• Nenhum resultado encontrado

5. ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS DADOS

5.3.6 Modelo de FC na área de Ciências com enfoque CTS

Após a realização desse trabalho, percebemos que a forma como foi desenvolvida a FC foi muito relevante para a formação profissional das participantes da pesquisa e que contribuiu para mudanças na prática pedagógica docente.

Assim, gostaríamos de destacar que para que uma FC tenha resultados satisfatórios e atenda a sua demanda é necessário que apresente algumas características que entendemos ter sido muito relevante para o bom desempenho, aceitação e envolvimento de professores.

Na figura 47 apresentamos uma representação gráfica apresentando a forma como foi elaborada a FC. Essa descrição corresponde ao primeiro produto educacional dessa tese.

Figura 47. Representação Gráfica do modelo de FC na área de Ciências com enfoque CTS

Fonte: FABRI e SILVEIRA33

33 Modelo desenvolvido para a tese por FABRI, Fabiane e SILVEIRA, Rosemari M. C. F.

Diagnóstico inicial das dificuldades

apresentadas pelos docentes Dificuldades no conteúdo de Ciências

Dificuldades na prática pedagógica

Não compreendem o que é CTS nem ACT

Elaboração de uma FC a partir das dificuldades

FC abordando conteúdos de Física, Química, Biologia utilizando de estratégias didáticas diferenciadas com

enfoque CTS visando a ACT

Participação ativa dos docentes na construção do conhecimento e apropriação de práticas pedagógicas que

venham a colaborar para uma melhor atuação com seus alunos

Elaboração conjunta pelos docentes com auxílio de formadores e da pesquisadora do material e/ou planejamentos de aulas

para a realidade de sala de aula do docente englobando os conteúdos estabelecidos nas DCM, estratégias vivenciadas durante a FC em grupo

Sugere-se que cada grupo seja responsável por um determinado conteúdo. Assim, ao término poderão compartilhar o material/planejamento desenvolvidos englobando os conteúdos

anuais já previamente elaborados.

Apresentação para os pares do material/e

ou planejamentos elaborados. Sugestões dos pares, formadores e pesquisadora para enriquecimento do material produzido.

Reestruturação do material e/ou planejamentos.

Aplicação em sala de aula do material/planejamentos elaborados.

Apoio e disponibilidade do formador e da pesquisadora para esclarecimento de dúvidas

Troca de experiências entre os pares pós aplicação do material e/ou planejamentos para o grupo.

Formador, pesquisadora e docentes participantes enriquecendo e sanando dúvidas ainda presentes.

1 2 3 4 5 6 7 8

Nessa representação gráfica o modelo de FC tem como ponto de partida a realização de um dignóstico para perceber quais seriam as concepções dos professores quando ministram aulas na área de Ciências. Por meio desse foi possível perceber que os professores que atuam nos anos iniciais possuem dificuldades em relação ao conteúdos a serem ministrados, bem como a sua prática pedagógica e desconhecem o que vem a ser CTS e ACT.

De posse dessas concepções elaborou-se uma FC como Projeto de Extensão visando atender essas questões, os professores formadores buscaram práticas pedagógicas diferenciadas de modo que as participantes pudessem receber aporte teórico nas áreas de Física, Química, Biologia e enfoque CTS.

A participação ativa das professoras participantes em conjunto com os professores formadores foi essencial, pois a medida que iam apropriando dos conhecimentos, as práticas desenvolvidas eram aplicadas pelas professoras participantes nas suas salas de aula.

Após terem recebido o aporte teórico, elaboraram planejamentos com diferentes conteúdos para a área de Ciências, utilizando as estratégias didáticas trabalhadas na FC englobando atividades de maneira interdisciplinar visando uma ACT.

Ao término dessa elaboração, foram convidados a apresentarem aos seus pares os planejamentos elaborados para que, em conjunto com a formadora e pesquisadora pudessem enriquecer melhor seus planejamentos. Tais planejamentos precisaram ser reestruturados para que fossem aplicados em suas salas de aula.

Enquanto estavam sendo aplicados, as dúvidas eram sanadas pela formadora e pesquisadora retornando as suas escolas.

Quando todos os grupos aplicaram seus planejamentos as participantes foram convidadas a apresentarem para seus pares, nesse momento de troca de experiências, outras sugestões foram sendo levantadas, pois sendo conteúdos diferenciados as professoras participantes mostravam interesse em aplicar tal planejamento com sua turma.

Nesse modelo desenvolvido, parte-se do princípio da relevância em se fornecer formações na área de Ciências que busquem atender as dificuldades dos docentes, trazendo a tona a realidade e os conteúdos o qual precisam ministrar.

O domínio de conteúdo é o ponto de partida, pois como poderá ele proporcionar um ensino visando uma ACT se não possui aporte teórico. A partir do momento que domina o conteúdo, poderá conhecer e fazer articulações CTS visando a ACT.

Vale destacar também a importância de se considerar a realidade das escolas e dos docentes e a presença constante do formador apoiando e tirando dúvidas para que sejam implementadas em sala de aula o conhecimento que foi construído no decorrer da FC.

Ressaltamos também a importância da participação ativa dos docentes na construção do seu conhecimento, para que este possa ser transposto para a sua prática pedagógica.

A continuidade dessa formação é primordial, atendendo todos os demais profissionais que atuam nos anos iniciais, para que vão disseminando os conhecimentos adquiridos de modo a atender todos os professores que atuam nos anos iniciais.

Como coloca MIZUKAMI et al. (2002, p.12):

Na formação continuada o processo de aprender a ser professor não é: tarefa que se conclua após estudos de um aparato de conteúdos e técnicas de transmissão deles.É uma aprendizagem que deve se dar por meio de situações práticas que sejam efetivamente problemáticas, o que exige o desenvolvimento de uma prática reflexiva competente. Exige ainda que, além de conhecimentos sejam trabalhadas atitudes, as quais são consideradas tão importantes quanto os conhecimentos.

Importante destacar que esse modelo de FC, pelas sua forma e características pode ser aplicado em outros modelos de FC.