• Nenhum resultado encontrado

2. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO DECORRER DO ESTÁGIO

2.4. Desenho de material POS – Table tents, Monofolhas, Toalhetes

2.4.3. Monofolhas

As monofolhas são folhas impressas apenas de um lado que contêm informação sobre um produto, serviço ou evento, para fins publicitários. Servem para enviar a clientes durante o processo de negociação, para consulta dos comerciais e para disponibilizar nos locais de venda do produto/serviço/evento.

A estagiária elaborou o Plano de Trabalho Criativo (ver tabela 5), que serviu de base para o desenvolvimento das monofolhas de alguns vinhos das marcas da empresa: Herdade Monte da Cal (ver figura 5, 6 e 7), Quinta de Lourosa (ver figura 8 e 9), Casa de Santar (ver figura 10 e 11), Paço dos Cunhas de Santar (ver figura 12), Palestra (ver figura 13) e QdoE (ver figura 14, 15 e 16). As monofolhas contêm elementos verbais, como a assinatura e o site de cada marca, os nomes dos produtos, informação técnica resumida sobre os vinhos e a mensagem “Seja responsável. Beba com moderação.”

Apresentam ainda, elementos gráficos como o espaço destinado ao preço da garrafa de 750ml/350ml e do copo/flute (muito útil nos espaços de restauração), o logótipo, imagens dos produtos, medalhas recebidas e fotos das vinhas, adegas e espaços de enoturismo das marcas. As monofolhas foram redigidas em português e inglês e encontram-se estruturalmente bem organizadas sendo de fácil leitura.

Relatório de Estágio

Tabela 5 – Plano de Trabalho Criativo: Monofolhas das várias marcas

Fa

cto

princip

al

O setor dos vinhos em Portugal tem vindo a enfrentar nos últimos anos uma estagnação do consumo, e a opção por parte dos consumidores por vinhos com um preço mais baixo. Este cenário obriga as empresas portuguesas a adotarem estratégias de negócio mais eficazes, de forma a obterem um nível de competitividade superior.

A Dão Sul através das suas marcas, apresenta um basto e diversificado portfólio de produtos que precisam de ser comunicados para conquistarem mercado e reforçarem a notoriedade das marcas.

Objetivo

da

pub

licida

de Dar a conhecer (produtos).

Fazer agir (levar o consumidor a realizar a compra).

Alvo

Herdade Monte da Cal: Consumidores dos 30 aos 60 anos que frequentam restaurantes do tradicional ao sofisticado. E, consomem vinho alentejano com predisposição para experimentar novas sugestões e novidades.

Quinta de Lourosa: Consumidores dos 20 aos 40 anos que são socialmente ativos, apreciam o convívio entre amigos, e procuram produtos a um preço low cost que ofereçam uma imagem superior ao seu preço. Emoção, partilha de experiência e de gastronomia.

Palestra: Consumidores dos 25 aos 50 anos socialmente ativos que apreciam momentos de convívio e descontração que procuram produtos que apresentam uma imagem superior aos seu preço.

Paço dos Cunhas: Consumidores dos 28 aos 60 anos que apreciam projetos diferenciadores, com consciência e preocupação por uma vida e planeta saudável, com respeito pela natureza e pela cultura e valores do património de Portugal. Que procuram produtos distintos e com excelente relação de preço qualidade “naturalmente biológicos”.

QdoE: Consumidores dos 20 aos 50 anos que frequentam bares/discotecas e restaurantes sofisticados. Praticantes de atividades com grande valor simbólico e de interação – descobrir.

Cabriz: Consumidores dos 25 aos 55 anos que gostam dos momentos do quotidiano com simplicidade e que têm a certeza que estes produtos são a sua melhor escolha na relação qualidade/preço. Mas que confiam nestes produtos como a sua 1º escolha para ocasiões especiais.

Casa de Santar: Consumidores dos 30 aos 60 anos que apreciam e procuram a melhor relação de preço e grande qualidade com distinção associado ao elemento e identidade da marca, tradição nobreza e elegância. Tendo uma posição social no

Relatório de Estágio Estratégia cr ia tiv a

Benefício ao consumidor: Representar o verdadeiro Património Vínico de cada região.

Cabriz, Casa de Santar e Paço dos Cunhas de Santar: Região do Dão. QdoE: Região da Bairrada.

Quinta de Lourosa: Região dos Vinhos Verdes. Palestra: Região do Douro.

Herdade Monte da Cal: Região do Alentejo.

Sup

ortes

Os produtos da marca Herdade Monte da Cal, Casa de Santar, Paço dos Cunhas de Santar e Quinta de Lourosa têm Denominação de Origem Controlada (D.O.C.), atestando a genuinidade da matéria-prima desses mesmos produtos.

O edifício Herdade Monte da Cal, que deu nome à marca e de onde é originário o vinho dos seus produtos é considerado Património de Portugal.

A adega onde são produzidos os vinhos da marca QdoE é um edifício único e moderno no coração da Bairrada, que apresenta um design inovador e contemporâneo.

Tom

Estético: Recurso a elementos característicos da história, cultura e tradição de cada região. Bem como dos valores de cada marca.

Instruçõe

s e

limitaçõ

es

Norma legal que deve figurar nas monofolhas:

Cláusula 8.1 do Código de Auto-regulamentação da Comunicação Comercial em Matéria de Bebidas Alcoólicas, todos os materiais promocionais que se destinem ao mercado nacional têm de ter presente obrigatoriamente a mensagem “Seja responsável. Beba com moderação.”

Relatório de Estágio

Relatório de Estágio

Relatório de Estágio

Relatório de Estágio

Relatório de Estágio

Relatório de Estágio

Relatório de Estágio

Relatório de Estágio

Relatório de Estágio

Relatório de Estágio

Relatório de Estágio

Relatório de Estágio

Relatório de Estágio

Documentos relacionados