• Nenhum resultado encontrado

MOOCs desenvolvidos pela Universidade Aberta que foram alvo do presente estudo

2. Revisão da Literatura

2.8. MOOCs desenvolvidos pela Universidade Aberta que foram alvo do presente estudo

alvo do presente estudo

Neste trabalho foram abordados os três cursos MOOC abaixo apresentados, sendo que o curso que foi alvo de um estudo mais aprofundado foi o ECOiMOOC “Competências Digitais para Professores”. No Anexo 1 são apresentadas as diferentes edições de cada um dos cursos.

2.8.1. MOOC 1: “Lisboa e o Mar: uma História de Chegadas e

Partidas”

Este MOOC

“foi desenhado utilizando uma abordagem multidisciplinar com o objetivo de proporcionar aos seus participantes a compreensão e análise crítica da multiplicidade de perspetivas relacionadas com a complexa e diversificada dimensão da relação de Lisboa com as pessoas e culturas que a cruzaram ao longo dos séculos. Este MOOC aborda importantes temas, em diferentes períodos históricos, que demonstram o processo da interseção de influências no plano cultural, político, social e económico”.

Página 48 de 164 Este MOOC pretende assim estabelecer uma relação direta entre a cidade a que se refere (Lisboa) com os seus habitantes, nunca perdendo de vista as razões pelas quais esta relação se estabeleceu. Para tal, “navega-se” por entre momentos relevantes da história que marcaram profundamente a cidade e fazem dela o que ela é atualmente (Figura 2-12).

O MOOC aborda a história fulgurante da cidade e qual o seu papel ao longo dos séculos abordando os aspetos culturais (e qual a origem das suas influências), sociais, políticos e económicos para assim fazer um enquadramento de uma cidade que em tempos foi considerada uma das cidades mais influentes do mundo.

Estrutura do curso:

 Lição 1 – Ambientação ao curso – Boot Camp

 Lição 2 – Roteiro de Aprendizagem do MOOC:Lisboa e o Mar

 Lição 3 – Lisboa no séc. XVI: espaço de encontro de culturas numa história global  Lição 4 – Lisboa e o seu porto na Época dos Descobrimentos

 Lição 5 – Lisboa e a diáspora cristã nova na Época Moderna

 Lição 6 – Lisboa e a geografia do azulejo barroco no espaço atlântico

Figura 2-12 – Écrans no MOOC: Lisboa e o Mar

Página 49 de 164

2.8.2. MOOC 2: “Alterações Climáticas: Ligando Ciência e

Experiências de Vida”

Este MOOC tem como objetivo

“introduzir o conceito de alterações climáticas no contexto do desenvolvimento sustentável, relacionando-o com as experiências vivenciadas por cada um. Assim, algumas das questões fundamentais que se procuram desenvolver neste curso são: Como é que as alterações climáticas influenciam ou podem vir a influenciar a nossa sociedade e o nosso dia-a-dia? Como podemos avaliar a informação disponível sobre o que fazer relativamente às alterações climáticas, de modo a tomarmos as nossas decisões de uma forma racional e informada? Como é que as nossas tomadas de posição e comportamentos podem influenciar o futuro da sociedade e do planeta?”

(UAb, 2016)

Figura 2-13 – Écrans no MOOC: Alterações Climáticas

Página 50 de 164 Este MOOC é um curso cujo ponto crucial é promover o repensar da postura ambiental de cada participante e em que medida as alterações climáticas influenciam diretamente o quotidiano de cada um, fazendo com que cada participante possa assumir um papel ativo e consciente sobre as formas de combater as causas e minimizar os efeitos colaterais destas alterações (Figura 2-13).

Estrutura do curso:  Lição 1 – Boot Camp

 Lição 2 – Learning Schedule

 Lição 3 – What the science tell us about climate change?  Lição 4 – Economics and climate change

 Lição 5 – The climate change policy

 Lição 6 – A sociological perspective of climate change

 Lição 7 – Climate change: Integration of perspective in the context of sustainable development

2.8.3. MOOC 3: ECOiMOOC “Competências Digitais para

Professores”

O ECOiMOOC “Competências Digitais para Professores” surgiu como o MOOC piloto promovido pela UAb (um dos parceiros do projeto ECO).

Figura 2-14 – Plataforma ECO: Competências digitais para Professores

Página 51 de 164 Com uma duração de 6 semanas, o curso teve como objetivo provocar reflexão e discussão sobre o desenvolvimento de competências digitais necessárias para a utilização das tecnologias digitais na educação, mais especificamente no contexto de sala de aula. A reflexão é sobre as formas de integração de ferramentas de aprendizagem social, a fim de alcançar um impacto positivo no desempenho dos alunos. A estrutura do curso é composta por três temáticas nomeadamente: Pesquisa, selecionar e compartilhar recursos na internet; Uso de ferramentas digitais na sala de aula; Promover a aprendizagem colaborativa através de ferramentas digitais.

A informação detalhada em relação à estrutura do curso (programa, objetivos, recursos, etc.) foi fornecido no sistema de gestão de aprendizagem Moodle25, no Guia de Aprendizagem do curso - que forneceu a informação como para os objetivos de aprendizagem, as competências para ser desenvolvido, ambiente de aprendizagem, metodologia, recursos, certificação e cronograma.

O MOOC foi concebido de base com num modelo pedagógico virtual. A plataforma que suportou o MOOC Resulta da Integração de um Sistema de Gestão de Aprendizagem (Moodle) e um Sistema de Rede Social (Elgg26), proporcionando formas de adquirir, desenvolver ou consolidar competências inerentes ao século XXI, como colaboração, partilha de conhecimentos e pensamento crítico (Teixeira e Mota, 2013).

O sistema de rede social Elgg apoiou as interações sociais e agiu como um espaço colaborativo para os participantes do curso. Uma plataforma articulada (Moodle e Elgg) da UAb foi integrado na Plataforma MOOC do ECO (Figura 2-14).

O sistema de rede social Elgg (software livre) oferece funcionalidades / ferramentas como microblogging (denominado de “The Wire”), blogs, bookmarks, upload/repositório de arquivos repositório, perfil e gestão de "amigo de um amigo" online (possibilitando “seguir” outros participantes e criar uma de lista de "amigos"). O sistema “The Wire” permite enviar mensagens curtas, até 140 caracteres (semelhante ao Twitter) e, no âmbito deste curso, é um espaço criado para a promoção da interação, partilha de recursos, lançando desafios, ou compartilhar uma breve ideia. O uso de tag com palavras-chave é suportada permitindo uma melhor organização dos posts por temáticas.

25 moodle.org/?lang=fr

Página 52 de 164 Estrutura do curso:

Tem a duração total de 6 semanas, sendo a primeira, dedicada à Ambientação. As restantes 5 semanas estão divididas em 3 tópicos:

 Tema 1 – Pesquisar | Selecionar | Partilhar

o Pesquisar, selecionar e partilhar recursos na internet;  Tema 2 – Interpretar | Construir | Comentar

o Utilizar ferramentas digitais na sala de aula  Tema 3 – Analisar | Refletir | Expandir

o Promover a aprendizagem colaborativa através de ferramentas digitais

Figura 2-15 – Interações no MOOC: Competências digitais para Professores Fonte: (eco.imooc.uab.pt/elgg/file/view/18900/competencias-digitais-para-professores)