• Nenhum resultado encontrado

Nós moradores [determinado bairro de Salvador/BA] estamos com um problema perante a CONDER a desapropriação por

causa de um projeto da Via-Portuária, que eles insistem em passar por nossa Avenida um viaduto e exterminar as nossas casas. Estamos nos mobilizando para entrar com uma ação no ministério público. Eu que nunca fui eleitor desse Governador atual, gostaria ou gostariamos que os Srs nos orientassem ou nos dessemos uma

força. Inclusive, fiz um projeto que não oferece risco para a nossa avenida e nem a quadra de esportes. Essa obra pode ser desviada mas parece que a CONDER tem medo dos donos das casas de auto-peças e dos favelados sem-teto que habitam a sede abandonada do conselho tutelar fazendo dalí um ponto de encontro para coisas ilícitas, pivetatas e tráfico de drogas. Isso sem falar nas casas de auto-peças que só servem para infernizar as nossas vidas. E tem um shooping abandonado que poderia abrigar todas aquelas casas. Deputados, pagamos nossos IPTUs em dias, conta de agua luz, e telefone, temos nossas casas boas e não queremos as indenizações deles porque eles jamais irão pagar-nos o que merecemos, e ademais alí naquela avenida, está também tuda nossa história. Por favor nos ajude nos dê uma resposta através do meu e- mail [e o cidadãos em questão disponibiliza o e-mail para o deputado contatá-lo] [grifos nossos] ;

Usuário 2 – Sr. Deputado Heraldo Rocha, Boa noite, Enviei no dia 28/01/09, uma mensagem a respeito da ultima Assembleia realizada ai quando foi votado os projetos e não recebi uma resposta. Falo isso porque comentei outros assuntos e gostaria de obter uma resposta. Agora como Agente Administrativo gostaria de saber como ficamos em relação ao Plano de Carreia, pois somos os mais prejudicados sempre ficamos por fora de tudo. Aguardo uma resposta. Obrigada.

[grifos nossos]

Evidenciam-se nestas mensagens a confiança imputada aos representantes políticos para solucionar problemas de ordem prática na vida dos cidadãos. A recorrência aos dispositivos potencialmente interativos, como uma primeira estratégia de contato com os deputados, parece uma constância dos usuários dos sítios parlamentares, porém estas mesmas mensagens indicam uma ausência de respostas efetivas subscritas aos solicitantes – ‘não recebi uma resposta’ e ‘algumas sugestões não me foram respondidas’.

Na sequência dos websites que excederam a marca dos 50%, encontram-se os sítios de Neusa Cadore (55%), Waldenor Pereira e Zé Neto (ambos com 53%). No site de Neusa Cadore, apesar de disponibilizar uma agenda de atividades e informações acerca do horário de local dos possíveis encontros com os cidadãos interessados, não apresentava uma política que indicasse o prazo de atendimento dessas demandas. Observou-se nos demais sites a correlação da ‘agenda de atividades do deputado’ e ‘informações acerca do horário e local para o atendimento’ com conteúdos que indicassem o período de respostas das mensagens remetidas pelos usuários, o contrário do presente website. A primeira simulação nos canais interativos (e-mails), solicitando um encontro presencial com os parlamentares, aconteceu no dia 15 de dezembro de 2010. A deputada (ou a

assessoria imbuída desta responsabilidade) respondeu à solicitação no dia seguinte desta forma:

Prezado José Carlos Sales,

A sua pesquisa faz-se pertinente ser aplicada junto a nossa Assessoria de Comunicação inteiramente disponível, Tony Teófilo, através deste email ou pelos telefones: (71) 3115-5451/7148.

Saudações e boa sorte na conclusão do mestrado Neusa Cadore – deputada estadual PT

Presidente da Comissão Direitos da Mulher Assembléia Legislativa da Bahia

O website também disponibiliza um glossário com termos técnicos recorrentes à esfera política, como exemplos ‘proposições’, ‘requerimento’, ‘moção’, ‘indicação’, ‘projetos de lei’, ‘projeto de emenda constitucional’. Na página desta parlamentar apresentava uma seção convidando os usuários a encaminharem uma proposição – Envie sua proposição: faça sua sugestão de proposição para o mandato da gente. Quando acessado, surge a mensagem:

Faça sua sugestão de proposição legislativa para o Mandato da Gente. Para que a nossa ação legislativa represente cada vez mais os diversos segmentos de apoiadores e apoiadoras que compõem a base do Mandato da Gente, criamos, este espaço aonde receberemos sugestões de possíveis proposições legislativas, que serão objeto de análise pela Assessoria Legislativa do mandato. Contamos com a contribuição de todos e todas, na certeza de que este novo mecanismo de comunicação qualificará a nossa ação parlamentar! [grifos nossos]

Como uma respondente direta da solicitação encaminhada pelo pesquisador, percebe-se no discurso de Neusa Cadore uma preocupação iminente com a participação dos usuários no processo político, principalmente a participação destes nas sugestões de proposições legislativas, pois a deputada e a Assessoria do Gabinete aguardam ‘a contribuição de todos e todas’.

