• Nenhum resultado encontrado

3 O POLO DE CONFECÇÕES DO AGRESTE

3.4 OS CENTROS DE COMPRAS POPULARES DO AGRESTE

3.4.2 Polo de Caruaru

O Polo de Caruaru também é constituído como um grande galpão de 66.386,88m² de área construída distribuídos em uma planta baixa de formato quadrangular, inserido em um terreno de aproximadamente 174.000m². Parte da área não construída é destinada estacionamento, ao supermercado atacadista (Makro), enquanto outra parte não é ocupada. O edifício compreende 952,72 metros lineares de alvenaria, com 32 acessos, dos quais quatro se configuram como entradas principais e são marcadas com pórticos e localizados de forma centralizada em cada uma das faces do edifício (figura 24 e 25).

Internamente, o Polo de Caruaru é dividido em 4 setores de iguais estruturas, nomeadas pelo próprio empreendimento de Setor Verde, Setor Amarelo, Setor Azul e Setor Laranja, e demarcado por uma das alas perpendiculares que se interseccionam no centro do edifício. Além do nome fazendo referência a cores, o espaço tem elementos informativos e estruturais, como vigas, pilares e treliças, coloridas conforme os setores a que pertencem, as alas centrais, por sua vez, recebem o nome de Alameda Santa Cruz do Capibaribe e Alameda Toritama, as quais chamaremos aqui de Setor Branco para tornar a análise mais compreensiva, assim, o Polo de Caruaru tem um total de 5 setores (figura 26).

A setorização e utilização das cores nos espaços permitem que o usuário do edifício se situe de forma mais precisa e facilite a localização das unidades comerciais que além de distinção por setor, é feito através de nomes nas ruas (figura 27) e de números na unidade comercial, de forma semelhante à nomenclatura no espaço urbano, onde as ruas no sentido leste-oeste recebem o nome de letras alfabéticas de A a L, e no sentido norte-sul de algarismos, de 1 a 5. Assim, uma unidade comercial é endereçada como Box 1, na Rua A do Setor Azul e outra localizada no extremo oposto com o endereço Box 1, na Rua A do Setor Amarelo.

Figura 24 - Fachadas do Polo de Caruaru

Fonte: http://www.bj1.com.br/ Figura 25 - Fachadas do Polo de Caruaru

Figura 26 - Indicação dos setores do Polo de Caruaru.

Figura 27 - Nomenclatura das ruas internas do Polo de Caruaru.

Fonte: Autora, 2019.

O Setor Azul e o Amarelo possuem configuração idêntica, ambos têm 12.760m², dos quais 5.753,83m² são de área construída e os 7.006,17m² restantes são destinados à circulação, o equivalente a 55%. A área construída, em cada um deles, é composta por 75 blocos de 7 formas diferentes, são dispostos ortogonalmente com espaçamentos de 3m, 5m e 7,50m, resultando em uma grade de espaços de circulação, que permeiam os setores através 16 ruas por setor: no sentido norte-sul, há 3 ruas globais que começam no Setor Azul o atravessam e passam pelo Setor Amarelo (Ruas 2, 3 e 4), e outras duas locais, as Ruas 1 e 5, permitem a

circulação apenas de um ponto a outro no mesmo setor; e, no sentido leste-oeste, as Ruas C, E, G e I são as vias globais que, por sua vez, seguem até parte do Setor Laranja e as Ruas A, B, D, F, G, H e L são as vias locais.

O Setor Amarelo compartilha das mesmas ruas norte-sul do Setor Azul (Ruas 2, 3 e 4), também dispõe de suas próprias vias locais Rua 1 e Rua 5 e as Ruas A, B, D, F, G, H e L no sentido leste-oeste. No entanto, difere-se quanto às vias globais nesse mesmo leste-oeste, pois o fato de o Setor Verde se configurar com um grande bloco construído, como será visto adiante, funciona como um obstáculo para a continuidade das Ruas C, E, G e I do Setor Amarelo, que chegam apenas até o Setor Vermelho.

