• Nenhum resultado encontrado

ILUMINAMENTO GERAL PARA OS NÍVEIS DE DESEMPENHO LU

4. RESULTADOS E DISCUSSÕES

4.1.3 Níveis de satisfação dos usuários

Gráfico 7 – Nível de satisfação dos usuários com relação à LN da UH.

Fonte: Desenvolvido pela autora.

A opinião dos usuários a respeito da iluminação natural das UH foi, em grande maioria, positiva. Para captura dessa informação, foi utilizada a seguinte sentença para que os respondentes concluíssem com a sua percepção: Em geral, você acha a iluminação natural do seu apartamento (péssima, ruim, regular, boa ou excelente). Observa-se no Gráfico 7 que 62% dos moradores que participaram da pesquisa classificaram a LN de suas UH como boa e 22% como excelente, totalizando em conjunto mais de 80% de satisfação com a variável iluminação natural da UH. Desses, apenas 16% avaliaram como regular, ruim ou péssima.

Também foram coletados os níveis de satisfação com relação a cada ambiente analisado, em cada diferente turno diurno.

1% 6% 9% 62% 22% Péssima Ruim Regular Boa Excelente

Gráfico 8 – Nível de satisfação dos usuários com relação à LN do dormitório principal.

Fonte: Desenvolvido pela autora.

O Gráfico 8 indica quais foram as respostas sob os aspectos da LN dos dormitórios principais das UH. Verifica-se que, 75% dos usuários do CRV que participaram do estudo acreditam que a iluminação natural nos dormitórios, considerando as luzes apagadas, é boa no turno da manhã. Enquanto isso, 80% deles acreditam que é boa pelo turno da tarde. Somando as percepções boa e excelente, respostas consideradas positivas alcançaram um total de 88% no turno da manhã e 92% no turno da tarde.

Houve pouca variabilidade entre os resultados encontrados para os turnos da manhã e da tarde. Dentre os dados coletados, apenas um dos usuários classificou como ruim a iluminação do dormitório principal tanto no período da manhã quanto da tarde (1%). Houve, ainda, um total de 2% dos participantes que avaliou a iluminação desse ambiente como péssima no turno da manhã, e 1% no turno da tarde (apenas um caso). Classificação regular também se mostrou simular, com resultados de 8% à manhã e 6% à tarde.

Nesse sentido, foram investigados o posicionamento nos andares e a orientação solar dos 10 dormitórios classificados com condição péssima, ruim e regular no turno da manhã. Verificou-se que todos possuem orientação solar bem diversificada, e que nenhum deles está localizado no terceiro ou quarto pavimento. Nota-se que, por estarem posicionados em andares muito inferiores ou superiores, é possível que ocorra algum tipo de desconforto causado pela falta ou excesso de luz em determinados momentos do dia, o que foi verificado posteriormente através do programa de simulação computacional APOLUX.

0% 20% 40% 60% 80% 100%

Excelente Boa Regular Ruim Péssima

13% 75% 8% 1% 2% 12% 80% 6% 1% 1% Manhã Tarde

Gráfico 9 – Nível de satisfação dos usuários com relação à LN da sala.

Fonte: Desenvolvido pela autora.

Ao avaliar os níveis de satisfação com relação à iluminação proveniente apenas das fontes de LN no ambiente onde se encontra a sala, a grande maioria das respostas foi positiva, tanto no turno da manhã quanto no turno da tarde. Observando o Gráfico 9, verifica-se que, das 89 percepções coletadas com relação ao turno da manhã, obteve-se 60% de classificação boa e 22% excelente, totalizando 82% de feedbacks positivos. Com relação ao turno da tarde, foram 86% de respostas positivas, sendo 62% na categoria boa e 24% na categoria excelente.

Nenhum dos usuários considerou a iluminação natural ruim em ambos os turnos, e apenas um dos participantes considerou a iluminação péssima no período da manhã, o que equivale a 1% da amostra. Ainda, 17% afirmaram que a LN é regular no turno da manhã e 15% no turno da tarde. Como se pode notar, assim como ocorreu no dormitório principal, não foram detectadas grandes diferenças nas respostas ao comparar os dois turnos investigados.

Durante a aplicação dos questionários, sempre foi esclarecido, para todos os ambientes analisados, que as perguntas se referiam somente à iluminação natural, e que esse aspecto deveria ser considerado com as fontes de luz artificial desativadas.

0% 20% 40% 60% 80% 100%

Excelente Boa Regular Ruim Péssima

22% 60% 17% 0% 1% 24% 62% 15% 0% 0% Manhã Tarde

Gráfico 10 – Nível de satisfação dos usuários com relação à LN da cozinha/lavanderia.

Fonte: Desenvolvido pela autora.

Ao questionar os usuários sobre a iluminação natural especificamente do ambiente composto pela cozinha e lavanderia, também se observa uma tendência positiva e sem grandes disparidades em ambos os turnos, manhã e tarde. Conforme o Gráfico 10, dos 89 moradores do CRV que participaram da pesquisa, considerando o turno da manhã, 11% classificaram a iluminação natural da cozinha e lavanderia da sua UH como excelente e 63% como boa, demonstrando que 74% estão satisfeitos com esse critério nesse ambiente. Tal percentual total se repetiu para o turno da tarde, já que apresentou 13% de classificação excelente e 61% de classificação boa. Dos 89 participantes, 26% acreditam que a iluminação natural é regular ou ruim pela manhã e 25% pela tarde. Nenhum avaliou como péssima, em ambos os turnos.

Comparando os espaços em que foram investigados os níveis de satisfação dos usuários, percebe-se que a cozinha e lavanderia, apesar de apresentar grande feedback positivo, é o ambiente em que houve maior índice de usuários insatisfeitos, visto que em torno de 25% classificou como regular ou ruim a iluminação natural deste espaço. Ao se considerar o fato que esta é uma área de serviços da habitação, onde normalmente se desenvolvem as tarefas diárias do cotidiano doméstico, percebe-se que, em algumas UH do CRV, o desempenho da LN poderia ser aprimorado, para possibilitar melhores condições de conforto aos usuários. 0% 20% 40% 60% 80% 100%

Excelente Boa Regular Ruim Péssima

11% 63% 18% 8% 0% 13% 61% 22% 3% 0% Manhã Tarde