• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 5: UM CONJUNTO DE OA PARA A ALFABETIZAÇÃO

5.4. O CONJUNTO DE OA PARA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS

5.4.2. Nível Silábico

A entrada no nível silábico acontece com a superação pelo aluno de algumas ideias e a formulação de outras que melhor explicam o sistema de escrita. No nível silábico, o aluno começa a considerar a formação da palavra por segmentos, a estabilidade da escrita das palavras e ver que tudo o que é dito se escreve. A hipótese base do nível silábico é a correspondência quantitativa de sílabas orais com letras isoladas. Grossi (2007, p. 14) explica que “o que define o nível silábico é a segmentação quantitativa das palavras em tantos sinais gráficos quantas são as vezes que se abre a boca para pronunciá-la”.

Neste nível, o aluno junta letras para formar as palavras pelas formas, sons ou não. No nível silábico, a composição das palavras é feita com ou sem valor sonoro. Assim, o aluno pode escrever as palavras com traços, com as letras do seu nome, com várias letras do alfabeto, associando ou não letras aos seus sons convencionais, por vogais ou consoantes.

O professor precisa conhecer a variedade de maneiras que o aluno pode escrever uma palavra no nível silábico, pois é, também, através de sua intervenção que o aluno chega a novas hipóteses. Os professores devem interagir com o aluno dentro de seu esquema de pensamento, e uma forma de fazer isso é através de perguntas que propiciem a reflexão e a tomada de decisão frente a um problema cognitivo.

De acordo com essas novas descobertas do aluno, o OA privilegiou a utilização de listas de palavras por temas sugeridos pelo sistema ou criado pelo professor conforme a necessidade de aprendizagem do aluno ou suas palavras significativas. Grossi (2007, p. 13) explica que “a conquista da estabilidade se faz por meio de um trabalho com a escrita de muitas palavras significativas”. A autora acrescenta que a memorização global de algumas palavras produz o conflito de passagem do nível silábico para o alfabético.

Esse OA tem como escopo promover a associação entre figuras e nomes, a vinculação pronúncia-escrita por análises sonoras sobre as iniciais e o desdobramento oral das palavras em sílabas. Após a utilização desse OA, o aluno pode ampliar o número de palavras memorizadas, fazer mais facilmente a associação entre a figura e o nome, pronúncia-escrita. Neste sentido, acreditamos que a partir da visualização de uma figura, o aluno ao pronunciar seu nome, buscará entre as palavras disponíveis em uma lista, qual a representa, observando a quantidade de letras, som da primeira letra, além de fazer uso das estratégias de leitura pela letra inicial, final, etc. Assim, a primeira tela do OA é destinada ao professor ou ao responsável pelo laboratório de informática. Nela, o professor seleciona como quer o conteúdo para as atividades. Para tanto, deve selecionar

uma das lista de palavras já sugerida pelo sistema ou compor sua própria lista, selecionando as figuras na internet e digitando as palavras correspondentes às figuras.

Caso escolha compor uma lista, é necessário que, nos campos específicos, ele digite a primeira letra das palavras e, nos campos ao lado, as outras letras da palavra, em função dos desafios privilegiarem a primeira letra. Além disso, a colocação de imagens no sistema é feita através da digitação de seu endereço na internet. Assim, sugerimos que o professor escolha uma imagem no Google Imagens, copie seu endereço e cole no campo específico no OA.

O professor pode escolher qualquer imagem disponível na internet, o Google Imagens é somente uma sugestão. Vale lembrar que o sistema não insere a imagem de forma proprietária, o que acontece é um redirecionamento, já que a imagem permanece no site original, durante toda a atividade. A tela de escolha da lista de palavras é ilustrada a seguir.

Figura 18: Tela de configuração do conteúdo da atividade Fonte: Patricia Gallo

Após a configuração do conteúdo, automaticamente, abre a primeira atividade que é a associação de palavras e figuras. Nela, o aluno precisa arrastar à figura a palavra que a representa. A figura a seguir, ilustra um dos temas sugerido pelo sistema: alimento.

Figura 19: Tela da primeira atividade: arrastar nome à figura Fonte: Patricia Gallo

Ao receber a mensagem de Parabéns, automaticamente, aparece a segunda atividade que corresponde a completar as palavras, quando lhes falta a primeira letra. Na lista de palavras sugeridas, destacamos que, em algumas situações, as palavras iniciam com a mesma letra, ou com a mesma sílaba, mas sua constituição é diversa, como pipoca, pizza, picolé, entre outras. Essas palavras aumentam o desafio para o aluno, pois a diferenciação entre elas está nas outras letras e não na primeira.

Figura 20: Tela da segunda atividade: arrastar a primeira letra à palavra Fonte: Patricia Gallo

As palavras e figuras sugeridas pelo sistema, por temas, são:

Alimentos: sanduíche, pipoca, ovo, picolé, queijo, bolo, pizza, chocolate; Comunicação: jornal, rádio, computador, televisão;

Profissão: bombeiro, professora, motorista, cabeleireira, pedreiro, policial, marceneiro, médica;

Time de futebol: Vasco, América, Internacional, Flamengo, Vitória, Santos, Brasil; Transporte: helicóptero, bicicleta, moto, ônibus, carro, caminhão, avião, trem.

Dentre os temas sugeridos – a higiene, por exemplo – em vez de utilizar só uma palavra que represente a imagem, faz-se uso de pequenas frases, indicando algumas situações: Escovar os dentes, tomar banho e lavar as mãos. Nesse tema, solicitamos para que o aluno complete as palavras em que falta a primeira letra, da mesma forma como nos outros temas, porém por se tratar de pequenas frases, o aluno terá que completar a primeira letra de duas palavras em cada frase.

A escolha por esses temas se deu em virtude da possibilidade de ampliar o debate sobre eles em outros momentos. No caso do tema “alimentos”, o professor pode pedir para que o aluno separe e identifique o que é doce e salgado. Com o tema “comunicação”, fazer a identificação de quais existem na escola e na casa de cada um, ou até mesmo se conhecem alguém que possui tais meios. Já no tema “transporte”, além de falar sobre o valor de compra ou de utilização de cada um, o professor pode ampliar a discussão abordando o meio ambiente, e quais encontram próximo onde moram. O mesmo é possível fazer com o tema profissão, identificando pessoas que possuem tais profissões, bem como fazer uma lista de outras. Da mesma forma com os times de futebol.

É importante que o professor perceba que a utilização do OA não é isolada e deve estar vinculada com outras atividades e situações para que possam ter mais sentido para o aluno, e também, que possam fazer uma ligação com o entorno, a comunidade e suas práticas sociais.

A última atividade desse OA solicita que o aluno complete as palavras digitando a letra que está faltando. Para auxiliar na busca de letras no teclado, disponibilizamos o banco de letras para servir de referência, porém a decisão de onde digitar cada letra é do aluno.

Figura 21: Tela da terceira atividade: digitar a primeira letra das palavras Fonte: Patricia Gallo

Mesmo que as três atividades desse OA se refiram às mesmas palavras por tema, em cada uma, a ordem de disposição na tela é alterada. Desta forma, é necessário que o aluno conheça as letras para resolver o desafio e não pela memorização do local de arraste.