• Nenhum resultado encontrado

Minicursos Elaborar, executar e

avaliar minicursos. Abordar temas utilizando aulas não

formais. Apresentar temas com enfoque inter e multidisciplinar, com o intuito de integrar as áreas do conhecimento correlatas às áreas ou a outras capazes de colaborar com cada

subprojeto.

Química/Anápolis

a) Entre os dias 21 a 23 de maio, apresentamos o minicurso intitulado “O PIBID e a Educação Inclusiva: Reflexões para um Ensino de Química Inclusivo” em meio às atividades do 2º Encontro de Licenciaturas do Sudoeste Goiano e 2º Encontro do PIBID do Sudoeste Goiano. Os objetivos específicos desta ação foram os de elaborar, executar e avaliar de minicursos.

b) Entre os dias 22 e 23 de outubro, apresentamos o minicurso intitulado “Reflexões sobre o Ensino de Química para Surdos” em meio às atividades do VI Seminário da Licenciatura em Química da UFG – VI SELIQ. Os objetivos específicos desta ação foram os de elaborar, executar e avaliar de minicursos.

Química/Uruaçu

a) O Minicurso foi desenvolvido por duplas de bolsistas. Cada dupla planejou uma aula sobre assuntos diversos que envolvesse a química e a tecnologia, abrangendo parte teórica e parte prática;

b) Na semana em comemoração ao dia do Químico, os bolsistas PIBID, ofertaram minicursos aos alunos participantes do evento. O objetivo específico desta atividade foi o de fazer com que os bolsistas participem das atividades científicas do IFG.

Química/Anápolis

a) A apresentação e reflexão sobre o PIBID e a Educação Inclusiva durante o evento propiciou estreitar laços de cooperação entre câmpus do nosso IFG, já que contamos com a participação de professores de Luziânia e Uruaçu. Também através do evento foi possível difundirmos nossa proposta de trabalhos e nossas reflexões para além do nosso instituto

promovendo um

compartilhamento de anseios com relação ao projeto e a Educação Inclusiva de maneira geral.

b) Estar em ambientes acadêmicos levando nossas contribuições para a área de Educação Química através de atividades desenvolvidas no PIBID propiciou-nos refletir sobre a importância do projeto, bem como compartilhar com outra instituição

nossos anseios e expectativas quanto ao projeto.

Química/Uruaçu

a) O projeto dos minicursos ajudou os bolsistas a desenvolverem a linguagem e a estrutura lógica de pensamentos, bem como a pesquisa e pró-atividade;

b) Os participantes dos minicursos aprovaram os temas propostos, visto à grande demanda pelos mesmos. Através das avaliações podemos concluir que os minicursos foram bem aceitos.

8. Oficinas ou Aulas Elaborar, executar e avaliar oficinas ou aulas. Abordar temas utilizando metodologias diferenciadas e aulas não formais. Trabalhar junto aos

bolsistas a parte teórica e prática de temas relacionados à

formação geral.

Biologia/Formosa – Criação da Horta Orgânica – Foi montada

uma horta sustentável utilizando apenas material reciclável para a sua montagem. A adubação é a base de compostagem e adubo orgânico que é proveniente do composto produzido pelo minhocário e a composteira ou de doações de esterco.

Ciências Sociais/Formosa – Foi proposta a reorganização dos

espaços da "biblioteca" (um pequeno cômodo usado como depósito de livros) e do laboratório de informática (que não está em funcionamento por falta de assistência técnica); com vistas no uso desses espaços para incentivo às pesquisas e também a realização das oficinas do subprojeto. O objetivo específico desta proposta foi o de organizar espaços para o uso em atividades dos/as BID e como contrapartida à escola.

Física/Jataí – Com o objetivo específico de promover a

pesquisa e o desenvolvimento de atividades de ensino voltadas para a utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação e/ou uso de atividades lúdicas com materiais de baixo custo, foram realizados estudos e socializados nas reuniões gerais. Com esta ação, houve um aprofundamento dos conceitos de atividades lúdicas no ensino de Física, a partir da leitura de textos acadêmicos produzidos. Essa atividade perdurou entre 10 de outubro e 01 de dezembro de 2015.

Química/Inhumas

Atividade desenvolvida durante o semestre buscando a articulação entre a contextualização, interdisciplinaridade e as questões ambientais.

O tema geral das oficinas é ENERGIA sendo subdividas em 4 oficinas • Energia Nuclear • Combustíveis fósseis • Hidrosfera Biologia/Formosa Estas atividades despertaram o interesse dos alunos do colégio e os permitiram compreender melhor os assuntos abordados teoricamente em sala de aula. É possível perceber que os alunos ficam mais atentos as explicações, interagem mais sobre o assunto, fazendo perguntas mais pertinentes. Podemos ainda destacar a importância da utilização de outros espaços da escola como ferramenta alternativa de ensino. O espaço tem se tornado ambiente de diversas aulas, desde alimentação saudável, formas de cultivos dos alimentos, aulas de botânica e diversas outras.

Ciências Sociais/Formosa

Os/as BID realizaram o trabalho coletivo para reorganizar estes espaços e catalogar as obras disponíveis na escola, de modo a utilizarem tanto o espaço, como os materiais pedagógicos disponíveis (Ver registros fotográficos no Anexo 15).

Física/Jataí – Os alunos tiveram

contato com definições e relatos de usos de atividades lúdicas no

•Usinas hidrelétricas e a falta d’ água

As oficinas estarão prontas e serão aplicadas em outubro para os alunos da escola parceira do programa e para os alunos do IFG na SECITEC. O objetivo específico desta ação foi o de elaborar oficinas temáticas relacionadas com a temática ambiental discutida no segundo semestre de 2014.

ensino de Física. Foram produzidos três seminários resumindo os textos lidos. Essa ação foi introdutória para a produção de atividades lúdicas para o próximo semestre.

Química/Inhumas

Durante o processo de criação e aplicação das oficinas os bolsistas de iniciação aprenderam a trabalhar em grupo, a produzir materiais e estudar os aspectos sociais, econômicos e ambientais que envolvem a produção desses produtos.

9. Materiais