• Nenhum resultado encontrado

Fonte 4: História do Brasil; Antiga e Medieval; Moderna e Contemporânea Autoria: Elza Nadai e Joana Neves

3.2. O livro de Elza Nadai e Joana Neves

História do Brasil; Antiga e Medieval; Moderna e Contemporânea Autoria: Elza Nadai e Joana Neves

São Paulo, Editora Saraiva:

História do Brasil, 9ª edição, 1986;

História Antiga e Medieval, 1ª edição, 1987;

História Moderna e Contemporânea, 4ª edição, 1987.

Figura 44: capa Nadai e Neves Brasil. Figura45: capa Nadai e Neves Geral I. Figura 46: capa Nadai e Neves Geral II.

3.2.1. As autoras

Elza Nadai foi professora de Prática de Ensino de História na USP, onde defendeu mestrado e doutorado em História Social.

Joana Neves é licenciada, graduada e doutora em História Social pela USP e professora aposentada da Universidade Federal da Paraíba. Lecionou em várias escolas públicas do estado de São Paulo e é autora de diversas publicações sobre o ensino de história. Integra ainda o Projeto Educação Renovada no Centro de Memória da Faculdade de Educação da USP e participa da equipe GVive, no projeto “Experiências dos Ginásios Vocacionais – Desdobramentos para a Atualidade”.

3.2.2. O conteúdo do livro

Este livro está dividido em três volumes com o primeiro contemplando História do Brasil e os outros dois História Geral (Antiga-Medieval e Moderna- Contemporânea).

Figura 47: Nadai e Neves, História Antiga e Medieval, p. 143.

Cada unidade e cada capítulo são apresentados em página única (figuras 47 e 48), contendo um texto de introdução ao tema do próprio autor, acompanhado de imagem. Os dois volumes de História Geral contam ainda com uma linha cronológica no final de cada capítulo.

O conteúdo dos volumes de História Geral segue a periodização cronológica e tradicional que divide o estudo das sociedades em Antiguidade, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea. Prevalece uma abordagem econômica e social, sem desprezar, todavia, o tema cultura, que é tratado especificamente em alguns capítulos. Apesar de privilegiar o estudo da Europa, o livro conta um capítulo sobre Japão, China e Índia na antiguidade.

O volume de Brasil também apresenta uma periodização cronológica e tradicional com base nos períodos colonial, imperial e republicano.

A reprodução iconográfica do livro é preta e branca e de baixa qualidade, mesmo se comparada com os didáticos editados anteriormente, como as obras de Borges Hermida e Souto Maior, que analisaremos no próximo capítulo. Em relação às obras mais recentes, a diferença é enorme, sendo quase que impossível propor ao aluno alguma atividade de leitura de imagem, sobretudo, quando o tema analisado apresenta reproduções com mais detalhes, como Grécia, Islã, Bizâncio ou Renascimento (figura 49).

respectivamente) são muito recorrentes, enriquecendo uma análise mais estatística e comparativa da história. Os mapas, em quantidade acima da média, quase sempre estão acompanhados de um atual, permitindo, assim, uma comparação no sentido de destacar semelhanças e diferenças do mesmo espaço, focalizado em épocas diferentes. Contudo, eles não localizam o espaço geográfico em questão no mapa-múndi, como ocorre com grande parte das obras mais recentes.

Figura 50: Nadai e Neves, História do Brasil, p. 163.

Figura 52: Nadai e Neves, História do Brasil, p. 251.

Os três volumes apresentam várias notas de rodapé, que, além de enriquecer o vocabulário, permite ao aluno familiarizar-se mais com obras acadêmicas, para consultá-las visando a uma complementação mais ampla do tema estudado.

A obra não contempla exercícios de múltipla escolha (testes), nem tampouco questões de vestibulares. Nos três volumes, o final de cada capítulo apresenta dois boxes que dialogam e enriquecem bastante o aprendizado. O primeiro, “Leitura Complementar” (figura 53), é formado por trechos de textos acadêmicos e documentos históricos com propostas de análise aos alunos. O segundo, “Proposta de estudo” (figura 54), é composto por exercícios dissertativos, sendo a grande maioria com comandos que valorizam mais a reflexão do que a

cronologia no final de cada capítulo (figura 54) e cada volume ainda apresenta em seu final uma bibliografia comentada (figura 55), um diferencial interessante em relação a outros livros didáticos, até mesmo aos mais recentes, que apresentam apenas uma indicação bibliográfica.

3.2.3. A estrutura do livro

Volume 1

História do Brasil: da Colônia à República 19 cm/27 cm com 271 páginas

Na iconografia, este volume apresenta um total de 221 reproduções em preto e branco (216 legendadas e 35 com fonte), todas sem proposta de atividades ao aluno. Quanto ao gênero, as imagens apresentam 56 mapas, 25 gráficos/tabelas, 8 personagens retrato, 5 charge/caricatura e 127 imagens gerais.

