• Nenhum resultado encontrado

Municípios integrantes da Região Edafoambiental Homogênea Concórdia

No documento Santa Catarina (páginas 65-72)

Localização em Santa Catarina Universidade Federal de Santa Catarina

Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil Tese de Doutorado

Autor: Antônio Ayrton Auzani Uberti Data: Dezembro – 2004 0 20.000 40.000 Arvoredo Xavantina Ipumirim Lindóia do Sul Arabutã Concórdia Jaborá Joaçaba Luzerna Peritiba Alto Bela Vista Ipira Piratuba Pres. Castelo Branco Ouro Lacerdópolis Erval Velho Herval d’Oeste Ibicaré Ibiam Tangará Pinheiro Preto Treze Tílias Salto Veloso Arroio Trinta Iomerê Videira Rio das Antas

REH Itapiranga

REH Chapecó REH Irani

homogeneidade, as Encostas Basálticas. A dificuldade residiu em separar os solos distróficos e eutróficos de Concórdia, Arabutã e Ipumirim dos solos somente eutróficos da REH Itapiranga. A separação das regiões obedeceu ao intuitivo, somado à presença de solos distróficos nos topos das paisagens e das altitudes maiores da REH Concórdia. Obviamente que, neste contexto, “impurezas” existem.

No sentido Norte a delimitação foi pacífica, bastando isolar a REH Concórdia dos solos de altitude da REH Irani. Nos sentidos Sul e Leste o comportamento foi semelhante, através da separação natural das Encostas Basálticas da área nobre de latossolos da REH Campos Novos.

7.3.2. Os Critérios Avaliadores: uma Análise

7.3.2.1. O Material de Origem, O Relevo e as Classes de Solo

O material de origem é basalto, ora o amigdaloidal nas altitudes inferiores a 500 m, ora o basalto ácido em altitudes maiores. Esta constatação foi a causadora das dificuldades em separar a REH Concórdia da REH Itapiranga. Para eliminar dúvidas, basta ao usuário identificar, na rocha, presença ou ausência de amígdalas. Assim procedendo, o usuário estará dando um passo importante para separação de solos eutróficos de distróficos.

O relevo mostra alta homogeneidade onde, na paisagem, a seqüência de topos, encostas erosionais e fundos de vale repetem-se por toda a região, invariavelmente (Figura 5). Na posição de topo, o relevo tem fase suavemente ondulada ou ondulada, cenário onde ocorrem perfis de solos profundos e sem pedregosidade: Nitossolo Vermelho ou Latossolo Vermelho (Figura 6). Os primeiros são reconhecidos pelo forte grau de estruturação e presença de cerosidade. Já o Latossolo Vermelho tem considerável friabilidade e ausência de cerosidade. Como locais de ocorrência desses solos, citam-se os topos do distrito industrial de Joaçaba e as partes mais elevadas de Ibicaré, Treze Tilhas, Pinheiro Preto. Quando no topo surge diaclasamento horizontal da rocha, a cobertura pedológica é depreciada pela ocorrência de Neossolo Litólico. Passando ao segmento de paisagem encosta erosional, as mudanças são acentuadas, a começar pelo basalto, agora amigdaloidal. O relevo é fortemente ondulado ou montanhoso, eliminando presença Latossolo e trazendo abundância de pedregosidade. Nesta situação, ganham espaço perfis de Cambissolo Háplico, medianamente profundos,

pedregosos, sem cerosidade e sem gradiente textural. Associados ao Cambissolo, a seqüência incompleta de horizontes coloca em cena perfis de Neossolo Litólico, rasos, muito pedregosos, fracamente estruturados. Ainda em posição de encosta erosional, não raramente ocorrem perfis de Nitossolo Vermelho Eutroférrico. Chegando ao fundo de vale aberto, em relevo plano ou suavemente ondulado, ressurgem perfis de Cambissolo Háplico, agora sem pedregosidade. Em situação de fundo de vale fechado, quem retorna são perfis de Neossolo Litólico, ainda mais pedregosos.

Figura 6 - Perfil de Latossolo Vermelho Distroférrico

7.3.2.2. As Propriedades e os Horizontes Diagnósticos

Estes critérios avaliadores tiveram importância acentuada na marcação de cenários, pois eles variam com a variação do tipo de basalto. Seguindo a mesma seqüência do item anterior, em posição de topo a propriedade diagnóstica de maior importância é o caráter distrófico do solo, fazendo lembrar ao usuário de que o basalto é não básico. Portanto os solos já citados completarão sua classificação como Nitossolo Vermelho Distroférrico e Latossolo

Vermelho Distroférrico, ambos com horizonte A do tipo Proeminente. O Nitossolo poderá também vir acompanhado de horizonte A Moderado, trazendo suspeitas de perdas de solo.

Na Encosta Erosional apresenta-se o basalto amigdaloidal, e os solos dominantes têm sua classificação definida: Cambissolo Háplico Eutroférrico, Nitossolo Vermelho Eutroférrico e Neossolo Litólico Eutrófico, todos com Horizonte do tipo Moderado ou, raramente Chernozêmico. Chegando ao fundo de vale o solo será eutrófico, seja Cambissolo ou Neossolo Litólico, ambos com horizonte A Moderado. Em presença de remanescente de mata ciliar, há expectativa de presença de horizonte A Chernozêmico.

