• Nenhum resultado encontrado

Validação da satisfação do requisito de transmissão de uma mensagem

Capítulo 3 | Aplicação (para validação) do método desenvolvido

3.2 Desenvolvimento de projectos segundo a metodologia proposta

3.2.1 Torre para CDs e DVDs biónica

3.2.1.6 Etapa C2 Validação da satisfação dos requisitos estabelecidos

3.2.1.6.7 Validação da satisfação do requisito de transmissão de uma mensagem

A forma de validação prosseguida, relativa ao requisito de transmissão de uma mensagem ao utilizador através da imagem da torre para CDs e DVDs, é relativamente indirecta, uma vez que adopta a técnica da antropomorfização dos produtos, recorrendo à atribuição de dimensões de personalidade. Assim, numa primeira fase decompôs-se num conjunto mais alargado de conceitos o conteúdo da mensagem patente neste requisito, destinada a ser imbuída no produto. Deste modo, consideraram-se os atributos seguintes em resultado desta decomposição: moderno, elegante, espírito jovem, flexível e dinâmico. Para além disso consideraram-se ainda os aspectos de leveza e estabilidade apresentados noutros requisitos definidos para o projecto.

Seguidamente, o designer propõe uma tradução dos atributos que resultam da consideração dos seus requisitos de comunicação num perfil de personalidade (Jordan, 2002), cujos resultados podem ver observados na Tabela 22.

Na terceira fase deste processo, uma amostra de público especializado (oito estudantes finalistas da licenciatura em Design Industrial) é inquirida quanto ao perfil de personalidade (Anexo G), procurando-se assim determinar se a mensagem idealizada pelo designer é transmitida ao público ou se se altera e de que forma.

Tabela 22 | tradução dos requisitos a comunicar em perfis de personalidade (perfil pretendido e perfil oposto).

Requisitos de comunicação

Perfil de personalidade

Moderno Claro – Escuro (iluminado - obscuro)

Leve Simples - Complexo

Elegante Gentil – Violento Moderado – Excessivo

Espírito jovem Liberal – Autoritário Rebelde – Conformista Optimista - Pessimista

Alegre Divertido – Sério Simpático – Antipático

Flexível Flexível – Inflexível

Dinâmico Energético - Não energético

Estável Estável - Instável

Após a realização do inquérito ao perfil de personalidade das torres, foram elaboradas análises das ordenações médias para cada perfil como resultado dos inquéritos e calculou-se, posteriormente, o coeficiente de concordância de Kendall para cada resultado, como análise da concordância das respostas dadas pelos oito estudantes. Estas análises podem ser observadas no Anexo H da dissertação.

Como resultado, para o perfil de personalidade Energético – Não energético a ordenação média do painel de respondentes (com uma significância de a 1%, atendendo ao coeficiente de concordância de Kendall) resultou na seguinte ordenação: 1ªC; 2ºB; 3ºA. Como conclusão a este resultado, pode-se entender que a torre C (torre biónica 2) é mais energética que a torre B (torre biónica 1) e que a torre C (torre convencional) é menos energética que a torre B. O que significa que a torre C é a mais energética das três torres e por hipótese, tendo em conta a correspondência realizada na tabela 22, a torre C é a que transparece como mais dinâmica e a torre A como menos dinâmica, validando assim este requisito de comunicação pretendido. As restantes análises e conclusões das ordenações, tendo em conta todos os perfis de personalidade estabelecidos, e consequentes mensagens transmitidas podem ser observadas na Tabela 23.

Tabela 23 | Conclusão ao inquérito sobre o perfil de personalidade das torres para CDs e DVDs e verificação das mensagens transmitidas.

Mensage m do designer Perfil de personalidade Ordenação média 1º - 2º - 3º (ver anexo H) Significância de concordância Coeficiente de Kendall (ver anexo H) Conclusão

Moderno Claro – Escuro B – A – C Não significante Amostra não

convergente

Leve Simples - Complexo A – B – C 99% Mais leve é a torre A

Elegante

Gentil – Violento B e C – A Não significante Amostra não

convergente

Moderado - Excessivo A – B – C Não significante Amostra não

convergente

Espírito jovem

Liberal – Autoritário B e C - A 99% As torres A e B são as mais liberais

Rebelde – Conformista C – B – A 99% Mais rebelde é a torre C

Optimista - Pessimista B – C – A Não significante Amostra não

convergente

Alegre

Divertido – Sério C – B – A 99% Mais divertida é a torre C

Simpático – Antipático B e C - A 95% As torres B e C são as mais simpáticas

Flexível Flexível – Inflexível C – B – A Não significante Amostra não

convergente

Dinâmico Energético – Não energético C – B – A 99% A mais dinâmica é a

torre C

Estável Estável - Instável B – A – C Não significante Amostra não

convergente

De acordo com as conclusões obtidas, os requisitos de comunicação referentes a Espírito jovem, a Alegre e a Dinâmico foram validados, satisfazendo deste modo grande parte da mensagem que se pretendida transmitir através das torres biónicas criadas. A torre C (torre biónica 2) é aquela que, de acordo com o inquérito realizado, transmite de forma

mais eficaz as mensagens pretendidas, sendo considerada a mais dinâmica, a mais rebelde, a mais divertida e, em conjunto com a torre B (torre biónica 1), mais simpática e mais liberal.

No que diz respeito à transmissão da mensagem de Leveza, o perfil de personalidade relacionado (simples - complexo) não traduz de forma fiel o requisito associado. Este facto conduziu os inquiridos a identificar a torre A (torre convencional) como a mais simples, e por isso, segundo a ténue associação, a mais leve das três. Para os restantes requisitos de comunicação não foi possível identificar, com coerência, resultados concretos, pois a amostra afigurou-se como não convergente. Aqui, a subjectividade já esperada neste tipo de processo revelou-se determinante para a falta de concordância existente. As mensagens (significados interpretativos) que cada um lê variam de pessoa para pessoa. Também a inexistência de experimentação real das torres por parte dos inquiridos, que apenas usufruíram da percepção visual, pode ter influencia e conduzir à indefinição e à falta de concordância e de certeza das respostas.

A etapa de validação ao projecto das torres para CDs e DVDs considera-se bem sucedida, tendo sido satisfeitos todos os requisitos seleccionados, sobretudo através da torre biónica 2, sendo esta considerada uma versão optimizada da primeira torre biónica desenvolvida. Como resultado do processo de validação seguido pode-se testemunhar, para este caso prático, os ganhos que a abordagem biónica facultou ao produto, face a um modelo convencional. Tendo em conta todos estes resultados, entende-se que a aplicação do método desenvolvido seguindo a orientação de análise do problema para a solução é válida e pode contribuir para o desenvolvimento de produtos optimizados, eficientes, esteticamente agradáveis e sustentáveis.

Nas seguintes secções é desenvolvido um novo projecto, seguindo a direcção de análise contrária (da solução para o problema) do método criado.