• Nenhum resultado encontrado

Adelaide Helena targino Casimiro

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestra em Ciência da Informação pela UFPB. Graduada em Biblioteconomia pela UFPB. Auxiliar de Conservação do Projeto Rede de Arquivos IPHAN, lotada no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional da Paraíba (IPHAN-PB). Co-criadora do blog SOS NormalizAção. Par-ticipante do Grupo de Pesquisa Informação, Aprendizagem e Conhecimento (GIACO). Atua nas temáticas: Gestão do Conhecimento, Gestão Estratégica de Pessoas por Competências, Cenários prospectivos, Restauração, Conservação e Preservação Documental.

Andrielle de Aquino Marques

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas (2008), pós-graduação stricto sensu em Ciências da Comunicação pela Universidade Federal do Amazonas (2012). Atualmente bibliotecária no Serviço Social da Indústria (SESI) - Escola de Itacoatiara. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de biblioteca escolar, análise de rede social, inteli-gência empresarial, informação registrada, bibliometria.

Ângela Emi Yanai

Possui graduação em Letras pela Escola Superior Batista do Amazonas (2004), graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas (2007) e mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal de São Carlos (2012). Atualmente é douto-randa na Universidade de Coimbra e bibliotecário/documentalista da Universidade Federal do Amazonas. Atua e tem interesse principalmente nos seguintes temas: bibliometria, amazônia, patentes, propriedade intelectual.

Armando Araújo de Souza Júnior

Administrador de Empresas, com ênfase em Comércio Exterior, graduado pelo CIESA, pos-sui MBA Executivo em Gestão da Produção também pelo CIESA, Especialista em Produção de Material Didático EaD pela UFAM, Especialista em Gestão dos Hospitais Universitários Federais do SUS pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês em SP. Mestre em Engenharia de Produção pela UFAM. Doutor em Administração pela Universidade Federal

de Minas Gerais (UFMG). Possui certificação de Green Belt e Black Belt pela Oriel/SETEC/ Coca Cola Company. Sua experiência profissional inclui os cargos de Gerente Administrativo

Financeiro, Coordenador de Expedição, Coordenador de Materiais em empresas de grande porte do Polo Industrial de Manaus. Foi Diretor de Recursos Humanos e Pró-Reitor de Admi-nistração e Finanças da Universidade Federal do Amazonas. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Administração da Faculdade de Estudos Sociais, Coordenador do Curso de Bacharelado em Administração Pública - Modalidade EaD e Avaliador do INEP.

187

Célia regina Simonetti Barbalho

Professora Titular da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Possui graduação em Bi-blioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas (1984), mestrado em Ciência da Infor-mação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1995) e doutorado em Comunica-ção e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Atualmente realiza Estágio Pós-Doutoral no Programa em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, ponto focal da Universidade de Federal do Rio de Janeiro. Atuou como Dire-tora do Sistema de Bibliotecas da UFAM. Foi pesquisadora sênior do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), responsável pela implantação do Núcleo de Informação Biotecnológica (NIB). É líder do Grupo de Pesquisa e Estudo em Ciência da Informação (2000). Foi vice presi-dente da Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias (CBBU) (2016-2018). É membro do Comitê Técnico da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do curso de bacharelado em Biblioteconomia na modalidade a distância. Atua em diversos órgãos representativos da área como a Associação Brasileira de Educação em Ciência da

Infor-mação (ABECIN), o Forum de Profissionais da InforInfor-mação do Estado do Amazonas (FORUM),

dentre outros. Foi membro da diretoria do Conselho Federal de Biblioteconomia durante a 14a. e 15a. Gestões (2007-2012). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em gestão de unidades de informação, gestão da informação e do conhecimento, atuando

principal-mente nos seguintes temas: ensino superior, qualidade, biblioteconomia, competências profis -sionais, propriedade intelectual e planejamento estratégico.

Cilene Maria Freitas de Almeida

Mestranda em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da In-formação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduada em Biblioteconomia (2018) pela Universidade Federal da Paraíba. Membro do Grupo de pesquisa Informação, Aprendi-zagem e Conhecimento (GIACO), atualmente registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq e liderado pela Professora Pós-doutora Emeide Nóbrega Duarte e pela Professora Doutora Alzira karla Araújo da Silva. Atua nos seguintes eixos temáticos: Gestão da Informação, Gestão do Conhecimento, Competência em Informação e Metódos de Monito-ramento Ambiental.

