• Nenhum resultado encontrado

A modelagem de desempenho busca identificar e definir parâmetros que possam cumprir com padrões estabelecidos pelos gestores e que, também, sejam aceitáveis pelos usuários, tais como a probabilidade de alcance do destino, o tempo médio para chegar ao destino, o tamanho das filas nas estações, tempo de espera do passageiros, entre outros fatores importantes.

Nesta perspectiva, trabalha-se sob duas perspectivas para analisar o desempenho. A primeira corresponde ao estudo diagnóstico, para que se possa estabelecer padrões de desempenho. E a segunda, trabalha com estudo de planejamento, buscando propor cenários para melhorar os fatores que impactam nas métricas estudadas.

Dessa maneira, apresentamos o método diagnóstico para desempenho.

4.2.1 Método Diagnóstico para o Desempenho de STUMPs

O método diagnóstico para avaliação de desempenho pode ser representado pelo Diagrama de Atividades apresentado na Figura 14.

Estudar o Sistema consiste em identificar as principais características atreladas ao

sistema estudado. Nesta perspectiva, a pré-condição básica da atividade é a necessidade de se avaliar o STUMP e terá como entradas referências bibliográficas e históricas a cerca destes sistemas. A partir dessas informações, o estudo é de fato executado, o que proporciona o entendimento dos Sistemas e fornece subsídios para que se possa definir os parâmetros que deverão ser estudados. Assim, o principal produto desta atividade é um documento textual com as principais características do sistema.

Definir os parâmetros e métricasemerge do estudo do sistema e tem como principal

inputas informações sobre os fatores de desempenho que podem ser melhorados. As métricas escolhidas correspondem ao que se compreende como fatores diferenciais para análise: Probabilidade de alcance do destino, tempo médio de alcance do destino, tamanho médio do sistema, tamanho médio da fila, tempo médio de fila, probabilidade do usuário perder o veículo, utilização e vazão do sistema. Com esta definição, será produzido um documento textual, que norteará o restante do estudo. Assim, são estabelecidas as métricas e os

Figura 14 – Metodologia para diagnóstico de desempenho em STUMPs.

parâmetros que servirão como base para a fase de modelagem.

Construir cenários de avaliaçãotem como pré-condição, num cenário de diagnóstico,

que se conheça o sistema e que se tenham estabelecidos parâmetros e métricas, que fornecerão as entradas para o sistema com as informações sobre os sistemas necessários para que cenários sejam criados. Para avaliação de desempenho, são considerados duas possibilidades: a primeira sobre a perspectiva do veículo para alcance do destino e a segunda numa relação entre passageiros, veículos e rota. Nesta atividade, deverá ser produzido um documento textual e elementos gráficos que servirão para elaboração do modelo. Assim, são definidos os cenários para avaliação, que resultarão na definição do que se buscará com a construção dos modelos, que representará estes cenários.

Desenvolver as estratégias de modelagem representa a fase de efetiva construção

dos modelos. Que tem como pré-condição que se tenha definido o cenário de avaliação. Considerando as duas possibilidades definidas na atividade anterior, são construídos os modelos. Para o modelo de Probabilidade de Alcance do destino, são verificados a probabilidade de alcance do destino e o tempo médio para que se chegue ao destino, definida a estratégia de modelagem, onde foi construída uma Cadeia de Markov de nascimento puro, que foi transformado em um modelo matemático de Hipoexponencial. Esse modelo será apresentado em detalhes no Capítulo 5. Para a avaliação da relação entre passageiros, veículos e rota, que busca métricas relacionadas à fila, tempo de espera, entre outras, exigindo um nível de complexidade maior de análise, a estratégia mais adequada foi a de Modelagem em SPN. Estas atividades geram como resultados os modelos que compõem a base de estudo desta tese.

Avaliar os Cenáriosemerge dos cenários e modelos construídos, apresentando como

definidos sob as perspectivas buscadas. Assim, o produto desta atividade é um documento textual que retrata o resultado das métricas avaliadas.

