• Nenhum resultado encontrado

PARTE II – Rede empírica

Nó 6 - Resultados

6.3 Caso Kidiaba

6.3.2 Narrativas no Twitter em torno do Fuleco

Os tweets analisados para obter as narrativas no Twitter em torno da exibição da animação do Fuleco fazendo a dança do Kidiaba no estádio Beira Rio foram coletados no dia 22 de junho de 2014 usando a ferramenta NodeXL. A coleta foi realizada às 17h29min e compreende um período um pouco mais amplo do que nos demais recortes, entre às 18h09 do dia 18 de junho e às 17h27 do dia 22 de junho172.

Ao todo foram obtidas 1.316 conexões (relações de menção ou retweet) e 1.034 nós (autores dos tweets e usuários mencionados ou retuitados) a partir de tweets contendo os termos “fuleco” e “kidiaba”. Dessas 1.316 conexões, 1.199 são únicas (ou seja, alguns usuários postaram mais de um tweet estabelecendo a mesma conexão dentro da amostra, da mesma forma que alguns tweets estabeleceram mais de uma conexão ao mencionar 2 ou mais atores). Essa rede é consideravelmente menor que as demais em termos de quantidade de

tweets, ainda que cubra uma abrangência temporal maior. A temática também é bem mais

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

168 “Fuleco “imita” Kidiaba em gol da Holanda e gera piadas na internet”, Globo Esporte, 18 jun. 2014.

Disponível em: <http://globoesporte.globo.com/rs/copa-do-mundo/noticia/2014/06/fuleco-imita-kidiaba-em-gol-da-holanda-e-gera-piadas-na-internet.html>. Acesso em: 30 jul. 2014.

169 “#hashtag: Fuleco imita Kidiaba no Beira-Rio”, Folha Tec, 18 jun. 2014. Disponível em:

<http://www1.folha.uol.com.br/tec/2014/06/1472725-hashtag-fuleco-imita-kidiaba-no-beira-rio.shtml>. Acesso em: 30 jul. 2014.!

170 “Fuleco imita Kidiaba em gol no Beira-Rio”, Band, 18 jun. 2014. Disponível em:

<http://esporte.band.uol.com.br/futebol/copa-2014/noticia/100000690195/Gafe-Fuleco-imita-Kidiaba-em-gol-no-Beira-Rio>. Acesso em: 30 jul. 2014.

171 “Fuleco imita Kidiaba nos telões do Beira-Rio”, Blog do Bola, 18 jun. 2014. Disponível em: <http://wp.clicrbs.com.br/blogdobola/2014/06/18/fuleco-imita-kidiaba-nos-teloes-do-beira-rio/?topo=52,1,1,,224,77>. Acesso em: 30 jul. 2014.

172

No dia 18 de junho foi realizada a segunda partida da Copa em Porto Alegre, e no dia 22 de junho foi realizada a terceira partida na cidade-sede. Ainda que uma partida tenha sido realizada em 15 de junho, a animação do Fuleco fazendo a dança do jogador Kidiaba só apareceu nas partidas dos dias 18 e 22 de junho.

específica e menos abrangente que nos dois casos anteriormente esmiuçados, o que pode ajudar a explicar o recorte consideravelmente menor.

No conjunto de dados trabalhado, ao todo foram identificados 403 componentes, sendo que 347 possuem uma única conexão. O componente com maior número de nós possui 517 nós.

A distância geodésica máxima entre os nós é de 11 (diâmetro da rede) e a distância geodésica média é de 4,49. O diâmetro da rede é menor que no caso do viaduto, porém a distância média entre os nós é ligeiramente maior, o que em termos práticos significa que a rede é menor, mas os nós estão menos conectados entre si. A densidade do grafo é de 0,000747106, ou seja, os nós estão muito pouco interconectados entre si (o número vai de 0 a 1). Mesmo assim, essa densidade é maior que a encontrada nos acontecimentos anteriores (exoesqueleto e viaduto), principalmente por se tratar de uma rede menor, em que menos conexões entre os nós são possíveis (o que contribui para aumentar a densidade da rede). No recorte, o maior indegree é 122 (número de menções recebidas). O maior outdegree é 21 (número de tweets feitos). A média do coeficiente de clusterização é de 0,041, o que representa uma baixa tendência à formação de clusters, ou grupos de usuários altamente conectados entre si.

As hashtags mais presentes no conjunto de dados são #FolhanaCopa, com 117 menções, #hashtag, com 88 menções, #Fuleco, com 24 menções e #Kidiaba, com 22 menções. As hashtags mais usadas se dividem entre atribuição de fonte da informação (perfil do jornal Folha de S.Paulo no Twitter e blog Hashtag do mesmo veículo) e menção a “personagens” do acontecimento (Fuleco, o mascote da Copa, e Kidiaba, o jogador imitado pelo mascote da Copa na animação).

Dentre os usuários com maior indegree no recorte (Tabela 5), temos um veículo jornalístico nacional em primeiro, com 122 menções. Entretanto, predominam no recorte veículos de abrangência regional no âmbito do Rio Grande do Sul (@futeboldagaucha, @zerohora, @globoesporters, @bandrs, @bolaatlantida). Também é possível encontrar blogs e sites esportivos (@trivela e @lancenet), e um gremista e um site de torcedores do Grêmio (@epmachado e @gremiofbpa_com), o maior rival do Internacional, time proprietário do estádio Beira Rio utilizado na Copa.

