• Nenhum resultado encontrado

2. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO DECORRER DO ESTÁGIO

2.4. Desenho de material POS – Table tents, Monofolhas, Toalhetes

2.4.1. Table Tent´s

Os table tent´s caracterizam-se por serem unidades promocionais autónomas. Como o

próprio nome indica são criados para serem apoiados sobre superfícies horizontais, principalmente mesas e balcões. São feitos de cartolina (com vinco a meio) impressa dos dois lados, com imagens iguais em ambos os lados ou diferentes. A impressão é por norma feita a cores, com o objetivo de criar maior impacto no consumidor.

Este material é muito utilizado no canal HORECA que distribui os produtos especificamente em hotéis, restaurantes e cafés. Mas, a utilização de table tent´s não se limita apenas a estes espaços, qualquer negócio pode usar este material para aumentar as vendas do seu negócio. Assim, os table tent´s não devem apenas informar, devem também despertar no consumidor o desejo de querer adquirir determinado produto/serviço, este comportamento decorrerá mais facilmente se neste material promocional existir uma oferta apelativa para o consumidor.

A estagiária desenvolveu quatro table tent´s para quatro marcas diferentes: Herdade Monte da Cal, QdoE, Cabriz e Casa de Santar. Os primeiros dois destinam-se ao mercado nacional e os restantes dois ao mercado internacional, nomeadamente a Macau e à China. Em ambos os casos vão ser utilizados em espaços de restauração e serão produzidos por uma empresa subcontratada e distribuídos pelos comerciais da Dão Sul.

Contudo, antes da criação dos mesmos, a estagiária elaborou o Plano de Trabalho Criativo para cada marca, de modo a que este a orientasse no trabalho que iria realizar.

Na tabela 1, é apresentado o Plano de Trabalho Criativo que serviu de base para a criação do table tent (ver apêndice 5) e toalhete da marca Herdade Monte da Cal (apresentado no ponto 2.4.2., pág. 26). Foram utilizados como elementos verbais a assinatura da marca “Património Alentejano. Património de Portugal./Alentejo Heritage. Portugal Heritage.”, o site www.montedacal.com, o título “Vinho Recomendado/Wine Suggestion” e a mensagem “Seja responsável. Beba com moderação.” Quanto aos elementos gráficos o

Relatório de Estágio

Tabela 1 – Plano de Trabalho Criativo: table tent e toalhete da Herdade Monte da Cal

Fa

cto

principa

l

Herdade Monte da Cal é uma marca de vinhos da região do Alentejo. Esta encontra- se num segmento de mercado que se encontra saturado devido à enorme oferta existente. O que significa que o mercado está a ser atacado por produtos com posicionamento igual que concorrem diretamente com os produtos da Herdade Monte da Cal, muitas vezes a preços bastante inferiores. Arruinando, deste modo, as margens praticadas.

Recentemente a marca sofreu um rebranding, pelo que é necessário comunicar a nova imagem e reforçar a notoriedade da marca.

Objet iv o da pub licida

de Dar a conhecer (a nova imagem).

Fazer agir (levar o consumidor a realizar a compra).

Alvo

 Consumidores dos 30 aos 60 anos;

 Consumidores de restaurante do tradicional ao sofisticado;

 Consumidores de vinho alentejano com predisposição para experimentar novas sugestões e novidades.

Estratégia criativ

a

Benefício ao consumidor: Representar o verdadeiro Património Vínico Alentejano e Português.

Para o consumidor, a marca Herdade Monte da Cal é a certeza de que adquiriu um produto autêntico da região do Alentejo. E, que o mesmo o fará disfrutar de um vinho com as características tão intrínsecas dessa região vinícola.

Sup

ortes

Os produtos da marca têm Denominação de Origem Controlada (D.O.C.), atestando a genuinidade da matéria-prima desses mesmos produtos.

O edifício Herdade Monte da Cal, que deu nome à marca e de onde é originário o vinho dos seus produtos é considerado Património de Portugal.

Tom

Estético: Recurso a elementos característicos da história, cultura e tradição da região alentejana.

A nova imagem da marca segue uma linha que vai ao encontro da paisagem e património alentejanos: o imenso céu azul, as casas caiadas com faixas azuis, numa ligação íntima a um Alentejo genuíno, de aromas, sabores e texturas, da natureza, do silêncio e da imensidão.

s e es Norma legal que deve figurar no table tent e no toalhete:

Relatório de Estágio

A tabela 2, expõe o Plano de Trabalho Criativo utilizado para desenvolver o table tent da marca QdoE (ver apêndice 6). Neste table tent estão presentes elementos verbais como a assinatura da marca “Design your life./Desenha a tua vida.”, o site www.quintadoencontro.pt, o título “Vinho Recomendado/Wine suggestion” e a mensagem “Seja responsável. Beba com moderação.” Apresenta também elementos gráficos, tais como o logótipo, o QR code, as imagens dos produtos QdoE Branco, QdoE Tinto, QdoE Espumante Bruto e QdoE Espumante Rosé, barras com a cor oficial da marca (PANTONE 137C), espaços em branco perto das imagens de produto para colocação do preço, fotografias da Quinta do Encontro e como fundo o desenho do contorno do edifício da Quinta do Encontro.