A escrita está ordenada em 14 capítulos, apresentando uma bibliografia comentada no final do livro. O conteúdo inicia-se com o primeiro capítulo trazendo características da vida dos povos indígenas e o encontro destes com o colonizador europeu, para inserir o Brasil nos quadros do Antigo Regime. A colonização é analisada a partir da montagem do sistema colonial, voltado para atender aos interesses mercantilistas com a agromanufatura do açúcar. A partir dessa realidade, o livro obedece a sequência clássica que se mantém nos livros didáticos mais recentes quando tratam da história do Brasil, analisando a mineração e a crise do sistema colonial, para iniciar o processo de independência política do Brasil. O estudo do Brasil Império destaca a formação do Estado Brasileiro no Primeiro Reinado, seguida pela profunda crise social no período das regências e pela consolidação, apogeu e crise da monarquia durante o Segundo Reinado. O período republicano tembém é analisado segundo uma sequência clássica, a partir da República Velha, seguida pela Era Vargas, pela República Liberal e pela Ditadura Militar.

Os exercícios somam 196 dissertativos, não apresentando questões de exames vestibulares e nem de leitura de imagem. Desse total, 164 estão mais voltados para reflexão e 32 para memorização.

Volume 2

História Geral: Antiga e Medieval 19 cm/27 cm com 261 páginas

Na iconografia, este volume apresenta um total de 193 reproduções em preto e branco (185 legendadas e 4 com fonte), todas sem proposta de atividades

11 personagens retrato, 2 charges/caricaturas e 133 imagens gerais.

A escrita está dividida em 4 unidades com 16 capítulos, apresentando uma bibliografia comentada no final do livro.

O conteúdo abrange desde a Pré-História até o final da Idade Média. As unidades 1 e 2 possuem um capítulo cada, o primeiro analisa a noção e significado da História, bem como o estudo dessa ciência, enquanto que o segundo capítulo discorre sobre a Pré-História.

A unidade 3, através dos capítulos 3 a 7, estuda a Idade Antiga, desde as primeiras sociedades hidráulicas no contexto da antiguidade oriental até a antiguidade clássica representada pelo estudo da Grécia e de Roma.

A unidade 4, formada pelos capítulos 8 a 16, analisa a Idade Média, desde a formação dos reinos bárbaros, destacando o Império Carolíngio, até a reabertura do mar Mediterrâneo com as cruzadas, no contexto do renascimento comercial e urbano. Essa unidade passa também pelo estudo do feudalismo, enquanto modo de produção medieval, destacando a Igreja Católica, a cultura medieval e os impérios bizantino e islâmico.

Os exercícios somam 506 dissertativos, não apresentando questões de exames vestibulares e nem de leitura de imagem. Dessas questões, 457 estão mais voltadas para reflexão e 69 para memorização.

Volume 3

História Geral: Moderna e Contemporânea 19 cm/27 cm com 286 páginas

Na iconografia, este volume apresenta um total de 179 reproduções em preto e branco (todas legendadas e 12 com fonte), todas sem proposta de atividades ao aluno. Quanto ao gênero, as imagens apresentam 34 mapas, 23 gráficos/tabelas, 10 personagens retrato, 8 charges/caricaturas e 104 imagens gerais.

A escrita está organizada em 3 unidades com 18 capítulos, apresentando uma bibliografia comentada no final do livro.

A unidade 1 com cinco capítulos analisa a Idade Moderna a partir da transição do feudalismo para o capitalismo, destacando o Antigo Regime, o Renascimento, a Reforma e a expansão marítima europeia. A unidade 2 (capítulo 6

a 9) tem como tema central a crise do Antigo Regime, caracterizada pelo pensamento liberal-burguês desde as revoluções inglesas do século XVII, passando pela Revolução Industrial e pela independência dos Estados Unidos, atingindo o apogeu com a Revolução Francesa. A unidade 3 (capítulos 10 a 18) destaca o capitalismo monopolista e o neocolonialismo para introduzir a história do século XX com a Primeira Guerra Mundial, passando pela Revolução Russa, nazifascismo, Segunda Guerra Mundial, encerrando a obra com a conjuntura mundial do pós-guerra representada pela Guerra Fria.

Os exercícios somam 496 dissertativos, não apresentando questões de exames vestibulares e nem de leitura de imagem. Desse total, 441 estão mais voltados para reflexão e 55 para memorização.

Somados os 3 volumes, esta obra apresenta os seguintes dados: Dimensões:

818 páginas com cada volume medindo19 cm por 27cm. 8 unidades

48 capítulos

Total de imagens: 593 51 com fonte;

180 com legenda;

Nenhuma com proposta de atividade; Todas em preto e branco.

Gênero de imagens: 131 mapas; 54 gráficos/tabelas; 29 personagens retrato; 15 charges/caricaturas; 364 imagens gerais. Total de exercícios: 1198

Questões mais voltadas para reflexão: 942 Questões mais voltadas para memorização: 156

visualizados de acordo com as tabelas a seguir:

Tabela 7: Composição de imagens em NADAI & NEVES

Imagens NADAI & NEVES % do total Com Legenda 580 97,8% Sem Legenda 13 2,2% Com Fonte 51 8,6% Sem Fonte 542 91,4% Com Atividade 0 0% Sem Atividade 593 100% Colorida 0 0% Em preto e branco 593 100% TOTAL DE IMAGENS 593 100%

Tabela 8: Gêneros de imagens em NADAI & NEVES

Classificação IMAGENS - NADAI & NEVES % do Total Gerais 364 61,4% Mapas 131 22,1% Gráficos e Tabelas 54 9,1%

Charges, Caricaturas e Quadrinhos 15 2,5%

Retrato 29 4,9%

CAPÍTULO 4

ESCRITA E IMAGEM NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA PARA O ENSINO