• Nenhum resultado encontrado

Capítulo 2 | Metodologia do processo de design biónico

2.10 Nota Conclusiva

No segundo capítulo da dissertação realiza-se um conjunto de acções seguindo um processo de investigação bibliográfico e baseado em análises comparativas. O propósito é satisfazer o quarto objectivo específico desta dissertação – estudar e desenvolver uma metodologia para a sistematização do processo de design biónico - e responder à pergunta de investigação correspondente que interroga a capacidade de uma metodologia sistematizada potenciar soluções que conjuguem apuro estético com eficiência e sustentabilidade.

Para o desenvolvimento da metodologia de sistematização do processo de design biónico, que é o principal propósito a atingir no presente capítulo, foram analisados e comparados cinco métodos de design biónico existentes e disponíveis na bibliografia. Estas análises, além de servirem de base de estudo para o desenvolvimento da metodologia que é almejado neste capítulo, podem apoiar os designers no processo de selecção do método de concepção biónica mais adequado ao problema em mãos. Como resultado, propõe-se para cada método existente um conjunto de aspectos característicos, decorrentes da análise de adequabilidade elaborada de modo prospectivo, e que são classificados nas categorias de pontos fortes e pontos fracos. Apresenta-se ainda, para cada um dos cinco métodos analisados, um julgamento da sua aplicabilidade relativamente ao apoio proporcionado (que é considerado em três níveis de gradação) para a satisfação de cada uma das metas propostas. A necessidade de integrar actividades de validação nos processos de design biónico foi também salientada como resultado da análise efectuada. O desenvolvimento e o teste de métodos melhorados que proporcionem maior apoio aos designers na prossecução das actividades conducentes à proposta de soluções biónicas, com apoio adequado para

validação da qualidade dos resultados obtidos, contribuiu determinantemente para a satisfação do objectivo específico que guiou a realização deste capítulo.

As análises aos métodos que foram realizadas dependeram das informações disponíveis acerca dos mesmos, que são em alguns casos limitadas. Este condicionamento poderá justificar eventuais discrepâncias entre o conteúdo e propósito original do método, tal como proposto pelos seus autores, e os resultados das análises e das avaliações, sobretudo de índole prospectiva e nas quais impera a subjectividade, realizadas.

Neste capítulo, o desenvolvimento de uma nova metodologia procurou atender aos aspectos identificados durante o estudo dos métodos existentes. Propõem-se assim etapas de projecto que se destinam a colmatar lacunas detectadas nos métodos existentes em decurso da análise efectuada face à sua aplicabilidade para apoiar o processo com vista a atingir cinco metas consideradas representativas dos objectivos perseguidos por quem segue uma abordagem biónica. Como tal, foi desenvolvido um método descritivo que, para além de considerar as duas direcções de análise aplicáveis e suportar a validação da satisfação dos objectivos estabelecidos, proporciona o apoio a uma abordagem iterativa na condução do projecto. Tem-se assim em vista apoiar a optimização dos resultados alcançados com o recurso a uma abordagem biónica. O método desenvolvido recorre a uma abordagem que procura conjugar de uma forma harmoniosa os contributos dos métodos existentes, que foram valorizados através da análise, e o apoio às metas enunciadas. Como se pode ver pela comparação da Tabela 16 apresentada relativa à aplicabilidade do apoio conferido para atingir as metas pelo método proposto (referenciado nas suas duas direcções de orientação) e a tabela congénere relativa aos cinco métodos revistos (Tabela 12), o método proposto granjeia a aplicabilidade em todas as combinações de orientação e meta para as quais já se verificava a aplicabilidade de pelo menos um dos métodos anteriores. Para além disso, logrou-se aumentar a aplicabilidade face aos métodos anteriores para a optimização de forma e para a satisfação de múltiplos requisitos na orientação da solução para o problema e para a eficácia de organização na orientação do problema para a solução. Foram ainda consideradas outras actividades não previstas nos métodos revistos com o intuito de apoiar a prossecução mais cabal e mais plena dos objectivos de optimização da forma e satisfação de múltiplos requisitos. Apesar desta reunião de valências e do seu complemento constatou-se que o objectivo de eficácia de comunicação contínua ainda a sofrer alguma falta de apoio para a sua satisfação. Assim recomenda-se que nos projectos onde este objectivo seja visado, que se recorra a outras abordagens descritas no processo de design sistemático para incentivar a sua satisfação.

Contudo, o método proposto apesar de não apoiar com o mesmo grau no que à validação dos cinco objectivos focados diz respeito apoia igualmente os esforços de validação das cinco metas consideradas. Assim, mesmo que não se apoie directamente o processo que conduz à satisfação de todos os objectivo enunciados, pela utilização deste método, providenciam-se mecanismos de validação que auxiliam o designer a tomar consciência através da utilização de instrumentos objectivos de medição, do nível de satisfação de cada objectivo atingido em cada iteração do projecto. Esta medição auxiliará o reconhecimento da necessidade e medidas para corrigir os desvios detectados face aos objectivos propostos. De modo a reforçar e complementar o método desenvolvido, a aplicação prática é fundamental. Neste sentido pretende-se realizar no terceiro capítulo desta dissertação projectos que seguem o método de design biónico criado não apenas com o intuito de validar ou comprovar a sua aplicabilidade prática, mas também como forma de extensão e de complemento didáctico com vista a potenciar a difusão da utilização do método.

Capítulo 3 | Aplicação (para validação) do