• Nenhum resultado encontrado

Em relação ao primeiro objetivo proposto, que é apresentar os enunciados de missão, visão e valores, e proposta de aprimoramento dos enunciados, se constatada a necessidade, a cooperativa X tem a seguinte missão, visão e valores.

MISSÃO: Contribuir para o desenvolvimento econômico e social através do cooperativismo por meio da intermediação financeira e da prestação de serviços, gerando resultados para os associados.

VISÃO: Ser reconhecida nacionalmente como a melhor cooperativa de crédito com solidez e inovação, satisfazendo as necessidades dos associados e colaboradores.

VALORES:

 ÉTICA: Pautar ações na ética e transparência para atingir os objetivos institucionais, respeitando o quadro social e garantindo a longevidade da organização.

 CREDIBILIDADE: Ser reconhecida como cooperativa de crédito sólida, trabalhando com seriedade e responsabilidade gerando credibilidade diante da comunidade.

 COOPERAÇÃO: Promover o relacionamento recíproco, fortalecendo a valorização das pessoas e a cultura do cooperativismo.

 PROFISSIONALISMO: Buscar continuamente a melhoria dos serviços de forma produtiva e responsável para garantir a competitividade no mercado e fidelização dos associados.

 INOVAÇÃO: Desenvolver métodos inovadores para atender de forma proativa o público interno e externo.

Analisando os enunciados é importante destacar que, sob uma premissa teórica, os mesmos não podem ser muito amplos, ou seja, eles têm que serem desafiadores, porém ao mesmo tempo alcançáveis diante do negócio da cooperativa X.

Missão é a razão da empresa existir, é a definição do seu propósito frente à sociedade, envolvendo as atividades que ela faz ou que pretende fazer para os seus clientes.

Chiavenato e Sapiro (2003, p. 56), destacam que: alinha-se com os seguintes aspectos: Qual é a razão de existência da empresa; qual o papel da empresa na sociedade; qual é a natureza do negócio da organização; quais tipos de atividades a empresa deve concentrar seus esforços no futuro.

Nos questionários e entrevista realizados na diretoria executiva da cooperativa X, foi sugerida pelo diretor organizacional, acrescentar a palavra sustentável no enunciado da missão, assim à missão ganharia o termo sustentabilidade, pois a uma preocupação constante das instituições em zelar e preservar os recursos hoje e para as gerações futuras.

Nesse aspecto a nova missão da cooperativa X seria: Contribuir para o desenvolvimento econômico, social e sustentável através do cooperativismo por meio da intermediação financeira e da prestação de serviços, gerando resultados para os associados.

Entretanto analisando de forma conjunta dos diretores executivos, a maioria acredita que não haveria necessidade de mudança, conforme explica o diretor financeiro, “foi participado exaustivamente de todas as discussões na elaboração, construção da missão, visão e valores, então eu não mudaria os enunciados”.

Já o diretor operacional comenta, “Penso que a questão não está em acrescentar ou melhorar os enunciados, o maior desafio dos gestores está na implantação da cultura organizacional e do planejamento estratégico”.

Analisando o enunciado da missão da cooperativa X, percebe-se que conceitualmente o mesmo está bem alinhado ao propósito da organização, foi colocada a opinião individual de cada um, porém de forma colegiada nas reuniões da diretoria executiva foi trabalhado

maciçamente na construção e revisão dos enunciados para chegar ao consenso que até o momento o enunciado está bem direcionado ao que almeja a instituição.

É o que afirma o diretor financeiro, “Sempre é feito revisões periódicas, inclusive passou por revisão esse ano de 2018, e é revisada bienalmente”. Ou seja, eles legitimam aquilo que já está sendo feito. Isso vem ao encontro do que o diretor administrativo também comenta: “missão, não promoveria ajustes”.

Em um primeiro momento foi cogitado incluir o termo sustentável na missão, porém analisando de forma ampliada e, considerando a argumentação dos demais diretores da cooperativa X, a mesma se preocupa com o meio ambiente, sendo que o cooperativismo é voltado para o desenvolvimento das comunidades pensando nas gerações futuras, da união das pessoas que trabalham uma pelas outras, e baseiam-se em valores de ajuda mútua e responsabilidade, democracia, igualdade, equidade e solidariedade e na tradição dos seus fundadores, os membros das cooperativas acreditarem nos valores éticos da honestidade, transparência, responsabilidade social e preocupação com seus semelhantes.

Portanto pode-se afirmar que a missão até o momento não necessitaria de ajustes em função de estar bem alinhada com o propósito da cooperativa até o momento, além de atender os conceitos de missão expressos na pesquisa.

Sobre o enunciado da visão, a organização estabelece como ela quer ser vista pela sociedade, para isso, precisam-se definir alguns princípios e exige um autoconhecimento, quem somos o que se valoriza, quais são nossas expectativas e onde queremos chegar.

