• Nenhum resultado encontrado

armazenamento de dados, gerenciamento dos recursos computacionais, backup e recuperação de desastres em sites e configuração de máquinas virtuais.

Para os consumidores do modelo de PaaS são oferecidos serviços como plataforma de teste e desenvolvimento de software, implantação de aplicações, gerenciamento de bancos de dados e integração entre aplicações distintas.

Já os consumidores do modelo de SaaS utilizam softwares de gerenciamento de documen- tos, aplicações de e-mail e escritório, redes sociais, gerenciamento de conteúdo, gerenciamento de recursos humanos e softwares de controle financeiro.

2.7

Modelos de Implantação para Computação em Nuvem

De acordo comBUYYA; BROBERG; GOSCINSKI(2010) os modelos de implantação na Computação em Nuvem podem variar de acordo com a sua localidade e distribuição física, podendo também definir os níveis de acesso aos usuários. Existem quatro tipos principais de modelos de implantação para Computação em Nuvem: 1) Nuvem Privada; 2) Nuvem Pública; 3) Nuvem Comunitária; e 4) Nuvem Híbrida (MELL; GRANCE,2011).

2.7.1

Nuvem Privada

Neste modelo de implantação o provisionamento dos recursos da infraestrutura com- putacional serão restritos e exclusivamente de uma determinada organização em particular. A infraestrutura de nuvem será de propriedade da própria organização ou de uma empresa tercei- rizada e o seu gerenciamento e operação podem ser feitos pela própria organização ou também por uma empresa terceirizada (POLASH; ABUHUSSEIN; SHIVA,2014).

SegundoBELAHCEN; ABIK; AJHOUN (2012) a Nuvem Privada é projetada para o acesso de um número limitado de usuários (ex: professores, alunos, tutores) através de uma infraestrutura de redes seguras e essa infraestrutura pode ser gerenciada pelo cliente ou ainda por um provedor de Nuvem confiável. O objetivo da implementação da Nuvem Privada é virtualizar a infraestrutura interna para disponibilizar de forma mais simples e rápida os serviços de TI aos seus clientes.

Já paraALJENAA; AL-ANZI; ALSHAYEJI(2011) a Nuvem Privada parte da premissa que a infraestrutura computacional tem que ser de propriedade da própria organização ou de um provedor e estar disponível através de redes seguras protegidas por um firewall. Essa segurança vai permitir que os provedores e usuários finais tenham mais controle sob a infraestrutura de Nuvem e com os processos que são gerenciados pela organização.

2.7. MODELOS DE IMPLANTAÇÃO PARA COMPUTAÇÃO EM NUVEM 38

2.7.2

Nuvem Pública

No modelo de implantação de Nuvem Pública todos os serviços oferecidos pelos Prove- dores de Nuvem são disponibilizados para as pessoas em geral, sem nenhum tipo de restrição e apenas com a contrapartida de que o pagamento seja feito de acordo com o uso durante a utilização do serviço. O provedor de serviços será o responsável pelo gerenciamento e instalação da infraestrutura de Nuvem (JADEJA; MODI,2012).

De acordo comMARSTON et al.(2011) a Nuvem Pública é uma solução para implantar soluções de TI com baixo custo. Esse modelo é caracterizado principalmente por estar disponível ao público em geral através de provedores de serviços de Nuvem hospedados em empresas terceirizadas. O Google Apps17 é um exemplo clássico de Nuvem Pública utilizado por várias organizações e clientes.

O modelo de Nuvem Pública reserva um espaço virtual exclusivo para cada usuário e está disponível para o público em geral. O usuário pode se beneficiar dos serviços oferecidos pela infraestrutura de Nuvem Pública bastando apenas que ele pague de acordo com o tempo de utilização. Os serviços disponibilizados por essa infraestrutura são de propriedade de empresas terceirizadas e são mantidos e gerenciados por grandes Datacenters (GAJBHIYE; SHRIVASTVA,

2014).

2.7.3

Nuvem Comunitária

Este modelo de implantação é aplicado quando os serviços de tecnologia da informação são compartilhados por todos em uma comunidade que envolva várias organizações e que possuam interesses em comum como: políticas, objetivos e missões. A infraestrutura de Nuvem Comunitária pode ficar dentro de uma das organizações da comunidade, ou pode ser hospedada por prestadores de serviços terceirizados (JADEJA; MODI,2012).

De acordo comDILLON; WU; CHANG(2010) uma Nuvem Comunitária é composta por várias organizações onde são compartilhadas as mesmas preocupações de valores, ética, políticas e requisitos funcionais. Essas organizações compartilham de uma mesma infraestrutura de Nuvem que oferece um alto grau de escalabilidade econômica e utiliza a democracia como forma de manter o equilíbrio entre si. A infraestrutura pode ser mantida por terceiros ou por uma das organizações que fazem parte da comunidade.

2.7.4

Nuvem Híbrida

Como o próprio nome sugere, esse modelo de implantação faz a combinação de duas ou mais infraestruturas de nuvens distintas (privada, comunitária, ou pública) que permanecem como uma única entidade. Os participantes dessa infraestrutura de Nuvem estão unidos por tecnologias padronizadas que permitem a portabilidade de aplicações entre eles (MELL; GRANCE,2011).

2.7. MODELOS DE IMPLANTAÇÃO PARA COMPUTAÇÃO EM NUVEM 39 De acordo comCHOU(2015) a Nuvem Híbrida é o serviço que conta com a colaboração da Nuvem Pública com a Nuvem Privada e com as opções de uma Nuvem Comunitária. Este modelo é baseado nas necessidades corporativas como estratégia, segurança e confidencialidade, onde as organizações podem alocar as cargas de trabalho em infraestruturas de Nuvem separadas. Um exemplo seria a utilização de uma Nuvem Pública para enviar dados e uma Nuvem Privada para um ambiente de desenvolvimento de aplicações.

Atualmente esse tipo de Nuvem é amplamente utilizado por organizações que desejam minerar os dados sensíveis a partir dos dados não sensíveis. Um exemplo tipico seria a utilização de uma Nuvem Privada para a manutenção de um banco de dados com informações confidenciais, e as demais informações não confidenciais seriam mantidas pela Nuvem Pública (CHHABRA; DIXIT,2015).

Uma forma de demonstrar às organizações e clientes todas as características e modelos encontrados na Computação em Nuvem é apresentando uma visão geral desse novo paradigma da computação. A Figura2.5ilustra essa visão geral.

Figura 2.5: Visão Geral da Computação em Nuvem

Fonte:WIND(2011)

Esta figura evidencia a categorização da Computação em Nuvem como uma nova forma de disponibilizar o provisionamento de recursos computacionais que são entregues aos con- sumidores finais como um tipo de serviço. Esses serviços são disponibilizados na forma de infraestrutura, plataforma ou software (AHMADIPOUR et al.,2012).

Estes serviços podem ser implantados e gerenciados dentro da própria organização com sua própria infraestrutura de TI, ou ainda podem ser implantados dentro de uma empresa terceirizada e ter o gerenciamento feito pela própria organização ou pela terceirizada e, por último, existe a possibilidade da combinação de duas infraestruturas de Nuvens distintas como

2.8. STAKEHOLDERS NA COMPUTAÇÃO EM NUVEM 40