• Nenhum resultado encontrado

5.3 Projeto da aplicação RecomTour

5.3.1 Projeto da arquitetura

5.3.1.1 Modelagem da sociedade multiagente

A Figura 5.15, a Figura 5.16, a Figura 5.17, a Figura 5.18, a Figura 5.19 e a Figura 5.20 ilustram as partes do Modelo da Sociedade Multiagente da RecomTour, que se diferencia do Modelo de Papéis por adotar como abstração principal os agentes, que são capazes de assumir vários papéis durante sua execução. Assim, faze-se o mapeamento de um ou mais destes para um daqueles, de acordo com a afinidade que haja entre as respectivas responsabilidades. Além disso, as destrezas requeridas são refinadas, tornando-se soluções concretas para os problemas dos quais cada agente é encarregado.

Assim, os papéis de interface do turista, monitor de turista, recuperador de

pacotes e recomendador de pacotes passam a ser desempenhados pelo agente Interfaceador, visto que interagem com a mesma entidade externa, o Turista. De

forma semelhante, os papéis minerador de uso, classificador de turistas e elaborador

de estatísticas serão desempenhados pelo agente Minerador e os papéis gerenciador de pacotes e interface da agência de turismo pelo agente Gerenciador.

Quanto aos papéis modelador de turista e aquisitor de dados, ficam convertidos, respectivamente, nos agentes Modelador e Aquisitor.

No projeto, para cada responsabilidade ou atividade, é selecionada uma destreza específica dentre aquelas que foram levantadas genericamente na fase de análise. Assim, em vez de várias técnicas que se prestam em potencial ao fim esperado, é definido um modo particular de se realizar a ação atribuída ao agente.

Com isso, para a monitoração de turistas, foi adotada a captura implícita

de escolhas de turistas. Esta captura é feita no momento em que o turista interage

se também a seqüência em que os pacotes são escolhidos pelo turista. Ao final, tem-se uma lista com a seqüência das escolhas do turista corrente, o que representa seu comportamento de consumo.

Com base nesse comportamento de consumo, parte-se para a

modelagem do turista corrente. A forma escolhida para representar os modelos de

turista foi o modelo de matrizes de características (SHAHABI, BANAEI-KASHANI, 2003). Neste modelo, características indicam as informações contidas numa sessão do turista. Para este caso, as características consideradas são a seleção de pacotes e a seqüência dessa seleção. Assim, para cada característica da sessão do turista é criada uma matriz, as quais, em conjunto, constituem o modelo do turista corrente.

Para a manutenção de dados de uso, são usados grafos semânticos em

RDF (LASSILA, SWICK, 1999). Quando uma sessão de turista é encerrada, o

agente Aquisitor atribui a ela um identificador e a grava em um arquivo RDF. Este formato de arquivo é usado de forma a facilitar a análise desses dados no futuro.

Quanto à descoberta de padrões de consumo, que envolve a extração de

modelos de turista e a aplicação de algoritmos de mineração, pensou-se, a princípio,

em se adotar uma técnica para extração de modelos de turista e uma técnica para

mineração de uso, respectivamente, no entanto, sem se considerar os detalhes de

uma e de outra.

Assim, para a extração de modelos de turista, escolheu-se novamente o

modelo de matrizes de características. Deste modo, os modelos de turista são dados

pelas matrizes de características que são extraídas do arquivo RDF gravado anteriormente. Já para a aplicação de algoritmos de mineração, foi escolhido o uso do algoritmo de agrupamento K-Means (SHAHABI, BANAEI-KASHANI, 2003), que foi também selecionado para fazer a classificação do turista, uma vez que ele tanto constrói os modelos de grupo de turistas quanto classifica o turista em um deles.

Figura 5.16: Segunda parte do Modelo da Sociedade Multiagente da RecomTour

Para a construção do modelo de recomendação, optou-se por utilizar a

produzir uma lista de pacotes turísticos que serão recomendados ao turista corrente, tomando por base as escolhas de outros turistas que estão no grupo do qual o turista corrente faz parte.

Na seqüência, para a oferta de pacotes turísticos foi escolhida a

apresentação de janelas de alerta. Partindo-se do modelo de recomendação

anteriormente gerado, os pacotes turísticos mais recomendados são exibidos em uma janela assim que o turista fizer uma escolha qualquer.

Figura 5.17: Terceira parte do Modelo da Sociedade Multiagente da RecomTour

No tocante à elaboração de estatísticas turísticas, definiu-se que esta se dá através do cálculo da porcentagem de aceitação de cada pacote turístico. Neste caso, para cada pacote turístico, é contada a quantidade de turistas que selecionaram tal pacote. Esta contagem se dá através da análise dos modelos de grupo de turistas. Assim, de posse do resultado dessa contagem, transforma-se esse resultado para a forma de percentual, em relação ao total de turistas usuários

do sistema. Tal porcentagem representa o percentual de aceitação do pacote turístico. No final, tem-se pares de pacotes turísticos e porcentagens.

Quanto ao gerenciamento de pacotes turísticos, que envolve o cadastro

de pacotes turísticos, a atualização de pacotes turísticos e a manutenção de pacotes turísticos, cogitou-se a seleção de uma técnica para representação de pacotes turísticos, em relação às primeiras, e de uma técnica para manutenção de pacotes turísticos, referente à última.

Assim, para o cadastro de pacotes turísticos, decidiu-se representar um pacote turístico através da representação matricial, na qual cada linha representa uma característica do pacote turístico. Dessa forma, a agência de turismo especifica um pacote turístico através do preenchimento de um formulário, especificando em cada campo uma característica do pacote turístico. Cada campo é mapeado como uma linha da matriz, que representa o modelo do pacote em questão. Para a

atualização de pacotes turísticos decidiu-se utilizar a abordagem acima explicada.

No que diz respeito à manutenção de pacotes turísticos, a destreza selecionada corresponde àquela usada para a manutenção de dados de uso, de forma uniformizar a manutenção de dados no sistema.

A busca de pacotes turísticos compreende a representação da consulta e

comparação e recuperação. Deste modo, para a representação da consulta utilizou-

se a criação de vetores de palavras-chave como destreza. O turista especifica uma busca através do preenchimento de um campo de consulta, a qual será convertida no referido vetor, que dará suporte à atividade seguinte.

Figura 5.19: Quinta parte do Modelo da Sociedade Multiagente da RecomTour

Para a comparação e recuperação, emprega-se um algoritmo de

recuperação de informações. Este utilizará o vetor de palavras-chave anteriormente

elaborado para realizar a comparação entre as palavras-chave e os modelos de pacotes turísticos a fim de recuperar aqueles que se adequem à consulta.

Finalmente, em relação à exibição de pacotes turísticos, utiliza-se a

a uma agência de turismo, bem como as estatísticas referentes a cada um deles, sendo que tais informações são extraídas do repositório de pacotes turísticos.

Figura 5.20: Sexta parte do Modelo da Sociedade Multiagente da RecomTour

A conclusão do projeto da sociedade multiagente representa um passo fundamental tanto para o termino da arquitetura de maneira geral quanto para o detalhamento de cada agente, conforme será feito a seguir.