• Nenhum resultado encontrado

Capítulo 4: Estudo do caso Avaliação de produto final de software para aquisição pelo

4.1 Programa PNAFM

4.1.1 Propósito do programa

Com a aprovação e publicação da Lei de Responsabilidade Fiscal No. 42 de 14/04/1999 e leis complementares, o Ministério da Fazenda, responsável pela fiscalização do cumprimento da lei por todos os órgãos públicos, criou o programa PNAFM, para apoiar os municípios a se adequarem a novas regras, através da modernização de seus procedimentos de gestão pública.

O projeto de modernização concentra-se na aquisição e implantação de tecnologia de informação. Contando com o apoio financeiro do BID, o PNAFM tem uma abrangência nacional

e é apresentado de forma a adequar-se às diferentes necessidades e estágios de desenvolvimento de todos os municípios brasileiros. Em linhas gerais, o PNAFM fornece aos municípios apoio técnico na especificação da aquisição, recursos financeiros de baixo custo e parceria na gestão do projeto de modernização.

A UCP/MF, como coordenadora do programa, através de pareceres técnicos e de auditorias, monitora a execução do projeto de modernização de cada município, desde sua concepção até a efetiva implementação, vinculando a liberação de recursos ao cumprimento de cada etapa do projeto a ser executada pelo município e pelo fornecedor. O programa estabelece dois tipos de projetos, que se diferenciam pelo tipo de atendimento aos diversos municípios:

• Projeto Simplificado: voltado para municípios com 50.000 habitantes ou menos; e

• Projeto Ampliado: voltado para municípios com mais de 50.000 habitantes.

O Projeto Ampliado é o mais flexível, permite variar a quantidade e tipos de artefatos3 a

serem adquiridos através do programa. É aberto para atender as diversificadas necessidades relacionadas à modernização da gestão administrativa e fiscal que geralmente caracterizam os grandes municípios.

O Projeto Simplificado restringe a aquisição de um conjunto de artefatos pré-definidos numa especificação denominada “Kit-Solução”. O “Kit-Solução”, cuja relação dos artefatos está detalhada no Apêndice C, inclui a aquisição de um produto de software. A flexibilidade na aquisição desse “Kit-Solução” está apenas na quantidade de equipamentos e em alguns aspectos da prestação de serviço decorrentes da aquisição de TI, atendendo particularidades de treinamento e implantação.

A aplicação do processo de avaliação de produto final de software, caso em estudo neste trabalho, atende ao Projeto Simplificado do PNAFM, na avaliação do produto de software especificado no Kit-Solução.

4.1.2 Processo de aquisição do Projeto simplificado do PNAFM

Na Figura 4.1 são esquematizados, para o Projeto Simplificado do PNAFM, os resultados das etapas do processo de aquisição, segundo a norma NBR 12207, em dois estágios.

No primeiro estágio, como resultado da etapa de iniciação, está a publicação do ROP. O ROP contém as diretrizes do programa PNAFM, isto é, o plano de aquisição. Informa as restrições do programa, os critérios de aquisição, riscos, custos e benefícios esperados. Partes relevantes do ROP foram extraídas e disponibilizadas no Apêndice A.

As etapas de pedido de proposta e de atualização do contrato foram concluídas com a publicação do edital de pré-qualificação. No edital de pré-qualificação do PNAFM, estão definidas as regras e o processo para o cadastramento de fornecedores interessados em participar do programa, fornecendo o “Kit-solução” para compra pelos municípios.

A pré-qualificação inclui a habilitação do fornecedor e verificação da conformidade do produto de software especificado no Kit-solução, nosso caso em estudo. Partes relevantes do edital de Pré-qualificação foram extraídas e disponibilizadas no Apêndice C deste trabalho. No decorrer deste capítulo, detalhes desse edital serão mencionados para compreensão do caso.

