• Nenhum resultado encontrado

A modelagem para dependabilidade, nesta tese, trabalha com dois atributos, que são a confiabilidade e a disponibilidade. Busca, também, identificar e definir parâmetros que possam auxiliar os gestores sobre as possibilidades de falha em dado período de tempo e de estar provendo o serviço de maneira correta.

Será trabalhada a perspectiva Diagnóstica para avaliação de confiabilidade e disponi- bilidade e, também, a perspectiva de planejamento, fornecendo informações para que os gestores possam tomar as decisões.

4.3.1 Método Diagnóstico para Confiabilidade e Disponibilidade de STUMPs

O método diagnóstico para avaliação de confiabilidade e disponibilidade pode ser represen- tado pelo Diagrama de Atividades apresentado na Figura 16.

Figura 16 – Metodologia para diagnóstico de confiabilidade e disponibilidade em STUMPs. A primeira atividade desenvolvida é Estudar o Sistema, que identifica as principais características do sistema as quais se deseja analisar. As entradas para esta atividades são referências bibliográficas e históricas sobre os sistemas, além de dados publicados de fabricantes de equipamentos, sobre a vida útil destes. Com estas informações o estudo é executado, subsidiando o entendimento do sistema e fornecendo dados para que se possa definir os parâmetros para confiabilidade e disponibilidade. Esta atividade tem como principal produto um documento textual com as principais características do sistema.

Definir os parâmetros e métricas, é uma atividade que tem como pré-condição

que se conheça o sistema em análise. Seus inputs são as informações sobre os fatores de dependabilidade que se deseja melhorar, neste caso, confiabilidade e disponibilidade. As métricas escolhidas correspondem ao que se compreende como fatores diferenciais para

análise: MTTF, MTTR, Downtime, Uptime, Confiabilidade e Disponibilidade. Com esta definição, será produzido um documento textual, que norteará o restante do estudo. Assim, são estabelecidas as métricas e os parâmetros que servirão como base para a fase de modelagem.

Construir cenários de avaliação como pré-condição, num cenário de diagnóstico,

que se conheça o sistema e que se tenham estabelecidos parâmetros e métricas, os quais fornecerão as entradas para o sistema com as informações necessárias para que cenários sejam criados. Para a avaliação de confiabilidade e disponibilidade, consideradas as mesmas, os cenários consideram a variação dos inputs, quantidade de estações em funcionamento, tempo de falha de equipamentos, entre outros. A partir desta atividade deverá ser produzido documentos textuais e elementos gráficos que irão auxiliar na elaboração do modelo.

Desenvolver as estratégias de modelagem de confiabilidade e disponibili- dade corresponde a escolha do tipo de modelagem que será utilizada e a construção

dos modelos. Para avaliação diagnóstica de confiabilidade e disponibilidade é necessário que se conheça os cenários de avaliação, sendo esta a pré-condição da atividade. Sob a perspectiva das métricas escolhidas (confiabilidade e disponibilidade) e a complexidade definida para avaliação do sistema ser mais generalista e, portanto, menos complexa, a estratégia de modelagem definidas foram os RBDs, que atendem ao que se deseja avaliar. Desta forma, inicialmente, foi construído o modelo RBD para Avaliar o Sistema, que implica na composição dos fatores que são essenciais para os STUMPs. Desta avaliação, deve ser modelado o subsistema de infraestrutura. Do modelo de infraestrutura, deve-se modelar a estação. Esses fatores serão detalhados no Capítulo 5. Esta atividade gera como resultados os modelos que compõem a base de estudo desta tese.

A atividade Avaliar os Cenários tem como pré-condição que se conheça o cenário e que se tenha os modelos construídos. A ação desta atividade é a verificação dos resultados obtidos, avaliando as métricas e parâmetros definidos sob as perspectivas buscadas. Assim, o produto desta atividade é um documento textual que retrata o resultado das métricas avaliadas.