Estabelecer parâmetros para avaliação diagnóstica consiste em, a partir dos

resultados obtidos, estabelecer parâmetros para que se possa definir quais cenários apre- sentam melhores resultados para os STUMPS. Dessa maneira, são produzidos tabelas e gráficos que elucidam os principais resultados e os transformam em parâmetros para avaliação de outros cenários. Assim, a partir desta atividade, pode-se refletir sobre a situação atual de sistemas de transporte.

Com esta metodologia, é possível proceder a diagnósticos de desempenhos de Sistemas de Média prioridade.

4.2.2 Método de Planejamento para o Desempenho de STUMPs

O método de planejamento para desempenho pode ser apresentado através do Diagrama de Atividades visto na Figura 15.

Figura 15 – Metodologia para planejamento de STUMPs - Perspectiva de Desempenho.

Estudar o Sistema visa conhecer as principais características atreladas ao sistema.

Assim, a pré-condição básica da atividade é a necessidade de se avaliar o STUMP e terá como entradas referências bibliográficas, assim como históricas a cerca destes sistemas, além de resultados de estudos diagnósticos, se tiver sido pré-concebido. A partir dessas informações, o estudo é de fato executado, o que proporciona o entendimento dos Sistemas e fornece subsídios para que se possa definir os parâmetros que deverão ser estudados. O produto desta atividade é um documento textual com as principais características do sistema.

Definir os parâmetros e métricas deve ser construído após o estudo do sistema

melhorados através do planejamento. As métricas escolhidas são: Probabilidade de alcance do destino, tempo médio de alcance do destino, tamanho médio do sistema, tamanho médio da fila, tempo médio de fila, probabilidade do usuário perder o veículo, utilização e vazão do sistema. Nesta perspectiva, será produzido um documento textual, que norteará o restante do estudo. Assim, são estabelecidas as métricas e o parâmetros que servirão como base para a fase de modelagem.

Desenvolver as estratégias de modelagem representa a fase de efetiva construção

dos modelos, que apresenta como pré-condição para o planejamento a definição dos parâmetros e métricas de desempenho que se quer analisar. Na modelagem da Probabilidade de Alcance do destino, são verificados a probabilidade de alcance do destino e o tempo médio para que se chegue ao destino, definida a estratégia de modelagem, onde foi construída uma Cadeia de Markov de nascimento puro, a qual foi transformada em um modelo matemático de Hipoexponencial, que será apresentado em detalhes no Capítulo 5. Como se trata de um modelo estocástico, este pode ser feito em SPN de maneira equivalente. Para a avaliação da relação entre passageiros, veículos e rota, que busca métricas relacionadas à fila, tempo de espera, entre outras, a estratégia mais adequada foi a de Modelagem em SPN, já que existem muitos detalhes atrelados ao modelo e se tornaria extremamente complexo construir uma Cadeia de Markov equivalente. Estas atividades geram como resultados os modelos que compõem a base de estudo desta tese.

Construir cenários de avaliação tem como pré-condição para o planejamento, que

se tenha o modelo de planejamento determinado, além de que se conheça o sistema e que se tenham estabelecidos parâmetros e métricas. Para o planejamento da avaliação de desempenho, serão consideradas as informações que se tem sobre o sistema e cons- truídos cenários considerando os inputs necessários do modelo. Nesta atividade, deverá ser produzido um documento textual e elementos gráficos que servirão para avaliação e planejamento.

Avaliar os Cenários emerge dos modelos e cenários, e estabelece como ação a

verificação dos resultados obtidos, avaliando as métricas e parâmetros definidos sob as perspectivas buscadas. Assim, o produto desta atividade é um documento textual que retrata o resultado das métricas avaliadas que servirão como parâmetros para planejamento.

Estabelecer parâmetros para planejamento consiste em, a partir dos resultados

obtidos, estabelecer parâmetros para que se possa definir quais cenários apresentam melhores resultados para os STUMPS. Sendo produzido, portanto, tabelas e gráficos que elucidam os principais e os transformam em parâmetros para avaliação de outros cenários. Assim, a partir desta atividade, pode-se refletir sobre as melhores alternativas de planejamento para os sistemas de transporte.

A partir deste método, pode-se trabalhar o planejamento de desempenho de Sistemas de Média prioridade.