Processo de Aquisição do Projeto Simplificado PNAFM do ROP NBR ISO/IEC 12207

Etapas Estágio 1 - resultadosUCP Estágio 2 - resultados UCP e Município Iniciação Definição da estratégia Apresentação do Projeto

Simplificado Pedido de proposta Atualização de contrato Publicação do edital de pré- Qualificação de fornecedores Edital de Aquisição do Kit-Solução Monitoramento do fornecedor Execução da habilitação do fornecedor e avaliação do Produto final de software

Seleção do fornecedor e atividade de implantação do Kit-Solução

Aceitação/conclusão Julgamento e cadastramento de proponentes qualificados

Atividade de aceitação e conclusão

Figura 4.1 - Visão do processo de aquisição do PNAFM, segundo a NBR 12207

Seguindo a explicação da Figura 4.1, as etapas iniciação, pedido de proposta e atualização de contrato do primeiro estágio, foram encerrada com a publicação do Edital de pré-qualificação do PNAFM. A etapa de monitoração é a execução da qualificação de cada fornecedor. A etapa aceitação e conclusão, última etapa do primeiro estágio, é interpretada pelo julgamento dos resultados da pré-qualificação quando fornecedores qualificados são cadastramento para o programa. As duas últimas etapas são executadas para cada fornecedor que se submete ao edital.

Quanto ao segundo estágio, ele é repetido por todo município que obtém aprovação e autorização para execução de seu Projeto Simplificado. A etapa iniciação é encerrada com a aprovação do projeto de modernização do município. As etapas de pedido de proposta e atualização de contrato são concluídas com a publicação do edital de aquisição do “Kit-Solução”. Apenas os fornecedores qualificados no primeiro estágio podem participar da concorrência.

As condições de execução das etapas de monitoramento e de aceitação e conclusão do segundo estágio são descritas em cada edital de aquisição. Elas podem diferir de município para município atendendo às particularidades de cada um, porém, todos os editais devem contemplar as ações previstas no fluxo de procedimentos do Projeto Simplificado do ROP, tal como mostrado no Apêndice B.

4.1.3 Produto de Software do Kit-Solução

O Kit-Solução e mencionado no ROP e especificado no edital de pré-qualificação (Edital, 2002). Inclui a aquisição de equipamentos de informática e de escritório, software básico, estrutura de rede, capacitação e serviços de implantação - além, é claro, da especificação do produto de software denominado Conjunto de Sistemas Aplicativos – CSA.

O CSA é composto por oito (8) sistemas aplicativos, que atendem ao objetivo do programa de modernizar a “gestão da receita e do gasto público” e “melhora do desempenho das funções sociais e atendimento ao cidadão do município” (ROP, 1999). Cada Sistema Aplicativo, que atende a um conjunto de atividades executadas num município, é descrito a seguir:

• Sistema integrado de administração tributária: executa o controle da receita tributária,

• Sistema integrado de administração orçamentária e financeira: serve ao planejamento e à execução do plano de governo, considerando o orçamento e o plano plurianual. Compatibiliza recursos disponíveis com despesas durante a execução do orçamento aprovado, registrando fatos contábeis e dando suporte à programação financeira.

• Sistema integrado de administração de recursos humanos: realiza o gerenciamento dos

processos de Administração de Pessoal, com base em informações de admissão, qualificação profissional, pagamento e evolução salarial, lotação, assentamento funcional e outros.

• Sistema integrado de compras e controle de recursos patrimoniais e materiais: permite

a gestão do patrimônio, do processo de aquisição, do material e frota.

• Sistema de informações gerenciais: fornece os resultados dos diversos processos da

administração municipal, para auxiliar no processo decisório.

• Sistema de protocolo e controle de processos: registra e acompanha todos os

requerimentos, reclamações e processos administrativos e fiscais.

• Sistema de legislação: proporciona acesso rápido e atualizado às leis do município.

• Sistema integrado de atendimento e ouvidoria: recebe as críticas e sugestões da

comunidade.

No Kit-Solução é estabelecida a configuração de hardware em que o produto deve ser operacionalizado, restringindo o ambiente de teste a ser utilizado nas avaliações.