Estabelecer parâmetros para avaliação diagnóstica consiste em, a partir dos

resultados obtidos, estabelecer parâmetros para que se possa definir quais cenários apre- sentam melhores resultados para os STUMPS. Dessa maneira, são produzidas, portanto, tabelas e gráficos que elucidam os principais e os transformam em parâmetros para avalia- ção de outros cenários. A partir desta atividade, pode-se refletir sobre a situação atual de sistemas de transporte.

Assim, a avaliação diagnóstica da confiabilidade e disponibilidade de STUMPS pode ser realizada pelos gestores de transporte.

4.3.2 Método de Planejamento para a Confiabilidade e Disponibilidade de STUMPs

Para desenvolver estudos visando o planejamento de métricas de confiabilidade e disponi- bilidade, foi construído o Diagrama de Atividades apresentado na Figura 17.

Figura 17 – Metodologia para planejamento de STUMPs - Perspectiva de confiabilidade e disponibilidade.

A primeira atividade desenvolvida é Estudar o Sistema que tem o objetivo de conhecer as características do sistema, considerando que esta atividade tem como pré- condição a necessidade dos gestores de avaliar a confiabilidade e disponibilidade. Nesta atividade, os inputs serão dados históricos sobre os sistemas de transporte e sobre o próprio sistema estudado, referências bibliográficas, além de manuais e documentos das fabricantes de componentes de infraestrutura dos sistemas. Desta forma, é possível proceder ao estudo do sistema, que terá como produto da atividade um documento textual, com a sintetização das principais características do sistema.

Definir os parâmetros e métricas deve ser construído após o estudo do sistema

e tem como entradas as informações sobre os fatores de desempenho que podem ser melhorados através do planejamento. As métricas escolhidas são: Probabilidade de alcance do destino, tempo médio de alcance do destino, tamanho médio do sistema, tamanho médio da fila, tempo médio de fila, probabilidade do usuário perder o veículo, utilização e vazão do sistema. Nesta perspectiva, será produzido um documento textual, que norteará o restante do estudo. Assim, são estabelecidas as métricas e o parâmetros que servirão como base para a fase de modelagem.

A atividade Desenvolver as estratégias de modelagem representa a escolha da estratégia de modelagem a ser utilizada, considerando as peculiaridades do sistema e suas complexidades. No caso específico da confiabilidade e disponibilidade, o modelo mais adequado é o RBD, que consegue capturar as informações necessárias para que se

consiga avaliar confiabilidade e disponibilidade. É nesta fase que o modelo é efetivamente construído, tornando os modelos RBDs os principais produtos da atividade.

Construir cenários de avaliação traz como pré-condição para planejamento, a

necessidade do modelo já estar concebido a partir dos dados pré-capturados pela atividade de estudar os sistemas. A ação de construção dos cenários é a criação de possibilidades para avaliação com variação de parâmetros de entrada do modelo. Assim, o produto desta atividade será um documento textual e elementos gráficos que auxiliarão nos processo de planejamento da confiabilidade e disponibilidade.

Avaliar os Cenáriosé atividade sequencial às atividades de estratégia de modelagem

e construção de cenários. Esta atividade tem como ação a verificação dos resultados obtidos, avaliando as métricas e parâmetros definidos sob as perspectivas de confiabilidade e disponibilidade. Assim, o produto desta atividade é um documento textual que retrata o resultado das métricas avaliadas que servirão como parâmetros para planejamento da confiabilidade e disponibilidade.

A atividade que finaliza o método é Estabelecer parâmetros para planejamento que visa estabelecer parâmetros para que se possa definir os cenários com melhores resultados de confiabilidade e disponibilidade para o sistema. Esta atividade tem como produtos gráficos e tabelas que apontam para as melhores possibilidade para o gestor, permitindo assim, que este tome as melhores decisões para o sistema.

Deste modo, é possível realizar o planejamento da confiabilidade e disponibilidade para STUMPs.