• Nenhum resultado encontrado

Mix de marketing social + Mix de marketing por meio do esporte

2.1. Evolução do conceito de Responsabilidade Social Corporativa (RSC)

2.2.3. Mix de marketing social + Mix de marketing por meio do esporte

Os “ps” apresentados estão correlacionados ao objeto de estudo desta pesquisa, em que o social e o esporte funcionam como uma ferramenta única

de integração e de argumento de patrocínio. A seguir, será apresentado a interseção dos “ps” de marketing social e esportivo, isto é, os 5 ps em um contexto social no âmbito esportivo.

Produto

Mix de marketing social: tem relação, como já dito, com um conjunto de benefícios e de sacrifícios do comportamento, diante dos quais se opta por uma conduta ou ação tendo em vista um futuro benefício (Costa, 2014).

Mix de marketing esportivo: o jogo e a competição emergem como elementos essenciais do produto esportivo (Melo Neto, 2013).

Mix de marketing social + esportivo: o jogo e a competição passam a corresponder a ferramentas sociais, ou seja, por meio do esporte um benefício pode ser fomentado. Por exemplo, uma escolinha de futebol. Os jovens podem ficar afastados das drogas, melhorar o desempenho escolar ou melhorar o comportamento. Assim, existe um benefício genérico que está atrelado à prática esportiva.

Preço

Mix de marketing social: consiste de uma porção monetária e, em maior escala, uma porção não monetária, e a ação de marketing social tem como objetivo diminuir a presença destes elementos de sacrifícios (Costa, 2014).

Mix de marketing esportivo: é considerado a mensuração do valor intangível proporcionado pelo evento esportivo visto como espetáculo (Melo Neto, 2013).

Mix de marketing social + esportivo: a experiência é acrescida das características do preço no mix de marketing social, as quais compreendem que diferentes sacrifícios demandam preços diferentes. Diante disso, temos um cenário em que para ter acesso ao esporte podem existir alguns sacrifícios, como por exemplo, a melhora do desempenho escolar para participar de treinos e consequentemente a partir da participação de treinos, novas podem

experiências surgir, como viajar para participar de campeonatos, conhecer ídolos, etc.

Praça

Mix de marketing social: a praça tem relação aos esforços de distribuição que são feitos para levar o que se define como produto até o usuário (Costa, 2014).

Mix de marketing esportivo: local do jogo e da competição (Melo Neto, 2013).

Mix de marketing social + esportivo: um espaço desenvolvido para promover o esporte (uma quadra poliesportiva, por exemplo) pode servir como uma plataforma de mudanças sociais significativas em comunidades. Pois, o espaço pode promover uma maior interação entre as pessoas, aumentar a prática esportiva e o esporte pode se posicionar como uma atividade que estimula os jovens das comunidades a melhorar o comportamento, evitar vícios, conhecer outras atividades, entre outros aspectos.

Promoção

Mix de marketing social: corresponde a todos os elementos que viabilizam as informações para os clientes. A campanha de ação publicitária tem que estar vinculada a uma proposta de produto de marketing social; caso contrário não será um esforço de marketing social (Costa, 2014).

Mix de marketing esportivo: o esforço maior está na promoção do evento esportivo como espetáculo e todas as ações promocionais realizadas devem contribuir para criar e estreitar vínculos emocionais com os torcedores e enaltecer o desempenho dos protagonistas do evento, ou seja, o p de promoção está fortemente relacionado ao patrocínio (Melo Neto, 2013).

Mix de marketing social + esportivo: quando o patrocínio tem como foco a mudança social por meio do esporte. Assim, diversos meios de comunicação podem ser utilizados para divulgação da mensagem, podendo estreitar o

relacionamento com torcedores e consumidores e beneficiar comunidades. Por exemplo, os projetos realizados pela love.fútbol.

Paixão e Pessoas

P de pessoas: tem relação com os recursos humanos e gestão de pessoas. Corresponde ao cliente interno e externo, investe nas pessoas, no seu bem- estar. Os indivíduos se tornam uma vantagem competitiva das empresas que sabem como lidar com eles, os quais deixam de ser considerados como o recurso organizacional e se tornam o parceiro principal (Chiavenato, 2004; Goi, 2009; et al., 2010; De Moraes & Manzini, 2010).

P de paixão no mix de marketing esportivo: a dimensão emocional do produto esportivo atinge o seu limite máximo no momento do jogo e da competição (Melo Neto, 2013).

Paixão + Pessoas: a partir da inserção dos Ps de pessoas e paixão, pode- se criar um único p, pois o p das pessoas e o p da paixão passam a funcionar de forma complementar. Isto ocorre, pois a paixão pelo esporte ou a paixão que o esporte proporciona será a base para construção, melhoria do relacionamento com as pessoas em um estágio de interação comunitário, no qual o esporte se comporta como ferramenta de transformação social e as pessoas são os agentes principais da relação. O esporte será o meio e as pessoas serão as reais fomentadoras do processo de autodesenvolvimento e desenvolvimento do esporte naquela comunidade. No quadro 6, a seguir é possível ver como as teorias apresentadas podem se complementar.

Quadro 6 - Mix de marketing social + Mix de marketing esportivo

Elemento Mix de Marketing Social (Costa, 2014) Mix de Marketing Esportivo (Melo Neto, 2013)

Mix de Marketing Social + Esportivo (Elaboração própria) Produto Conjunto de benefícios e de sacrifícios do comportamento. O jogo e a competição O jogo e a competição se comportam como ferramentas sociais. Ex.: Escolinhas de futebol

Preço

Porção monetária e, em maior escala, uma porção não monetária que corresponde ao

custo do adotante

Valor intangível

Ter acesso ao esporte pode requerer certos sacrifícios. Ex.: melhora no desempenho escolar

para participar de treinos

Praça

Esforços de distribuição que são

feitos para levar o produto até o usuário

Local do jogo e da competição

Um espaço desenvolvido para promover o esporte. Ex.: uma

quadra poliesportiva

Promoção Todos os meios para informar os clientes

Ênfase na promoção do evento esportivo

Patrocínio tem como foco a mudança social por meio do

esporte. Ex.: love.fútbol

Paixão +

Pessoas Não contempla

Paixão - dimensão emocional do produto esportivo atinge o seu limite

máximo no momento do jogo e

da competição

Base para construção, melhoria do relacionamento com as pessoas

em um estágio de interação comunitário, sendo o esporte uma ferramenta de transformação social

e as pessoas, os agentes principais da relação Fonte: Elaboração própria