• Nenhum resultado encontrado

NBR 12207 processo do ciclo de vida do software

Capítulo 2: Conceitos básicos de qualidade e software

2.2 Qualidade de processo de software

2.2.1 NBR 12207 processo do ciclo de vida do software

A norma NBR 12207 foi a primeira norma internacional a estabelecer uma estrutura comum, contendo processos, atividades e tarefas do ciclo de vida de software, com terminologia bem definida. Seu objetivo, além de criar uma linguagem comum para a engenharia de software, é prover processos que possam ser utilizados para definir, controlar e melhorar este ciclo de vida de software e servir de referência para os demais padrões que venham a surgir. Lançada pela ISO em agosto de 1995, e pela ABNT em 1998, ela é citada em quase todos os trabalhos relacionados à engenharia de software, inclusive os relativos à qualidade.

Os processos da norma NBR 12207 formam um conjunto abrangente. Organizações, projetos ou aplicações especiais devem selecionar um subconjunto apropriado, dependendo de seu objetivo. Os processos dividem-se em três classes: fundamentais, de apoio e organizacionais. Conforme Tabela 2.1 – processo do ciclo de vida.

Este trabalho utilizou conceito e informações do Processo Fundamental – Aquisição, em que, para suas atividades de monitoramento do fornecedor, foram identificados três (3) Processos de Apoio, que são: (1) verificação, (2) validação e (2) revisão conjunta.

Tabela 2.1 - Processo do ciclo de vida

Processo Descrição

Processos Fundamentais Início e execução do desenvolvimento, operação ou manutenção do

software durante seu ciclo de vida.

Aquisição Atividades de um adquirente de software.

Fornecimento Atividades do fornecedor (proposta, planos de projeto e entrega).

Desenvolvimento Atividades do desenvolvedor (análise de requisitos, projeto, testes,

instalação e aceitação).

Operação Atividades do operador (operação e suporte aos usuários).

Manutenção Atividades de quem faz a manutenção.

Processos de Apoio Auxiliam um outro processo.

Documentação Registro de informações produzidas por um processo ou atividade.

Gerência de Configuração Identificação e controle dos itens do software (armazenamento, versão, distribuição).

Garantia da Qualidade Processos e produtos de software em conformidade.

Verificação Produtos de software atendem requisitos ou condições impostas.

Validação Se os requisitos e o produto final atendem ao uso.

Revisão Conjunta Atividades de avaliação da situação e produtos de uma atividade de

um projeto, se apropriado.

Auditoria Adequação dos requisitos, planos e contrato, quando apropriado.

Resolução de Problemas Analisar e resolução dos problemas.

Processos Organizacionais Implementam uma estrutura de processos de ciclo de vida.

Processo Gerencial Gerenciamento de processos.

Infra-estrutura Fornecimento de recursos para outros processos. Inclui: hardware,

software, ferramentas, técnicas, padrões de desenvolvimento, operação ou manutenção.

Melhoria Estabelecer, avaliar, medir, controlar e melhorar um processo.

Treinamento Atividades para prover e manter pessoal treinado.

Fonte: elaborada com base nas normas NBR 12207 (1997)

O processo de aquisição consiste de cinco atividades: (1) iniciação; (2) preparação de pedido de proposta; (3) preparação e atualização do contrato; (4) monitoramento do fornecedor; e (5) aceitação e conclusão.

Na atividade de iniciação, são definidas as necessidades e requisitos de aquisição compostos pelos requisitos do sistema, de negócio, organizacionais, dos usuários, assim como os critérios de segurança, atividades do projeto, testes e aderência a padrões. Realiza-se a análise dos requisitos de sistemas e definem-se critérios de aquisição, levando em conta riscos, custos e benefícios, a estratégia de aceitação do produto, os direitos de propriedade, o suporte técnico; e estabelecendo-se o plano de aquisição.

Na atividade de preparação de pedido de proposta, são executadas tarefas como: documentar requisitos de aquisição, definir processos e atividades de apoio, designar organizações executoras e suas responsabilidades. Estabelece o controle do contrato com o fornecedor seu acompanhamento e como forma como será abordado, através da definição de processos de apoio especificados e do fornecimento dos requisitos de aquisição a organizações.

Na atividade de preparação e atualização do contrato, são definidos os procedimentos para selecionar fornecedores, os critérios de avaliação de proposta e a ponderação de aderência aos requisitos. Referenda-se a norma adaptada ao contrato, negocia-se custo e se estabelece um cronograma de atividades.

Na atividade de monitoramento do fornecedor, o adquirente coopera, provendo-o de informações para resolver itens pendentes, através de revisão conjunta, auditoria, verificação e/ou validação.

Na atividade de aceitação e conclusão, são aplicados critérios previamente definidos, inclusive casos, dados e procedimentos de teste.

Quanto aos três processos de apoio a serem utilizados, neste trabalho, na atividade de monitoramento, observam-se as seguintes características:

1) O processo de verificação consiste na análise, revisão e teste do produto em relação aos

requisitos ou condições impostas através de métodos, técnicas e ferramentas apropriadas. Pode incluir a tarefa de verificação de integração de cada componente de software e das unidades de cada item (software, hardware e operações manuais), podendo ser realizada por uma organização independente.

2) O processo de validação consiste em determinar se o produto construído atende ao uso

específico pretendido. Destaca-se a elaboração de um plano de validação contendo itens sujeitos a validação como: recursos, responsabilidades e o cronograma além do modelo de relatórios a serem encaminhados ao adquirente, quando se tratar de uma validação independente.

3) O processo de revisão conjunta consiste em avaliar a situação de execução do serviço e

ser registrados, obtendo-se, no final da revisão, um documento com as soluções e acordo. Como resultado desta atividade, deve-se obter critérios de encerramento, itens de ação pormenorizados e responsabilidades de cada um.

O agrupamento dos três processos de apoio: verificação, validação e revisão conjunta, na atividade de monitoramento do fornecedor do processo de aquisição de forma estruturada, assemelha-se ao agrupamento de processos de apoio previsto no processo de garantia de qualidade da NBR 12207. A diferença fundamental a ser observada é que o processo de garantia de qualidade é estruturado para ser gerido pelo desenvolvedor, enquanto que a atividade de monitoramento do processo de aquisição é estabelecida e conduzida pelo adquirente.