7.3.2.3. A Cor do Solo e a Transição entre Horizontes

A cor e a transição entre horizontes pouco acrescentaram como marcadores de ambientes naturais, tal sua homogeneidade e repetibilidade. O clima Cfa, ao provocar forte oxidação dos óxidos de ferro, deu ao solo cor vermelha intensa, homogênea ao longo do perfil. Como conseqüência lógica, transição difusa entre horizontes se fez presente. Estas considerações são válidas para altitudes inferiores, entre 600-700 m, mais precisamente no vale encaixado do Rio do Peixe e seus afluentes. Acima destas altitudes, nos divisores de água, onde as altitudes alcançam 900-1000 m, variações são esperadas, como cores mais brunadas e transição gradual ou clara entre horizontes.

Encerrando a análise da REH Concórdia, alerta é feito no sentido das “impurezas” existentes nos limites entre as REH Concórdia e Itapiranga, principalmente nas divisas entre Concórdia e Seara.

7.3.2.4. A Classe Textural e a Drenagem do Solo

O basalto, ao definir-se como o material de origem do solo, antecipou a classe textural dominante, argilosa (argila entre 40-60%) ou muito argilosa (>60% de argila). De imediato, surge a certeza de que o solo, molhado, mostra consistência plástica e pegajosa, indicando necessidade de cuidados quanto ao momento de preparo das terras. Ainda, este detalhe também sugere alto potencial de compactação. Em contrapartida e sob condições de manejo adequado do solo, este terá um potencial erosivo minimizado. Altos teores de argila, estas floculadas pela abundância de óxidos de ferro presentes em solos de basalto, sinalizam no sentido de alta estabilidade de agregados. Ainda, os altos teores de argila garantem alta

capacidade de retenção de umidade no solo, acompanhada da diminuição da lixiviação de nutrientes.

Quanto às condições de drenagem, a presença de classes texturais argilosa e muito argilosa é sinônimo de que a água percola de maneira contínua, porém gradual, no perfil de solo. Como o Latossolo Vermelho tem alta friabilidade e estrutura granular muito pequena, espera-se que, na cobertura pedológica da REH Concórdia, ele tenha melhores condições de drenagem. Já o Nitossolo Vermelho, muito argiloso e fortemente estruturado, deverá ter drenagem algo impedida em épocas de alta e prolongada pluviosidade. Entretanto, embora bem drenado, deverá ser o Cambissolo Háplico de fundo de vale o solo com drenagem mais lenta.

7.3.2.5. O Clima e a Vegetação

Estes critérios trazem consigo fortes marcas definidoras de ambientes naturais. A vegetação original dominante é a Floresta Estacional Decidual, com ênfase às Encostas Erosionais. Nestas condições nota-se ausência de araucária e de outras plantas indicadoras de acidez do solo. Em contrapartida, é possível constatar presença de grápia. Neste cenário, sem dúvida o clima é Cfa, admitindo duas safras e o solo eutrófico.

Passando a altitudes maiores, 650-700 m, a ocorrência de esparsas araucárias conduz o usuário a admitir presença de Floresta Ombrófila Mista, o que é respaldado pelo distrofismo dos solos, presença de horizonte A Proeminente e basalto que não o amigdaloidal. Entretanto, fica pretensioso admitir clima Cfb.

Fica claro que, na REH Concórdia, as altitudes têm forte influência nas decisões a serem tomadas nas atividades agrícolas. Direta ou indiretamente elas, as altitudes são definidoras do clima e indicadoras do material de origem dos solos.

7.4. REGIÃO EDAFOAMBIENTAL CAMPOS NOVOS

7.4.1. O Perfil Geográfico

O perfil geográfico da REH Campos Novos (Mapa 4) é resultante da pressão de uma série de critérios avaliadores, numa evidente prova de que a interação entre fatores foi decisiva na elaboração deste trabalho.

Assim, na base, Campos Novos e Zortéa, critérios separadores importantes foram a morfologia e a classificação dos solos. Na REH Campos Novos domínio de Latossolo Vermelho e de Nitossolo Vermelho enquanto que na REH São Joaquim, Nitossolo Háplico e Cambissolo Bruno. Ainda na base do perfil geográfico, o material de origem dos solos também foi decisivo. Enquanto que na REH Campos Novos há forte homogeneidade, ditada pelo basalto, na REH São Joaquim alternam-se basalto e riodacito. Ainda, é possível citar o critério clima como agente delimitador, pois o tipo Cfb da REH São Joaquim é muito mais rigoroso em termos de temperaturas mínimas e também muito mais restritivo às espécies vegetais de consumo.

Saindo da base do perfil e tomando o sentido sul - norte até Ponte Alta do Norte, o mais importante delimitador de regiões homogêneas foi a rocha de origem dos solos. Na região ora descrita, o basalto continua impondo-se, como em toda a região, enquanto que na região limítrofe, REH Ituporanga, a cobertura geológica compõe-se de rochas sedimentares.

A partir de Lebon Régis, a morfologia e a classificação dos solos retornam como delimitadores de regiões homogêneas. Na REH Campos Novos o Latossolo Vermelho Distroférrico continua absoluto após contornar Lebon Régis, enquanto que na região limítrofe REH Iraní há domínio de Nitossolo Háplico e Cambissolo Bruno.

A partir de Lebon Régis registra-se forte mergulho até Capinzal, passando por Fraiburgo e Campo Novos. Os limites são com a REH Concórdia, coincidente em material de origem dos solos com a REH Campos Novos. Entretanto, o critério separador chega facilmente através da paisagem, do relevo. Enquanto que na REH ora descrita a paisagem é dominada por planalto, com relevo ondulado em pendentes longas, na REH Concórdia a paisagem traduz-se por Encosta Basáltica, fortemente dissecada por encostas íngremes e curtas.

-26° 42’

-27° 46’

-50° 08’

No documento Santa Catarina (páginas 65-72)