• Nenhum resultado encontrado

Nomes ou palavras: conhecendo as letras do alfabeto

CAPÍTULO 5: UM CONJUNTO DE OA PARA A ALFABETIZAÇÃO

5.4. O CONJUNTO DE OA PARA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS

5.4.1. Nível Pré-Silábico

5.4.1.1. Nomes ou palavras: conhecendo as letras do alfabeto

O escopo desse OA é de conhecer e identificar as letras do alfabeto. Para isso, estamos propondo três atividades em que se pode trabalhar com nomes próprios ou palavras que sejam significativas para o aluno. As atividades propiciam, também, a memorização global de palavras, análise de letras que formam uma palavra e o aspecto gráfico das letras por comparação.

34 AVISO DE DIREITO AUTORAL. Copyright 1996 Microsoft e/ou seus fornecedores, One Microsoft Way, Redmond, Washington

Após a utilização desse OA, o aluno pode se familiarizar com a forma das letras, ampliar seu repertório de letras, bem como identificar, com maior rapidez, as letras que formam palavras significativas para ele, como seu nome, de algum amigo ou das coisas de que mais gosta. O diferencial do OA é a adaptação do conteúdo a ser trabalhado pelo aluno, ficando mais próximo às suas necessidades de aprendizagem, como trazer o universo vocabular do aluno para ser trabalhado em forma de escrita, bem como conhecer o som das letras através de áudio quando o aluno interage com elas.

No nível pré-silábico, as palavras são analisadas de outros pontos de vista, como o número de letras, letras iniciais e finais, ordem das letras, o tamanho e a posição da palavra. Segundo Grossi (2008a), neste nível, é importante que as crianças memorizem como se escrevem as palavras, mesmo não fazendo a vinculação com a pronúncia. A autora acrescenta que as palavras memorizadas serão fonte de conflito no nível silábico, e isso é rico para o processo de alfabetização. Na tela inicial do OA, o professor pode optar por trabalhar com nome próprio ou com palavras diversas. Inserimos essas opções, pois esse é um OA em que o professor determina com o que quer trabalhar com os alunos. Se optar por NOME, será direcionado a atividades que tem o nome próprio como contexto. Já, se optar por PALAVRA, irá para as mesmas atividades, porém com um contexto diferente. Como mostra a figura a seguir.

Figura 7: Tela inicial do OA Nome/Palavra Fonte: Patricia Gallo

Na segunda tela, o professor digita o valor a ser trabalhado pelo aluno nas atividades. Após salvar, o sistema captura o valor de cada campo digitado e a interface é iniciada, adaptando-se ao conteúdo inserido. Cabe frisar que todas as atividades propostas configuram-se tendo como valor, o que foi digitado. O mesmo acontece na opção PALAVRA.

Figura 8: Tela de inserção do valor a ser trabalhado pelo aluno Fonte: Patricia Gallo

Na primeira atividade o aluno visualizará seu nome em três etiquetas com o objetivo de promover a memorização global do nome. Em seguida, ele deve arrastar cada etiqueta para um dos objetos dispostos na tela. Nessa atividade, o aluno pode perceber a estabilidade da escrita do próprio nome, ou seja, perceber que um nome específico se escreve sempre do mesmo jeito.

Figura 9: Tela da atividade um: colar etiquetas Fonte: Patricia Gallo

Na atividade “Colar Etiquetas” trabalhamos também com o letramento escolar, ou seja, o aluno irá etiquetar com seu nome, identificando a quem pertence cada um dos objetos: caderno, estojo e porta-lápis.

A segunda atividade apresenta o bingo de letras, atividade muito usada pelos professores em sala de aula. Com o nome exposto, o aluno, a partir de letras que aparecem, aleatoriamente, ao clicar no saco de sorteio, procura a letra igual em seu nome. Caso a encontre, arrasta e sobrepõe; caso não a encontre em seu nome, ele a posiciona, com o arrastar do mouse, na estante das letras. Desta forma, o aluno está analisando a forma gráfica e o som de cada letra, pois ao clicar sobre cada uma, seu som dispara.

Os professores tiveram dificuldade em perceber que nas prateleiras deveriam ser colocadas as letras que não estão contidas no nome exposto. Desta forma, mudamos o enunciado e acrescentamos explicações do que conter em cada parte da tela, com maior ênfase nas prateleiras.

Vale lembrar que todas as palavras expostas na interface do OA disparam sua pronúncia, em áudio, ao passar o mouse ou clicar sobre elas: etiquetas, caderno, porta-lápis, prateleira de letras, etc.

Figura 10: Tela da segunda atividade: bingo de letras Fonte: Patricia Gallo

A terceira atividade expõe o nome do aluno e, abaixo, estão dispostas todas as letras do alfabeto. O aluno precisa identificar as letras que são iguais às do seu nome e arrastá-las, cobrindo as letras em marca d’água. Nessa atividade, o aluno observa os aspectos gráficos das letras, dispostas em ordem alfabética, bem como pode ouvir o som de cada letra, além de começar a

perceber que para formar um nome, as letras não são colocadas em ordem alfabética, mas seguem um ordem conforme a pronúncia.

Figura 11: Tela da terceira atividade: identificar as letras do nome Fonte: Patricia Gallo

A tela final de todos os OA é a mesma, acreditamos, com isso, facilitar o entendimento sobre o sistema e a navegação. Caso o aluno queira, da última tela, poderá retornar ao início e refazer todas as atividades. A tela final dos OA é ilustrada a seguir.

Figura 12: Última tela dos OA Fonte: Patricia Gallo

Na maioria das atividade, não inserimos validação na navegação com os botões fixos por compreendermos que o erro é construtivo e que neste nível, os alunos podem se frustrar, caso não avancem, já que estão no início do processo de alfabetização.

Caso a professora escolha trabalhar com PALAVRAS, na tela inicial do OA, a primeira atividade é diferenciada, adaptando-se ao conteúdo. Nela, o aluno irá arrastar as palavras para uma folha de caderno. Com esta atividade, o aluno pode perceber que a escrita é feita da esquerda para a direita, e de cima para baixo, linearmente, além de analisar as letras, o aspecto gráfico e a totalidade da palavra, pois na hipótese pré-silábica, a escrita ainda é um grafismo e qualquer conjunto de letras, pode ser uma palavra e, até o mesmo conjunto de letras, pode ser várias palavras.

Figura 13: Tela da atividade um: colar etiqueta no caderno Fonte: Patricia Gallo

Esse OA pode ser utilizado, também, por alunos silábicos sem e com valor sonoro, para refletirem sobre o sistema de escrita, e o pensamento sobre os três atributos da associação de letras a uma palavra: quantidade, qualidade e a ordem das letras.