• Nenhum resultado encontrado

3 O POLO DE CONFECÇÕES DO AGRESTE

3.4 OS CENTROS DE COMPRAS POPULARES DO AGRESTE

3.4.3 Moda Center Santa Cruz

Dentre os três edifícios, o Moda Center Santa Cruz é o maior em área, número de unidades comerciais e o de maior destaque na região. Com uma área construída de 113.974,54m² distribuída em uma planta de formato retangular, o edifício se insere em um terreno de 320.000m², que além do edifício principal, tem um conjunto de lojas enfileiradas nas laterais, hotéis e cerca de 170.000m² de estacionamento. Quando inaugurado, no ano de 2006, era composto por quatro setores, posteriormente foram acrescidos outros dois setores (2009) e, recentemente, por outros três setores (2014). A análise aqui apresentada, diz respeito à configuração espacial do edifício quando da sua primeira ampliação (2009).

O espaço destinado ao comércio tem estrutura de concreto (pilares) e metal (vigas e coberta) onde estão dispostos os boxes e alguns conjuntos de lojas em alvenaria, além disso, há blocos com lojas de alvenaria dispostos nas suas laterais. No primeiro, o perímetro é aberto ao exterior, sendo que os únicos obstáculos são os pilares estruturais, no entanto as lojas laterais formam bloqueios para parte destes acessos, vale ressaltar que estas lojas possuem as vitrines voltadas para o edifício principal, enquanto que as fachadas voltadas para o espaço exterior (estacionamento) são paredes cegas.

Assim, as fachadas desses edifícios se apresentam nas laterais composta por paredes cegas (fundo dos blocos de lojas) e os acessos resultantes do afastamento entre esses blocos, e nas fachadas frontal e posterior com os pilares estruturais como obstáculos. No geral, tem-se um perímetro de 1.442,00 metros lineares com um total de 100 possibilidades de acesso ao interior do edifício.

Figura 33 - Fachada principal do Moda Center Santa Cruz.

Fonte: Autora, 2019.

Figura 34 - Trecho da fachada lateral leste do Moda Center Santa Cruz

O Moda Center Santa Cruz é, então, dividido em 8 setores: Setor Azul, Setor Laranja, Setor Vermelho, Setor Verde, Setor Amarelo, Setor Branco, Setor Cinza e Setor Rosa (figura 35). Sendo que os quatro primeiros possuem área de 13.532,02m² cada, o quinto e sexto 14.245,74m² cada, e os dois últimos, 15.677,43m² cada. Apesar das diferenças de área, os Setores Azul, Laranja, Vermelho, Verde, Amarelo e Branco são configurados de forma idêntica, tendo em vista que as barreiras existentes estão distribuídas de forma padronizada. Os Setores Cinza e Rosa se diferem dos demais, pois representam os blocos de lojas, mas são iguais entre si. Semelhante ao Polo de Caruaru, o nome dos setores faz referência às cores dos elementos informativos, estruturais e das unidades comerciais.

Nesse edifício apenas as vias longitudinais são nomeadas, pois conforme será discutido no capítulo 4, o funcionamento das unidades comerciais do tipo box sugere que os espaços transversais, embora de livre acesso e circulação, são destinados a circulação dos vendedores, a partir deles é possível acesso direto ao espaço atrás dos boxes onde os vendedores se posicionam na efetivação da troca comercial. A nomenclatura das vias longitudinais, então, é feita através de letras alfabéticas, onde A é a via central e P a lateral entre os setores Cinza e Rosa e os demais (figura 36).

O Setor Azul e o Setor Verde têm 13.532,02m² cada. Dessa área, 5.343,77m² são construídas, em detrimento a 8.188,25m² de espaço aberto. Logo, 61% da área do setor é destinada à circulação. Em cada setor estão dispostos 196 blocos, 194 deles em formato retangular padrão e composto por 8 unidades comerciais (box), um bloco composto por 11 estabelecimentos de alimentação, bem como espaço destinado para mesas, além de um bloco de alvenaria que possui 19 unidades comerciais, banheiros e outros serviços de infraestrutura. Todos estão arranjados ortogonalmente com espaçamentos que variam de 2,00m a 5,90m, formando uma rede de espaços de circulação composta por 39 ruas, 21 disposta no sentido norte-sul e outras 18 no sentido leste-oeste, em ambos os casos, variam quanto ao alcance global, permitindo acesso a outros setores do edifício, ou local, circulação restrita apenas ao próprio setor.

O Setor Laranja e o Setor Vermelho possuem mesma área total, construída e aberta dos setores Azul e Verde, assim como a quantidade e disposição dos blocos, a única diferença identificada refere-se ao número menor de lojas que compõem o bloco na praça de alimentação, que diminui de 11 para 7 unidades.

Figura 35 - Indicação dos setores do Moda Center Santa Cruz.

Fonte: Autora, 2019.

Figura 36 - Nomenclatura das ruas internas do Moda Center Santa Cruz.

