• Nenhum resultado encontrado

2.5 A comercialização de energia elétrica no Brasil

2.5.2 O ambiente de contratação

O novo Modelo do Setor Elétrico define que a comercialização de energia elétrica seja realizada em dois ambientes de mercado, o Ambiente de Contratação Regulada - ACR e o Ambiente de Contratação Livre - ACL. Os Agentes de Geração sejam concessionários de serviço público de Geração, Produtores Independentes de Energia ou Autoprodutores, assim como os Comercializadores, podem vender energia elétrica nos dois ambientes, mantendo o caráter competitivo da geração, e todos os contratos, sejam do ACR ou do ACL, são registrados na CCEE e servem de base para a contabilização e liquidação das diferenças no mercado de curto prazo (CCEE, 2009). Uma visão geral da comercialização de energia, envolvendo os dois ambientes de contratação, é apresentada na Figura 7.

Figura 7: Estrutura do ambiente de contratação de energia elétrica no Brasil. Fonte: CCEE, 2009.

Segundo dados da CCEE (2009b) 23,23% da energia do SIN foi comercializada no mercado livre em Dezembro de 2008. Foram considerados no consumo do mercado livre: consumidor livre e especial, autoprodutor e eletrointensivos.

Em 2008, o consumo cativo atendido pelas distribuidoras totalizou 36.775 MW médios e o consumo livre, 11.130 MW médios, representando respectivamente 77% e 23% de todo o mercado de distribuição. Desse consumo no mercado livre, 1.018 MW médios foram referentes aos eletrointensivos (2%), 2.994 MW médios foram referentes aos autoprodutores e produtores independentes (6%) e 7.117 MW médios foram referentes aos consumidores livres e especiais (15%) (CCEE, 2009b)

Na Contabilização de Janeiro de 2009, participaram das operações na CCEE 956 Agentes, sendo 24 Autoprodutores, 58 Comercializadores, 658 Consumidores Livres, 43 Distribuidores, 29 Geradores, 143 Produtores Independentes e 1 Agente da Classe Importador/Exportador (CCEE, 2009a).

2.5.2.1 O ambiente de contratação regulada (ACR)

A contratação no ACR é formalizada através de contratos bilaterais regulados, denominados Contratos de Comercialização de Energia Elétrica no Ambiente Regulado (CCEAR), celebrados

Ambiente de Contratação Regulada (ACR)

Distribuidores (Consumidores Cativos)

VENDEDORES

Geradores de Serviço Público, Autoprodutores, Produtores Independentes e Comercializadores.

Ambiente de Contratação Livre (ACL)

Consumidores Livres, Comercializadores.

entre Agentes Vendedores (comercializadores, geradores, produtores independentes ou autoprodutores) e Compradores (distribuidores) que participam dos leilões de compra e venda de energia elétrica (CCEE, 2009).

Participam do ACR os Agentes Vendedores e Agentes de Distribuição de energia elétrica. Para garantir o atendimento aos seus mercados, os Agentes de Distribuição podem adquirir energia das seguintes formas, de acordo com o art. 13 do Decreto nº 5.163/2004 (ANEEL, 2009a):

 Leilões de compra de energia elétrica proveniente de empreendimentos de geração existentes e de novos empreendimentos de geração;

 Geração distribuída, desde que a contratação seja precedida de chamada pública realizada pelo próprio Agente de Distribuição e com montante limitado a 10% do mercado do distribuidor;

 Usinas que produzem energia elétrica a partir de fontes eólicas, pequenas centrais hidroelétricas e biomassa, contratadas na primeira etapa do Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica – PROINFA;

 Itaipu Binacional.

Além disso, conforme descrito no mesmo artigo do Decreto nº 5.163/2004, os contratos firmados pelos Agentes de Distribuição até 16/03/2004 também são considerados como energia contratada para atendimento à totalidade de seus respectivos mercados (ANEEL, 2009a).

Nesse ambiente todos as distribuidoras de energia contratam em conjunto a sua demanda, para atendimento aos consumidores cativos. É considerado um ambiente de negócios “conservador”, com garantia de receita em longo prazo e baixo risco (CCEE, 2009).

2.5.2.1.1 O funcionamento dos leilões de energia

As concessionárias, as permissionárias e as autorizadas de serviço público de Distribuição de energia elétrica do Sistema Interligado Nacional (SIN), por meio de licitação na modalidade de leilões, devem garantir o atendimento à totalidade de seu mercado no Ambiente de Contratação Regulada (ACR), de acordo com o estabelecido pelo artigo 11 do Decreto nº 5.163/2004 e artigo 2º da Lei nº 10.848/2004 (ANEEL, 2009a).

À ANEEL cabe a regulação das licitações para contratação regulada de energia elétrica e a realização do leilão diretamente ou por intermédio da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), conforme determinado no parágrafo 11 do artigo 2º da Lei nº 10.848/2004.

O critério de menor tarifa (inciso VII, do art. 20, do Decreto nº 5.163/2004) é utilizado para definir os vencedores de um leilão, ou seja, os vencedores do leilão serão aqueles que ofertarem energia elétrica pelo menor preço por Mega-Watt hora para atendimento da demanda prevista pelas Distribuidoras. Os Contratos de Comercialização de Energia Elétrica em Ambiente Regulado

(CCEAR) serão, então, celebrados entre os vencedores e as Distribuidoras que declararam necessidade de compra para o ano de início de suprimento da energia contratada no leilão (CCEE, 2009).

Se considerarmos “A” como o ano previsto para o início do suprimento de energia elétrica adquirida pelos Agentes de Distribuição nos leilões de energia, o cronograma para a realização dos leilões é o seguinte:

 No quinto ano anterior ao ano “A” (chamado ano “A” - 5), é realizado o leilão para compra de energia de novos empreendimentos de Geração;

 No terceiro ano anterior ao ano “A” (chamado ano “A” - 3), é realizado o leilão para aquisição de energia de novos empreendimentos de Geração;

 No ano anterior ao ano “A” (chamado ano “A” - 1), é realizado o leilão para aquisição de energia de empreendimentos de Geração existentes.

Além disso, poderão ser promovidos Leilões de Ajuste, previstos no artigo 26 do Decreto nº 5.163, de 30/07/2004, tendo por objetivo complementar a carga de energia necessária ao atendimento do mercado consumidor das concessionárias de distribuição, até o limite de 1% dessa carga (ANEEL, 2009a).

2.5.2.2 O ambiente de contratação livre (ACL)

No ACL há a livre negociação entre os Agentes Geradores, Comercializadores, Consumidores Livres, Importadores e Exportadores de energia, sendo que os acordos de compra e venda de energia são pactuados por meio de contratos bilaterais. Nesse ambiente há liberdade para se estabelecer volumes de compra e venda de energia e seus respectivos preços, sendo as transações pactuadas através de contratos bilaterais.

Atualmente 27,71 % da energia (141320 MWh) da capacidade instalada do SIN são comercializados no ACL (ONS, 2009). A média de consumidores livres e especiais nos últimos 12 meses foi de 680 agentes na CCEE, enquanto que essa média foi de 664 em 2007 (CCEE, 2009). Nesse ambiente, o consumidor migra por questões ambientais, associadas à imagem da sua empresa, questões éticas e/ou, e talvez principalmente, quando vê vantagem nos preços (CCEE, 2009). A Figura 8 ilustra o ACL.

Figura 8: Estrutura do ambiente de contratação livre do setor elétrico brasileiro. Fonte: ELETROSUL, 2008.

2.6 A legislação associada à comercialização de energia no novo modelo do setor elétrico