• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO III – As Fontes de Informação nas Notícias de Sociedade da Lusa

Anexo 3 Notícias Breves de Sociedade

Bloco 1 – Lisboa, 29 mar (Lusa) - Notícias breves de Sociedade:

Cruz Vermelha e Continente promovem recolha de alimentos

A Cruz Vermelha Portuguesa e a Missão Continente voltam a promover uma ação de recolha de alimentos, a partir de quinta-feira, para entregar a famílias sinalizadas pela instituição.

A recolha, que tem lugar até domingo, decorre em 400 lojas Continente e Meu Super, distribuídas por todo o país, e tem o apoio de centenas de voluntários, anunciaram as duas entidades.

A iniciativa pretende recolher bens essenciais como enlatados, leite, cereais, papas para bebé, grãos, feijão, massas, óleo ou sal, que serão entregues a famílias carenciadas, identificadas pela Cruz Vermelha Portuguesa, de acordo com as necessidades mais urgentes.

Em 2016, as recolhas de alimentos promovidas pela Cruz Vermelha Portuguesa em parceria com a Missão Continente tiveram o contributo de cerca de 6.000 voluntários, que recolheram alimentos equivalentes a 385 mil refeições.

Iniciativas da Semana pergunte pelo Bio começam quinta-feira

A campanha Semana Pergunte pelo Bio, que vai decorrer de 17 a 22 de abril, integra várias iniciativas em todo o país para divulgar a agricultura biológica.

A primeira ação da 2.ª edição da Semana será a da apresentação da iniciativa, que vai decorrer na quinta-feira, em Lisboa, num evento que integra cinema, mercado biológico com produtores deste tipo de agricultura e degustação de sopa biológica.

Na apresentação da Semana Pergunte pelo Bio haverá ainda uma sessão sobre "A Importância da Certificação" na agricultura e produtos biológicos.

Segundo dados da Direção Geral da Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR), em Portugal a área da agricultura biológica atingiu cerca de 240 mil hectares, ou seja, 7% da superfície agrícola total utilizada, sendo mais frequente no Alentejo.

INEM encaminhou 3.386 doentes para a Via Verde do AVC

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) registou, em 2016, cerca de 3.400 casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) que foram encaminhados para a Via Verde do AVC, segundo dados divulgados hoje.

Os distritos de Lisboa e Porto foram os que registaram o maior número destas ocorrências, com 736 e 735 casos, respetivamente. Os hospitais São José e Santa Maria, em Lisboa, foram os que receberam o maior número de casos encaminhados pela Via Verde.

A Via Verde do AVC é uma estratégia estruturada para a abordagem, encaminhamento e tratamento mais adequado da doença vascular cerebral.

O Dia Nacional do Doente com AVC celebra-se na sexta-feira e o INEM aproveita para aconselhar a utilização do número europeu de emergência – 112 – caso sinais e sintomas do AVC, como a falta de força num braço, boca ao lado ou dificuldade em falar, estejam presentes.

EA/CZN // JMR Lusa/fim

Bloco 2 – Lisboa, 12 abr (Lusa) - Notícias breves de Sociedade:

Maratona da Saúde angaria mais de 55 mil euros

A 4.ª edição da iniciativa Maratona da Saúde angariou mais de 55.000 euros, que serão aplicados na sensibilização e na investigação científica das doenças cardiovasculares.

A Maratona da Saúde, que reuniu um conjunto de espetáculos musicais, incluiu também sessões de esclarecimento sobre o acidente vascular cerebral (AVC), o enfarte do miocárdio, os transplantes cardíacos, as arritmias cardíacas, entre outros.

Concurso “Jovens Cientistas” procura estudantes para representar Portugal

A Fundação da Juventude e a Ciência Viva lançaram o 25.º concurso “Jovens Cientistas” para eleger os 100 melhores projetos científicos e participar na 11.ª Mostra Nacional de Ciência, disse hoje a organização.

O concurso é aberto a todos os jovens estudantes que, em ambiente escolar, desenvolvam projetos de investigação que se enquadrem em áreas de estudo como a biologia, ciências da terra, ciências médicas, informática, economia, engenharia, entre

outras.

Os 100 melhores projetos vão participar numa das maiores competições europeias de ciência juvenil, a Mostra Nacional de Ciência, que se vai realizar entre 01 e 03 de junho no Centro de Congressos da Alfândega, no Porto.

“Para os projetos que se destaquem na Mostra de Ciência há cerca de 6000 euros em prémios e a oportunidade de representar Portugal em competições europeias e internacionais de ciência”, anunciou a organização do concurso.

Segundo o presidente executivo da Fundação da Juventude, Ricardo Carvalho, “o concurso ‘Jovens Cientistas’ é uma forma de estimular os jovens pré universitários a apostarem nas áreas STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática) consideradas hoje, e na próxima década, as áreas de maior empregabilidade, tanto a nível nacional como internacional”.

Central de biomassa em Vila Velha de Ródão entrou em consulta pública

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) anunciou hoje que o projeto de uma central de biomassa em Vila Velha de Ródão, no distrito de Castelo Branco, entrou em consulta pública.

O projeto para a central de biomassa está sujeito a uma Avaliação do Impacte Ambiental (AIA) antes da sua autorização porque pode provocar efeitos significativos no ambiente.

O projeto encontra-se disponível para consulta durante 15 dias úteis, de 10 de abril a 03 de maio, na Agência Portuguesa do Ambiente, na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro e na Câmara Municipal de Vila Velha de Rodão.

SOS Racismo apresentou queixa contra declarações do presidente do Marítimo

A organização de defesa dos direitos humanos SOS Racismo apresentou uma queixa à Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial sobre declarações do presidente do clube de futebol Marítimo que considera xenófobas em relação às comunidades ciganas.

Considerando, num comunicado, que "as atitudes de discriminação, de xenofobia em relação às comunidades ciganas continuam", a SOS Racismo diz que "as afirmações de Carlos Pereira são mais um exemplo de que a impunidade continua presente em todas as esferas da sociedade".

Carlos Pereira disse, numa entrevista ao jornal desportivo O Jogo publicada em 09 de abril, que "o negócio, quando se faz, não é como o negócio do cigano: faz-se. Há uma verba, há compromissos que têm de ser assumidos".

O presidente do clube de futebol da Madeira comentava um diferendo com o presidente do Sporting sobre contratações de jogadores.

CZN/JMR // JMR Lusa/fim