O Setor Laranja também tem uma área de 12.760m²: apenas 3.271,55m² equivalem à área construída, em detrimento de 9.488,45m² de espaço aberto. Diferente dos setores Azul e Amarelo, o Setor Laranja possui 65% de espaço vazio (o percentual superior se deve aos 4.939,80m² de blocos demolidos e a área, então, foi destinada para realização de eventos, incorporando trechos das ruas 1 e 2 e mais de 36 blocos comerciais).

Os espaços de circulação apresentam divergências quanto a quantidade e comprimento, comparadas aos Setores Azul e Amarelo. As vias Rua 1 e 2, local e global respectivamente, foram totalmente extintas, enquanto as ruas no sentido leste-oeste, com exceção da Rua F, tiveram seu comprimento reduzido em 50%. Apesar de ser um espaço aberto – ou seja, é possível se movimentar por todo o espaço – existe nesse setor uma parede de aproximadamente 1m de altura que contorna a área, descontinuando as ruas e bloqueando 4 acessos na fachada oeste do edifício.

O Setor Verde é o mais divergente dentre os setores descritos anteriormente, trata-se de um setor composto por apenas um bloco construído que abriga três equipamentos: uma empresa de telemarketing – Provider, um campus da Universidade de Pernambuco (UPE) e uma filial da Lojas Americanas, além de dois blocos de banheiros. Todos esses equipamentos necessitam de espaços maiores do que os criados para abrigar as unidades comerciais. No caso da Provider e da UPE, as atividades neles realizadas (serviços de telemarketing e de educação, respectivamente) demandam um nível de privacidade que, para atendê-lo, o Polo de Caruaru realizou as adequações espaciais necessárias, criando um grande bloco, com acesso restrito a usuários e funcionários.

A unidade das Lojas Americanas possui acesso irrestrito ao pedestre e espaços de circulação, porém, ainda se trata de um espaço fechado para a rede de ruas do edifício, já que o acesso a esta é feito através de uma única entrada. Em números gerais, o setor possui apenas 18% de área correspondente a espaço aberto, o menor percentual dentre os setores já descritos, e não possui ruas internas de acesso livre.

No Polo de Caruaru há um total de 235 blocos de 22 formatos diferentes, que variam conforme a quantidade de unidades comerciais ou conforme o tamanho e disposição de cada unidade comercial. Esses blocos podem ser formados pela junção de 14 unidades comerciais, por lojas ou por quiosques, que estão distribuídos nos Setores Azul, Amarelo e Laranja. Além do comércio de confecção, existem outros produtos e serviços oferecidos nesse edifício, como alimentação, gráfica rápida, artesanato, sapatos e artigos de couro, autoatendimento bancário, entre outros.

A demarcação dos setores Azul, Amarelo, Verde e Laranja, apesar das diferenças quanto a configuração espacial, possuem áreas idênticas e são separados por duas alas perpendiculares que se interseccionam no seu ponto médio formando um setor cruciforme. Essas alas receberam o nome de Alameda Toritama e de Alameda Santa Cruz do Capibaribe, porém, serão chamadas aqui de Setor Branco. Assim, o referido setor possui 9.817,10m², das quais 5.211,05m² são destinados à circulação, as barreiras se diferenciam das observadas nos demais setores, pois se constituem como blocos de unidades comerciais e também como mobiliário, como mesas e bancos e por jardins. Em números percentuais, 53% da área do setor destinados à circulação.

Os espaços vazios no Polo de Caruaru correspondem à 55% da área do edifício (66.386,88m²) e além de destinada a circulação dos consumidores detém outras funções, tendo em vista que existem duas grandes áreas para realização de eventos, onde são esporadicamente realizados diversos festivais e feiras.

Figura 28 - Rua no Setor Amarelo do Polo de Caruaru.

Fonte: Autora, 2019.

Figura 29 - Rua no Setor Azul do Polo de Caruaru.

Figura 30 - Praça artificial no interior do Polo de Caruaru.

Fonte: Autora, 2019.

Figura 31 - Espaço de alimentação no interior do Polo de Caruaru.

Fonte: Autora, 2019.

Figura 32 - Área de eventos no interior do Polo de Caruaru.

Documentos relacionados