Os setores Amarelo e o Setor Branco, por sua vez, tem área maior que os demais setores, 14.245,74m² cada, desses 5.759,93m² são área construída e a área acrescida no total é convertido em espaço aberto, sendo assim são 8.485,81m² de área de circulação (59%). A disposição dos blocos é feita igualmente aos demais setores, exceto pelas áreas de alimentação, que no Setor Amarelo é composto por 7 unidades e o Setor Branco por 11 lojas. Além disso, esses setores compreendem uma fileira de 30 blocos de unidades comerciais do tipo box entre no limite com os setores Vermelho e Verde. Os blocos também são arranjados ortogonalmente com espaços que variam de 2,00m a 5,90m. Ademais, o sistema de circulação também é composto por um total de 48 ruas somado para os dois setores, das quais 24 dispostas no sentido norte-sul e outras 24 no sentido leste-oeste, variando de alcance local ou global.

Os setores Rosa e Cinza são completamente diferentes dos outros 6 setores, pois se configuram como uma sequência de blocos de lojas a leste e a oeste do espaço onde os boxes estão distribuídos. Nesses setores, os blocos são compostos por unidades comerciais de alvenaria, com área superior a 20,00m². Cada setor possui 15.677,43m², dos quais 9.489,75m² são área construída, distribuídos em 20 blocos, e 6.087,68m² são espaços abertos. Os blocos possuem 3 formas distintas, sendo o mais comum de formato retangular composto por 15 unidades comerciais, 1 bloco retangular composto por 6 unidades comerciais mais banheiros, e 4 blocos em forma de “U” composto por 8 unidades comerciais, em cada setor. As ruas que cobrem esses setores são basicamente duas vias longitudinais globais, Rua P-L e P-O, que os separam dos demais setores, além dos espaços de transição entre edifício e seu exterior.

Nesse edifício, a variação das formas dos blocos é bastante reduzida, pois são 7 formas para 1.216 blocos existentes. O bloco que é largamente replicado por todos os setores do edifício, com exceção dos setores Cinza e Rosa, é composto por um conjunto de 8 unidades comerciais (boxes) de 2,70m² cada uma. As unidades são de metal composta por um balcão e prateleiras superiores, onde os produtos ficam expostos ao consumidor, enquanto do outro lado do balcão ficam posicionado o vendedor que divide o mesmo espaço com os seus vizinhos, estrutura semelhante às barracas tradicionais da feira livre (figura 40).

Em meio a essas centenas de boxes comerciais, outras duas formas de blocos se apresentam, o primeiro compreende uma área de 151,64m² e é composto por 19 lojas, mais 2 conjuntos de banheiros, e o segundo são as lojas de alimentação mais a praça, totalizando 351,96m². Assim, como nos outros edifícios, o comércio de confecção é a atividade principal

do espaço, no entanto há atividades secundárias que consistem em alimentos, serviços bancários, gráfica rápida, dentre outros.

No Moda Center Santa Cruz, o percentual de espaço aberto total corresponde a 54% da área do edifício (61.899,98m² de 113.974,54m²), parte desse percentual se deve ao arranjo espacial entre os blocos, espaços que são destinados a circulação de pedestres, mas que acabam sendo objeto de outros tipos de ocupação como visto nos casos anteriores, para áreas de descanso ou quiosques. Além disso, a atividade comercial do Moda Center Santa Cruz é tão intensa que esses espaços acabam sendo ocupados por carroças e ambulantes que vendem alimentos rápidos, como pipocas e salgadinhos, e até mesmo, frutas e verduras (figuras 41 e 42).

Em síntese, os centros de vendas do Polo de Confecções, parecem englobar diversas propriedades do espaço de comércio já descritas neste trabalho. Em suma, se configuram como espaços comerciais semipúblicos, de escala comparável à urbana, mas envolvidos por estruturas de delimitação entre exterior e interior, com alta quantidade de unidades comerciais moduladas que funcionam de forma independente da dinâmica urbana, embora tente reproduzi-la. Entretanto, a questão que a pesquisa coloca – situar socioespacialmente este tipo de edifício perante os demais conhecidos – necessita de um suporte de um instrumental teórico- metodológico específico para desenvolvimento da análise e interpretação, e é sobre esta necessidade que trata a seção a seguir.

Figura 37 - Rua no Setor Branco do Moda Center Santa Cruz.

Fonte: Autora, 2019.

Figura 38 - Rua no Setor Laranja do Moda Center Santa Cruz.

Figura 39 - Rua no Setor Verde, no lado esquerdo bloco do tipo 2 e do lado direito, bloco do tipo 1.

Fonte: Autora, 2019.

Figura 40 - Bloco do tipo 1 no Setor Vermelho.

Figura 41 - Espaço de descanso na Rua A entre os Setores Azul e Laranja.

Fonte: Autora, 2019.

Figura 42 - Ambulante vendendo verduras no Setor Vermelho.

Documentos relacionados