Tabela 2 – Plano de Trabalho Criativo: table tent QdoE

Fa

cto

principa

l

QdoE é uma marca de vinhos brancos, tintos e espumantes, com um estilo moderno e atual, da região da Bairrada.

Posicionamento: “… é uma marca que se dirige a pessoas elegantes, ousadas que

procuram uma vida alegre, descomplicada feita de experiências únicas e marcantes.”

Tendo em conta que o setor dos vinhos se baseia em conceitos como a tradição e os regionalismos vinícolas, qualquer marca que se assuma contemporânea e ousada causa estranheza no mercado, deixando o consumidor com dúvidas em relação à autenticidade do produto.

Posto isto, é necessário comunicar, explicar e afirmar o posicionamento da marca.

Objetivo

da

pub

licida

de Dar a conhecer (a marca).

Fazer agir (levar o consumidor a realizar a compra).

Alvo

 Consumidores dos 20 aos 50 anos;

 Consumidores de bares/discotecas e restaurantes sofisticados;

 Praticantes de atividades com grande valor simbólico e de interação – descobrir

Estratégia criativ

a A identificação valorizadora ou gratificante:

Experiências únicas. Emoções Puras/Autênticas/Fortes. Momentos perfeitos e ousados.

Relatório de Estágio

A marca QdoE transmite ao consumidor um conceito de desenhar a vida e vivê-la com estilo, desfrutando desse modo dos momentos de uma forma irreverente, com produtos elegantes, descomplicados e envolventes.

Sup

ortes

A adega onde são produzidos os vinhos da QdoE é um edifício único e moderno no coração da Bairrada, que apresenta um design inovador e contemporâneo.

Tom

Estético:

Recurso a elementos que se ajustem aos valores (envolvimento, paixão, alegria, confiança, jovialidade) e à personalidade da marca (Apaixonada, elegante, envolvente, ativa, alegre e ousada).

Instruçõe

s e

limitaçõ

es

Norma legal que deve figurar no table tent:

Cláusula 8.1 do Código de Auto-regulamentação da Comunicação Comercial em Matéria de Bebidas Alcoólicas, todos os materiais promocionais que se destinem ao mercado nacional têm de ter presente obrigatoriamente a mensagem “Seja responsável. Beba com moderação.”.

Fonte: Elaboração própria.

Segue-se o Plano de Trabalho Criativo (ver tabela 3) para a criação do table tent da marca Cabriz (ver figura 2) que se destina ao mercado da China e Macau. Por esse motivo, este material de POS será escrito em Português, Chinês e Inglês. Para o desenho do mesmo, foram utilizados como elementos verbais, a assinatura da marca “Dão é Cabriz/ Cabriz酒 庄! Dao产区最优秀的酒庄/Dão region is Cabriz”, o site da empresa www.daosul.com, o título “Vinho recomendado/备受专业人士推荐的葡萄酒/Wine suggestion”. E, para

que o consumidor entenda que o preço (¥) é referente apenas a uma garrafa é colocada a palavra nos três idiomas 葡萄酒瓶/Garrafa/Bottle e também a identificação de cada tipo

de vinho: 白葡萄酒/Branco/White e 红葡萄酒/Tinto/Red. Como elementos gráficos é

usado o logótipo, as imagens dos produtos Cabriz Colheita Selecionada Branco e Cabriz Colheita Selecionada Tinto e é utilizado o preto por ser uma cor com bastante aceitação no mercado para o qual se dirige. Foram também colocados espaços em branco para posterior colação do preço do produto e como fundo é usada uma fotografia de uma

Relatório de Estágio

Tabela 3 – Plano de Trabalho Criativo: table tent Cabriz

Fa

cto

principa

l Cabriz é uma marca de vinhos da região do Dão. Este encontra-se num segmento de mercado que tem vindo a sofrer consecutivas perdas de vendas. O que significa que este segmento está a perder quota de mercado para outros segmentos.

É com base nisto, que a marca tem realizado um esforço enorme para ultrapassar as perdas de mercado, tendo sofrido recentemente um rebranding. Pelo que é necessário comunicar a nova imagem e reforçar a notoriedade da marca.