Cleiton da Mota de Souza

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas (2009) e Mes-trado em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecno-logia (2018). Atualmente é professor substituto da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: patentes, inteligência organizacional, centro de biotecnologia da Amazônia, biocosméticos e diagnóstico tecnológico.

danielly oliveira inomata

Doutora em Ciência da Informação, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC/ PGCIN) - Turma 2013. Mestre em Ciência da Informação pela UFSC/ PGCIN - 2012, Especialista em Planejamento e Gerenciamento de Águas pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM em 2007, Graduada em Biblioteconomia pela UFAM em 2005. Também atua como pesquisadora no Grupo de Estudo e Pesquisa em Ciência da Informação (UFAM), no Grupo de Pesquisa: Informação, Tecnologia e Sociedade (UFSC) e no Núcleo de Gestão para Sustentabilidade - NGS (UFSC). É consultora AdHoc da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM). É avaliadora de periódico nacional e internacional. Atuou como professora con-teudista em Educação à Distância. Tem competência de atuar nas áreas de Ciência da Informa-ção, Biblioteconomia, Gestão do Conhecimento, Gestão da Informação e ComunicaInforma-ção, Fluxos Informacionais e áreas relacionadas; Parque Tecnológico, Incubadora de Empresas, Empresas de Base Tecnológica e startup. Atuou como professora e coordenadora do Curso de Bibliote-conomia, da Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó. Atualmente está como professora Adjunto A, do Curso de Biblioteconomia, da Faculdade de Informação e Co-municação - FIC, da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Emeide nóbrega duarte

Professora do nível associado da Universidade Federal da Paraíba. Realizou Pós-doutorado em Ciência da Informação na UNESP - Marília. Doutorado em Administração e Mestrado em Biblioteconomia realizados na UFPB. Possui curso de graduação em Biblioteconomia pela

UFPB. Curso de Especialização em Documentação Científica realizado na UFRJ/IBICT. Curso

de especialização em Organização e Administração de Arquivos realizado na UFPB. Creden-ciada no PPGCI da UFPB. Membro do comitê interno de pesquisa (PIBIC/PIVIC/PRPG) da UFPB, durante o período de 2014 a 2016. Coordenadora do GT4 do ENANCIB - 2013 e 2014. Vice- coordenadora do GT4 do ENANCIB - 2017\18. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Informação, Aprendizagem e Conhecimento (GIACO). Atua nos seguintes eixos temáticos:

produção científica, gestão da informação e do conhecimento, aprendizagem organizacional,

cultura informacional, competências e inteligência organizacional. Nos cursos de graduação em Biblioteconomia e Graduação em Arquivologia ensina a disciplina Gestão da Informação e do conhecimento. No curso de pós-graduação em Ciência da Informação, ensina a disciplina Ges-tão: informação, conhecimento e inteligência; e Informação, Aprendizagem e Conhecimento. No curso de especialização em Gestão Pública Municipal; modalidade EAD, ensinou a disci-plina Processos Administrativos.

Jeane Macelino Galves

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas (2001), Es-pecialização em Gestão e Desenvolvimento Empresarial. EsEs-pecialização em Gestão Pública. Atualmente é Diretora do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade do Estado do

Ama-189

zonas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Biblioteconomia, Gestão de Re-positórios, atuando principalmente nos seguintes temas: repositórios institucionais, DSPACE, ciência aberta, projetos sociais, gestão de bibliotecas.

José domingos Padilha neto

Mestrando em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da In-formação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduado em Biblioteconomia pela UFPB. Integrante do Grupo de pesquisa Informação, Aprendizagem e Conhecimento (Giaco), atualmente registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq e liderado pela Professora Pós-doutora Emeide Nóbrega Duarte e pela Professora Doutora Alzira karla Araújo da Silva. Atua em pesquisas nas temáticas: Gestão da Informação, Gestão do Conhecimento, Inteligência Competitiva Organizacional e Monitoramento Ambiental.