Usuário Número de menções @folha_com 122 @futeboldagaucha 67 @trivela 38 @epmachado 34 @zerohora 33 @gremiofbpa_com 27 @globoesporters 25 @bandrs 19 @lancenet 13 @bolaatlantida 12

Tabela 5. Nós mais centrais no recorte (maior grau de conexão indegree).

Os nós centrais deste ciberacontecimento são ligeiramente diferentes dos casos estudados anteriormente. Há alguma semelhança com o exoesqueleto na medida em que também envolveu veículos esportivos. Mas traz como diferencial o fato de incluir principalmente a imprensa regional dentre os nós com maior indegree, como no caso do perfil de cobertura de futebol da Rádio Gaúcha, emissora de rádio do estado do Rio Grande do Sul, ou as versões voltadas para o estado do Rio Grande do Sul dos perfis do Globo Esporte (programa de televisão) e da Band (emissora de televisão).

Os nós que atuam como hubs neste ciberacontecimento diferem um pouco da relação dos nós que atuam como pontes entre os grupos (Tabela 6).

Usuário Número de menções

@folha_com 133113.927 @futeboldagaucha 65847.463 @emysmtts 62029.807 @trivela 42329.801 @gremiofbpa_com 25149.423 @globoesporte 24405.589 @leoeneni 23926.374 @epmachado 23801.681 @gabikkk 21970.648 @rsouzacouto 20900.269

O usuário @emysmtts aparece com um alto grau de intermediação em função do

outdegree. O usuário postou inúmeros tweets no recorte, enviando conexões para outros nós, e

com isso, serviu de ponte entre grupos dispersos. Já @gabikkk retuitou, dentre outros usuários, @gremiofbpa_com, @folha_com, @zerohora e @epmachado, usuários que figuram dentre aqueles com maior indegree nesse recorte. Ao enviar conexões (postar tweets com menções) a outros usuários, a usuária atuou como ponte entre eles. Ao postar e retuitar mais de um usuário, contribuiu para prover acesso a conteúdos distintos para seus contatos no Twitter, na medida em que seus tweets e retweets são exibidos na timeline daqueles que a seguem.

A visualização da rede (Figura 36, Apêndice F) foi gerada no Gephi usando o layout Force Atlas. Os nós estão coloridos por modularidade. O tamanho do nó representa o indegree – quando maior o nó, mais conexões (menções ou retweets) o usuário recebeu. Os pontos isolados ao redor do grafo representam usuários que postaram tweets sem mencionar outros usuários em suas publicações.

Figura 36. Grafo da rede de tweets, retweets e menções com os termos “fuleco” e “kidiaba” entre os dias 18 e 22 de junho de 2014.

O grafo tem a aparência de ser mais esparso que os demais. De fato, com exceção do módulo verde claro acima à esquerda (em torno do hub @folha_com) e do módulo amarelo abaixo à direita (em torno do perfil @futebolnagaucha) os demais perfis possuem poucas menções (menos de 50) e não aparecem de forma tão visível no grafo.

Ainda que a rede seja menor do que no caso do viaduto, enquanto no viaduto os usuários com maior indegree são responsáveis por mais da metade do total de conexões da rede, na rede do Fuleco imitando o Kidiaba os usuários com maior indegree representam menos de 1/3 do total de conexões, o que faz com que ela seja mais esparsa (muitos nós não estabelecem conexão com nenhum outro, como pode ser visto nas bordas do grafo) e menos centrada em nós específicos (hubs no centro).

Esse assunto também suscitou um número maior de tweets com comentários, como no caso de “alfinetadas” de gremistas para colorados, como nos exemplos abaixo:

primeiro foi o Benzema173 (mazembe de trás pra frente) agora essa do fuleco imitando o kidiaba na hora do gol

RT @gremiofbpa_com: FIFA imortaliza Kidiaba dentro do Beira-Rio. Linda comemoração do boneco oficial da Copa, Fuleco. http://t.co/7mMOVIoV56174

!

No primeiro exemplo, temos um tweet que não estabelece conexão com outro usuário. No segundo, há um retweet ao perfil @gremiofbpa_com, um site de torcedores do Grêmio.

A maior quantidade de retweets ocorreu em uma postagem do perfil @folha_com fazendo alusão ao caso e com a presença da hashtag #FolhanaCopa, usada pelo veículo para a cobertura da Copa. A notícia foi postada no dia 18 de junho, logo após a segunda partida da Copa realizada em Porto Alegre.

RT @folha_com: #FolhanaCopa E o Fuleco imitando Kidiaba em pleno Beira-Rio, casa do Internacional? http://t.co/tGDhyOFocE

Já o tweet abaixo, reprodução do perfil para cobertura de futebol da Rádio Gaúcha, recebeu retweets no dia 22 de junho, na terceira partida em Porto Alegre.

RT @FuteboldaGaucha: Se tiver gol no Beira-Rio hoje, vai ter dancinha do Kidiaba novamente. FIFA diz que não vai tirar imagem do Fuleco homenageando goleiro. Enquanto alguns retweets se concentram no dia 18, outros ocorreram no dia 22 de junho. Há poucos tweets em datas intermediárias, o que sugere que o assunto só esteve em discussão em função das partidas, logo após a exibição da dança no telão do estádio. A gravação de vídeos por torcedores e os tweets feitos diretamente do estádio se inserem em um cenário de mobilidade e ubiquidade, com uma maior presença de dispositivos móveis para comunicação pessoal.