Lembrando que Oliveira (2009, p. 65) conceitua visão como:

Os limites que os proprietários e principais executivos da empresa conseguem enxergar dentro de um período de tempo mais longo e uma abordagem mais ampla. Nesse contexto, a visão proporciona o grande delineamento do planejamento estratégico a ser desenvolvido e implementado pela empresa. A visão representa o que a empresa quer ser.

No enunciado da visão, o diretor administrativo enfatiza que: “visão, não promoveria ajustes”. De forma mais aprofundada o diretor financeiro destaca que os enunciados são constantemente discutidos: “reavaliamos e alteramos a visão, pois ser grande é bom, mas ser melhor é melhor ainda”.

O diretor financeiro nessa linha de pensamento esclarece que anteriormente a visão da cooperativa era “Ser reconhecida nacionalmente como a maior cooperativa de crédito com solidez e inovação, satisfazendo as necessidades dos associados e colaboradores”. Porém conforme o próprio depoimento do diretor financeiro eles atingiram essa visão, então foi

necessário buscar algo a mais, portanto foi reavaliado o conceito de visão da cooperativa: “tempos atrás, a visão era ser reconhecida como uma das maiores cooperativas de crédito, já chegamos lá, o sistema está entre as cinco maiores, então reavaliamos e alteramos a visão”

Observa-se que constantemente são feitas reavaliações dos conceitos, e analisando de forma colegiada entre os diretores executivos da cooperativa X, com grandes destaques, há sempre ponderações, ou seja, os diretores têm seus pontos de vistas para a construção de novos cenários conforme o crescimento da mesma.

Esse destaque é alinhado com a liderança compartilhada em que o diretor operacional enfatiza: “Um dos aspectos mais importantes, senão o mais diretivo, e o que mais orienta para o pleno exercício da liderança compartilhada é o estabelecimento de missão, visão e valores da sua empresa. O conjunto formado pela missão, visão e valores representa a identidade organizacional. Todos devem saber claramente seu propósito, a razão da existência da organização”.

Portanto constantemente são feitas revisões nos enunciados buscando atingir o objetivo maior da cooperativa, e sendo assim a visão também estaria de acordo com esses quesitos e não necessitaria de alteração, já que foi revisada recentemente. É importante ressaltar que a visão, embora tecnicamente possa ser modificada, não é conveniente que seja movediça. A visão dá o senso de direção ao planejamento estratégico, e eventuais mudanças, mesmo que discretas, poderiam transparecer uma imagem de falta de convicção acerca do que a instituição de fato deseja.

Em relação aos valores Chiavenato e Sapiro (2003), destacam que os valores organizacionais correspondem aos atributos e às virtudes da organização, como prática da transparência, respeito à diversidade, cultura para a qualidade ou respeito ao meio ambiente.

Já Oliveira (2009, p. 67) argumenta que valores representam o conjunto dos princípios e crenças fundamentais de uma empresa, bem como fornecer sustentação para todas as suas principais decisões.

É possível analisar que os valores são extremamente importantes para a cooperativa na consecução do planejamento estratégico, sendo que os valores são o alicerce da organização, ou seja, baseado em princípios éticos e morais para um posicionamento transparente aos seus associados, é o que afirma o diretor financeiro da cooperativa: “a única coisa que não mudou foram os valores, esse não foi mudado uma vírgula”. Enfatizando que os valores são sua base de sustentação como a ética, credibilidade, cooperação, profissionalismo e inovação, gerando assim resultados no planejamento estratégico.

No entender do diretor organizacional o mesmo incluiria o termo responsabilidade nos valores, já os demais diretores financeiro, operacional e administrativo preferem não alterar e nem incluir itens.

Aprofundando essa análise em um primeiro momento foi analisada a sugestão do diretor organizacional em inserir responsabilidade nos valores, porém fazendo um detalhamento mais aprofundado desse item, é importante destacar que os valores credibilidade e profissionalismo já explicitamente comtemplam dentro deles o tema responsabilidade em seus enunciados conforme destacamos:

CREDIBILIDADE: ser reconhecida como cooperativa de crédito sólida, trabalhando com seriedade e responsabilidade gerando credibilidade diante da comunidade.

PROFISSIONALISMO: Buscar continuamente a melhoria dos serviços de forma produtiva e responsável para garantir a competitividade no mercado e fidelização dos associados.

Portanto a responsabilidade já estaria inserida na parte textual de outros valores, sendo assim justifica-se que os enunciados de missão, visão e valores estão bem alinhados aos interesses da cooperativa, e nesse momento não seria necessário alterá-los.

Entretanto as sugestões propostas pelos diretores na melhoria dos enunciados são interessantes, porém através de análise mais aprofundada, e confrontando com os conceitos dos autores fundamentados nessa pesquisa, não são de grande impacto por já estarem inseridas no contexto geral, sendo que as mesmas são revisadas com periodicidade e maciçamente discutidas pelos diretores.

Documentos relacionados