Layde dayelle dos Santos Queiroz

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas (2015). Especialista em Gestão de Bibliotecas Escolares pela Unyleya (2017). Mestranda em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação - ProfNIT, na Universidade Federal do Amazonas (em andamento). É membro do Grupo de Pesquisa Gestão da Informação e do Conhecimento na Amazônia (GICA). Atualmente é Bibliotecária-Documentalista no Centro de Informação e Documentação/Biblioteca do Instituto Federal do Amazonas no Campus Manaus Centro, IFA-M-CMC. É Diretora Administrativa da 18ª gestão do Conselho Regional de Biblioteconomia da 11ª região. Possui experiência na área de ciência da informação, gestão, treinamentos de usuários em bases de dados, repositórios institucionais e atua principalmente nas seguintes

áreas: arquitetura da informação, comunicação científica, repositórios digitais, ciência aberta,

inovação tecnológica.

Mateus rebouças nascimento

Graduando em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Presidente do Centro Acadêmico de Biblioteconomia do Amazonas (CABAM) durante a Gestão Mais Biblioteconomia (2019-2020), membro do Grupo de Pesquisa em Gestão da Informação, Co-nhecimento na Amazônia (GICA) e do Comitê Interinstitucional de Cooperação Bibliotecária e Informacional (CICIB) do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Atualmente é estagiário de Biblioteconomia do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE -AM) fazendo parte da Seção de Biblioteca, Arquivo e Editoração (SEBIB) da Biblioteca De-sembargador Antero Coelho de Resende, responsável pelo atendimento ao usuário, empréstimo e devolução de livros e periódicos, catalogação e indexação de livros no sistema Aleph, edição do website da Biblioteca e também responsável pela revisão de periódicos produzidos pela ins-tituição como o Regimento Interno e a Revista de Jurisprudência, assim como da elaboração e publicação do Boletim Interno. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em estudos métricos da informação e competência informacional.

Meire daiana Morais damasceno

Doutoranda em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza / Centro Univer-sitário CIESA. Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade Federal do Amazonas - PPGCCOM/UFAM. Professora e Assessora Acadêmica na Coordenadoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão do Centro Universitário CIESA.

Paulo Alexandre do Couto Simonetti

Com atuação Acadêmica desde o ensino técnico (integrado ao ensino médio). Em 2016 tornou-se engenheiro químico pela Universidade Federal do Amazonas, tendo atuado nas áreas de

fitoquímica, materiais compósitos, Inteligência Competitiva, monitoramento de informações

tecnológicas e uma experiência internacional (Alemanha) na área de Bioprocessos. Experiência

profissional no Núcleo de Informação do Centro de Biotecnologia da Amazônia no desenvol

-vimento, execução e implementação de produtos informacionais com fins de disseminação e

compartilhamento de informações, assim como na área de Qualidade de uma empresa multina-cional. Foi professor substituto do departamento de Engenharia Química da Universidade Fe-deral do Amazonas, ministrando matérias como Ciência da informação, Mecânica dos Fluídos e Engenharia Bioquímica; Atualmente é empreendedor na área de Cosméticos Naturais.

rafael Lima Medeiros

Doutor em Gestão da Inovação pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia pela Uni-versidade Federal do Amazonas (UFAM), Mestre em Engenharia da Produção (UFAM), Es-pecialista em Engenharia da Produção com ênfase em recursos produtivos, Bacharel em Ad-ministração (UEA). Professor Universitário com passagens pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Paulista (UNIP), Faculdade Boas Novas (FBN), Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (FUCAPI). Professor Colaborador do Pro-grama de Pós-Graduação em Engenharia da Produção da Universidade Federal do Amazonas. Desenvolve trabalhos de pesquisa e projetos nas áreas de: Transporte, Pesquisa Operacional, Tomada de Decisão, Tecnologia Educacional e Gestão da Inovação.

raquel Santos Maciel

Bibliotecária Documentalista na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Possui gradua-ção em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas (2009), especializagradua-ção em Gestão de Arquivos Empresariais (2010) e Gestão de Bibliotecas Escolares (2012), ambas pela Universidade Federal do Amazonas e mestre em Ciência da Informação pela Universidade Fe-deral de São Carlos (2018). Atualmente faz parte do Grupo de Pesquisa Gestão da Informação e do Conhecimento na Amazônia. Atuou como Bibliotecária Documentalista no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) (2010-2012), foi conselheira do Con-selho Regional de Biblioteconomia da 11ª Região (2012-2014), diretora da Divisão de Seleção e Aquisição do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade Federal do Amazonas

