e/ou personagem principal do conto em análise.

Compreensão da Obra através de um processo criativo plástico: Reciclagem/Construção de um Herói (o objetivo é representar um herói, um animal, um objeto, um elemento da natureza, com o qual se identifiquem).

2.7.9. MICROPEDAGOGIA 9 “AS AVENTURAS DE PINÓQUIO”13

Resultados Esperados: Introduzir estratégias e práticas de leitura e refletir sobre as consequências do ato de mentir e desobedecer aos pais.

Compreensão da Obra: Histórias em Grupo (representar por desenho livre), através das

11

Anexo 11 – Micropedagogia 7 – Hansel e Gretel, p.106

12

Anexo 12 – Micropedagogia 8 – A Branca de Neve, p.108

13

34

quais, cada participante é incitado a desenhar uma vivência pessoal que expresse uma “história da sua vida” identificada/comparada com os factos e/ou personagem principal do conto em análise.

Compreensão da Obra através de um processo criativo plástico: “Pintar a Mentira” (a proposta passa por “pintarem a mentira”. Ou seja, propõe-se a seguinte reflexão: quando há a consciência plena que mentiram, como se sentem? Que cores usam para descrever esses sentimentos?).

35

CAPÍTULO III – APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DE

RESULTADOS

No Capítulo III procede-se à exposição global do objeto de estudo do projeto Quem conta uma história…acrescenta uma memória, através das técnicas e instrumentos de recolha de dados utilizados.

O capítulo inicia-se com a análise dos dados obtidos através da aplicação do questionário realizado, antes da implementação das micropedagogias.

A verificação das questões, do referido questionário, é feita através de tabelas, procedendo-se à análise quantitativa e qualitativa dos dados. Neste capítulo compilamos, de forma sucinta, os dados recolhidos através do questionário, devido à extensão da análise do mesmo. É ainda de referir, que a apresentação dos dados quantitativos relativos ao questionário surge na medida de Nº de Crianças, devido ao número de participantes.

Prosseguimos com as informações recolhidas durante a concretização de cada micropedagogia:

- Grelha de Observação;

- Compreensão da Obra, através das diversas dinâmicas de animação leitora e de um processo criativo plástico;

- Entrevistas.

Esta análise reúne, assim, todos os elementos recolhidos ao longo da implementação das nove micropedagogias.