Objetivo

da

pub

licida

de Dar a conhecer (a nova imagem).

Fazer agir (levar o consumidor a realizar a compra).

Alvo

 Consumidores dos 25 aos 55 anos;

 Consumidores que gostam dos momentos do quotidiano com

simplicidade e que têm a certeza que estes produtos são a sua melhor escolha na relação qualidade/preço;

 Consumidores que confiam e selecionam estes produtos como a sua 1ª escolha para ocasiões especiais.

Estratégia

cr

ia

tiv

a Benefício ao consumidor: Representar a região do Dão, assumindo-se como ‘Best

Value do Dão.’

Assinatura da Marca: Dão é Cabriz.

Para o consumidor, a marca Cabriz permite-lhe disfrutar com confiança de um produto autêntico da região do Dão.

Sup

ortes

A empresa assume a liderança da Região Demarcada do Dão, usufruindo assim da grande quota de mérito na fama conquistada pela região em termos de produção de vinhos de qualidade.

Os vinhos Cabriz são, comprovadamente vinhos de excelência de uma região vinícola singular. Pelo que faz todo o sentido afirmar, que ‘Dão é Cabriz’.

Tom

Emotivo: Apela-se à tradição da marca, ao trabalho que tem realizado para representar da melhor forma a região do Dão.

Valores: Ligação à terra, às castas da região, à inovação, à qualidade, à família e à

comunidade.

Relatório de Estágio

Por último, o Plano de Trabalho Criativo (ver tabela 4) que sustentou o desenvolvimento do table tent da marca Casa de Santar (ver figura 3), também ele para o mercado internacional (China e Macau). Pelo que foram utilizados os idiomas Português, Chinês e Inglês nos elementos verbais, como a assinatura da marca “Uma Família, Uma Paixão/ 一脉相传,家族世代对葡萄酒的热情在这里传承延续/One Family, One Passion.”, o

site da empresa www.daosul.com, o título “Vinho recomendado/备受专业人士推荐的

葡萄酒/Wine suggestion”. Para que o consumidor entenda que o preço (¥) é referente apenas a uma garrafa é colocada a palavra nos três idiomas 葡萄酒瓶/Garrafa/Bottle e

também a identificação de cada tipo de vinho: 白葡萄酒/Branco/White e 红葡萄酒

/Tinto/Red. Como elementos gráficos foi usado o logótipo, as imagens dos produtos Casa de Santar Colheita Branco e Casa de Santar Colheita Tinto, retângulos com transparência para posterior colocação do preço e como fundo uma fotografia da paisagem extraordinária das vinhas em Santar.

Tabela 4 – Plano de Trabalho Criativo: table tent Casa de Santar

Fa

cto

principa

l Casa de Santar é uma marca de vinhos da região do Dão. Esta encontra-se num segmento de mercado que tem vindo a sofrer consecutivas perdas de vendas. O que significa que este segmento está a perder quota de mercado para outros segmentos. Pelo que é necessário comunicar a marca e reforçar a notoriedade da mesma que sempre foi associada à excelente qualidade dos seus produtos.

Objetivo

da

pub

licida

de Fazer gostar (marca).

Fazer agir (levar o consumidor a realizar a compra).

Alvo

 Consumidores dos 30 aos 60 anos;

 Consumidores que apreciam e procuram a melhor relação de preço e grande qualidade com distinção associado ao elemento e identidade da marca, tradição nobreza e elegância. Tendo uma posição social no segmento médio/alto, e identificação nos valores emocionais e culturais com a história.

Relatório de Estágio

Estratégia

cr

ia

tiv

a Benefício ao consumidor: Representar a região do Dão, assumindo-se como sendo a melhor escolha, ‘ o autêntico sabor da tradição do Dão’.

Assinatura da Marca: ‘Uma Família. Uma Paixão.’

Para o consumidor, a marca Casa de Santar permite-lhe disfrutar de momentos especiais, associados à cultura e aos vinhos, à reunião da família e amigos em celebrações, através de um produto com história.

Sup

ortes

A empresa assume a liderança da Região Demarcada do Dão, usufruindo assim da grande quota de mérito na fama conquistada pela região em termos de produção de vinhos de qualidade.

Os produtos da marca têm Denominação de Origem Controlada (D.O.C.), atestando a genuinidade da matéria-prima desses mesmos produtos.

Tom

Emotivo: Apela-se à notoriedade da marca, através do seu o caracter histórico e à sua tradição de 300 anos de história.

A marca Casa de Santar enquanto símbolo na região do Dão de história e tradição familiar. Valor de distinção, nobreza e excelência.

Valores: Nobreza, Excelência, Distinção, Carácter Histórico, Cultura.

Relatório de Estágio

Documentos relacionados