(SIS-191

TEBIB/UFAM) (2013-2016) e vencedora do prêmio Genesino Braga na categoria Bibliotecário Pesquisador (2019). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblio-teconomia atuando principalmente nos seguintes temas: bibliometria, gestão da pós-graduação, biblioteca universitária, formação e desenvolvimento de coleções.

rosana Zau Mafra

Graduada em Economia, Especialista em Inovação e Negócios (MBA), Mestra em Economia dos Recursos Naturais e Doutora em Biotecnologia, área de concentração Gestão. É Professora do Departamento de Economia e Análise da Faculdade de Estudos Sociais, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Ministra aulas nas modalidades: presencial, à distância (pela plataforma Moodle) e presencial-mediado. Coordena Projeto de Extensão sobre os (1) Jovens

no mercado de trabalho e (2) Gestão de finanças pessoais. Orienta Projetos de Iniciação Cien

-tífica sobre (1) Mercado de materiais recicláveis em Manaus, (2) Economia do Artesanato e (3)

Transferência de Tecnologia. Participa de grupos de pesquisa sobre (1) Incubadoras de Políticas Públicas para a Amazônia (Grupo de Pesquisa Interinstitucional), (2) Políticas Públicas para a

Economia Solidária em Manaus (Grupo CNPQ Demografia e Trabalho na Amazônia), e (3) A

bioindústria no Amazonas: Economia da Tecnologia e da Inovação, com ênfase em interação entre empresas e ICT. Atualmente coordena o Bando de Dados Bionorte.

Sammy Aquino Pereira

Engenheira Florestal formada pelo Instituto de Tecnologia da Amazônia - UTAM; MESTRE em Ciências de Florestas Tropicais pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA e DOUTORA em Agronomia Tropical, pela Universidade Federal do Amazonas. Possui ex-periência nas áreas de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em sementes

florestais, dormência, germinação e tratamentos pré-germinativos; e em Propriedade Intelectual e Inteligência competitiva, com ênfase em patentes, prospecção científica e tecnológica. Atual -mente é bolsista PCI-A do Arranjo de NIT da Amazônia Ocidental (Arranjo AMOCI), instalado na Coordenação de Extensão Tecnológica e Inovação (COETI/INPA), atuando na gestão da Propriedade Intelectual.

Simone Santos de Freitas

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas (2011). Foi Analista em Gestão do Conhecimento (GC) do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA). Tem experiência na área de Ciência da Informação. Atuou em levantamentos informacionais, auxiliou na elaboração de projetos, respostas rápidas e gestão da Biblioteca. Foi bolsista do projeto de Gestão Inmetro/Pronametro realizando apoio técnico aos projetos desenvolvidos no CBA. Atualmente é bibliotecária na Escola Professor Agenor Ferreira Lima (CEJA).

thiago Giordano de Souza Siqueira

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas (2013). Mestre em Bi-blioteconomia e Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de

Filosofia e Letras da Universidade de Buenos Aires. Bibliotecário-Documentalista na Universi -dade Federal do Amazonas. Possui interesse nos seguintes temas: tecnologias de informação e comunicação; informação para negócios; produtos e serviços de informação; políticas públicas

para o livro, leitura e biblioteca; promoção da leitura; hábitos de leitura; comunicação científica

e organizacional; ciência aberta. Zení Silva Jucá Bessa

Atua desde 2007 com gestão estratégica da informação e Inteligência Competitiva. Trabalha

com informação qualificada em ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento de pro -dutos a partir da biodiversidade Amazônica. Expertises desenvolvidas nos seguintes temas: Produtos e serviços de Informação, Inteligência Empresarial, Busca e recuperação de informa-ção em Base de Dados, Gestão da inovainforma-ção com foco em Inteligência tecnológica, transferência de Tecnologia e Análise de Redes. Integrou o Programa de Formação de Competência em Ges-tão da Inovação da Natura/FAPEAM na modalidade Sênior. Atualmente é mestra em Ciência da Comunicação (Dissertação premiada em 2018) e Especialista em Inovação e Difusão Tec-nológica desenvolvendo estudos sob o foco temático de ferramentas para Gestão de Inovação.