No sítio de Waldenor Pereira, na seção destinada à apresentação do parlamentar, identifica-se um texto condizente ao mandato do deputado:

Uma das marcas principais de um mandato verdadeiramente popular é a transparência da sua atuação e a prestação de contas permanente dos seus atos. Perseguindo esse objetivo, estamos recorrendo a mais esse importante canal de comunicação, a

"Internet", por meio do qual a população poderá ter o livre acesso a informações, sobre a nossa atuação como Deputado Estadual. Projetos, Moções, Indicações, Requerimentos, Agenda, Artigos, Matérias Jornalísticas (Releases), Galeria de Fotos são ações relacionadas ao mandato que a população terá acesso ao visitar a nossa "home-page". Visando uma maior interação da população com o mandato, o "site" oferece os recursos de apresentação de sugestões e a realização periódica de enquetes sobre os mais variados temas da política. Portanto, interaja com esse importante canal de comunicação e acompanhe passo a passo as ações do nosso mandato, que tem o compromisso de honrar a luta de tantos que tombaram na defesa intransigente de uma sociedade mais justa e igualitária e acreditaram, sempre, que uma nova Bahia é possível!

[grifos nossos]

A mensagem do político supracitada explicita aspectos relevantes para a abordagem desta pesquisa concernente à informação pública e participação política em rede. O texto assinala algumas nuanças constituintes de uma política democrática – ‘verdadeiramente popular’ – retomando termos como transparência e livre acesso à informação. Porém, o sítio analisado não apresentava conteúdos que visassem à prestação de contas dos gastos públicos, agenda com os devidos registros das atividades do parlamentar ou indicações de horário e local destinados aos encontros presenciais. Constava, entretanto, um sistema de busca no site complexo, categorizando os resultados da pesquisa, possibilidade de registro de mensagens nas páginas, e outras oportunidades de consecução de informação pública.

O sítio na internet do deputado Zé Neto constava a ‘Rádio Zé’ com áudios proferidos pelo parlamentar, ‘Artes do Zé’ – que disponibilizava jingles de campanha, poesias, vídeos, cartazes políticos –, informações sobre concursos e licitações públicos, agenda de compromissos (sem compromissos para o mês de janeiro de 2011), informativos de diversos municípios baianos, e outros. Possibilitava o download de documentos como relatórios, decretos e portarias, e o contato com o político na seção ‘Fale com Zé’. A assessoria deste deputado respondeu no dia 06 de janeiro de 2011 à mensagem enviada pelo pesquisador com o texto transcrito a seguir:

Prezado José Sales,

Este mês de janeiro a Assembléia Legislativa está funcionando em turnão (das 13 às 19). Ademais, não está havendo sessão na Casa, devido ao recesso parlamentar. Sugiro que aguarde esse período, para só então agendar uma entrevista com o Deputado.

De qualquer forma, encaminhei seu e-mail para a assessoria de comunicação, que poderá ajudá-lo nesta pesquisa.

Atenciosamente,

Assessoria Dep. Zé Neto

Apesar da promessa de encaminhar a solicitação para a Assessoria de Comunicação Geral da ALBA, o pesquisador não obteve êxito com um possível segundo contato. O website, entretanto, apresentava informações particularizadas acerca da prestação de contas dos gastos públicos, indicando o responsável pelos atos administrativos. Infere-se que a estrutura deste sítio e a Assessoria de Comunicação do Gabinete procuram cumprir as demandas dos cidadãos encaminhadas por dispositivos destinados à interatividade, principalmente o e-mail, salas de conversação (chats) e fóruns de discussão (quando estes dois últimos dispositivos estavam presentes).

O preenchimento das respostas obtidas pelos websites, e registradas no Quadro disponível no Apêndice I, contribuiu efetivamente para a identificação dos aspectos representativos destas respostas associadas aos itens do formulário de pesquisa destinado à coleta de dados. As respostas individualizadas e a concatenação dos resultados logrados na análise dos sítios dos deputados permitiram, afora as pontuações individualizadas destes websites, uma visualização totalizante dos itens investigados. O primeiro bloco destinado à consecução de informações que apresentassem o deputado e o site, a exemplo, permitiu uma visualização das respostas mais distribuídas, excetuando o item Biografia, presente em todos dos sítios investigados. Também no segundo bloco (consecução de informações sob demanda) a distribuição das respostas aconteceu de maneira ‘isonômica’, ou seja, houve uma distribuição de respostas relativas aos itens do formulário.

O Quadro do Apêndice I, outrossim, permitiu a visualização inversa no terceiro e quarto blocos com relação aos dois primeiros blocos. No terceiro e no quarto blocos identificou-se que nenhum sítio investigado apresentava o item 11 –

Existência de informação relativa ao prazo de atendimento das demandas, igualmente nos itens 13 (Oportunidades de encontros presenciais), e 20 (Disponibilidade de contas dos gastos da verba pública), excetuando os sítios de Gaban e Prof. Valdeci (itens 11 e 13, respectivamente), e Bira Coroa e Zé Neto (item 20). Outro aspecto relevante da apresentação dos dados coletados condiz ao item 15 do formulário de pesquisa: a disponibilidade de fóruns públicos. Compreendido como uma importante ferramenta de discussão e participação política em rede, contribuindo para a construção de redes entre os atores sociais interessados (cidadão-político, político-cidadão e cidadão-cidadão), existia somente o fórum de discussão do deputado Gaban, mas estava inativo e excluía qualquer possibilidade dos usuários sugerirem novos temas.

No próximo capítulo, os dados apresentados serão analisados a partir do referencial teórico assumido na investigação, retomando os pontos significativos para responder aos seus objetivos. Para assegurar a exequibilidade das análises, retomaram-se as discussões do governo eletrônico para compreender a ALBA como uma instituição inserida neste processo, e os exames dos autores teóricos e empíricos das seções e subseções do capítulo referencial para confrontar ou associar aos resultados apresentados neste capítulo.