• Nenhum resultado encontrado

2.3 A transmissão de energia elétrica no Brasil...21 2.4 A distribuição de energia elétrica no Brasil...22 2.5 A comercialização de energia elétrica no Brasil...22 2.5.1 O processo de comercialização de energia elétrica...23 2.5.2 O ambiente de contratação...24 2.5.2.1 O ambiente de contratação regulada (ACR)...25 2.5.2.1.1 O funcionamento dos leilões de energia...26 2.5.2.2 O ambiente de contratação livre (ACL)...27 2.6 A legislação associada à comercialização de energia no novo modelo do setor elétrico...29 2.7 O consumo energético nacional e as tarifas de energia elétrica...30 2.8 A composição das tarifas de energia elétrica no Brasil...32 2.8.1 Encargos e tributos...32 2.9 A economia e os investimentos no setor elétrico brasileiro...34 2.10 As fontes renováveis de energia no Brasil...36 2.10.1 As pequenas centrais hidroelétricas...36 2.10.2 Energia eólica...38 2.10.3 Energia da biomassa...40 2.10.4 Energia solar...42 2.11 Os agentes na área das fontes renováveis de energia e do sistema interligado nacional...46 2.12 Os mecanismos de incentivo que visam à integração das fontes renováveis de energia no SIN e as legislações e regulamentações em questão...53 2.13 Os programas de apoio às fontes renováveis de energia no Brasil...57 2.14 Os benefícios da energia solar fotovoltaica...59 2.15 A energia solar fotovoltaica no mercado energético mundial...60 2.16 Os custos dos sistemas fotovoltaicos e a curva de aprendizado para a tecnologia fotovoltaica...62 2.17 Os modelos de programas de incentivo às fontes renováveis de energia, em especial à energia solar fotovoltaica...65

2.17.1 O sistema de preços (Feed-in Law)...66 2.17.2 O sistema de quotas...66 2.18 O mecanismo de Incentivo alemão à energia solar fotovoltaica e o mercado atual...71 2.19 O mecanismo de Incentivo espanhol à energia solar fotovoltaica e o mercado atual...75 2.20 O mecanismo de Incentivo Japonês à energia solar fotovoltaica e o mercado atual...78 2.21 O mecanismo de Incentivo Americano à energia solar fotovoltaica e o mercado atual...79

2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

2.1 O setor elétrico brasileiro: histórico e reestruturação

A reforma do Setor Elétrico Brasileiro começou em 1993 com a Lei nº 8.631, que extinguiu a equalização tarifária vigente e criou os contratos de suprimento entre geradores e distribuidores, e foi marcada pela promulgação da Lei nº 9.074 de 1995, que criou o Produtor Independente de Energia e o conceito de Consumidor Livre (MME, 2009).

Em meados de 1996, o consórcio Internacional Coopers & Lybrand foi contratado pelo Ministério de Minas e Energia e a Eletrobrás para realizar um estudo sobre a reforma do setor elétrico, intitulado Projeto de Reestruturação do Setor Elétrico Brasileiro, ou Projeto RESEB, que tinha por objetivo regulamentar o setor, elaborar políticas energéticas e transferir a responsabilidade da operação e do investimento ao setor privado (DELGADO, 2003). Ainda segundo Delgado (2003), esses objetivos seriam alcançados a partir de quatro áreas genéricas:

• O novo arranjo comercial para o setor: compreende a compra e venda de energia no atacado, o acesso às redes de transmissão e de distribuição e os mecanismos para assegurar planejamento e expansão do setor;

• Arcabouço legal e regulamentar: necessário para permitir a reforma do setor, inclusive aos ajustes ao quadro jurídico e regulamentar as concessões, monopólios naturais, a concorrência e padrões técnicos e de atendimento ao cliente;

• Mudanças institucionais: essas mudanças incluem uma revisão do foco de

responsabilidades ao nível do Ministério; o estabelecimento de um órgão Regulador independente que fiscalize os serviços regulados e promova um ambiente positivo para estimular a competição onde for possível e economicamente vantajosa; a revisão do papel da Eletrobrás; mudança estrutural das empresas do setor;

• Questões econômico-financeiras do setor: análise sobre mecanismos de financiamento do setor, alocação de riscos e nível de retorno das diversas atividades.

As principais conclusões do projeto foram a necessidade de implementar a desverticalização das empresas de energia elétrica, ou seja, dividi-las nos segmentos de geração, transmissão e distribuição, incentivar a competição nos segmentos de geração e comercialização, e manter sob regulação os setores de distribuição e transmissão de energia elétrica, considerados como monopólios naturais, sob regulação do Estado. Foi também identificada a necessidade de criação de um órgão regulador (a Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL), de um operador para o sistema elétrico nacional (Operador Nacional do Sistema Elétrico - ONS) e de um ambiente para a realização das transações de compra e venda de energia elétrica.

Através da Lei n° 9.427 de 1996, foi criada a ANEEL, cujas atribuições são: regular e fiscalizar a geração, a transmissão, a distribuição e a comercialização da energia elétrica, atendendo reclamações de agentes e consumidores com equilíbrio entre as partes e em beneficio da

sociedade; mediar os conflitos de interesses entre os agentes do setor elétrico e entre estes e os consumidores; conceder, permitir e autorizar instalações e serviços de energia; garantir tarifas justas; zelar pela qualidade do serviço; exigir investimentos; estimular a competição entre os operadores e assegurar a universalização dos serviços (ANEEL, 2009a). Com as propostas de mudanças institucionais, a Lei n° 9648 de 1998 altera algumas atribuições da Lei n° 9.427 de 1996 e cria também o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), responsável pelo planejamento e programação da operação, pelo despacho centralizado da geração e pela contratação e administração dos serviços de transmissão de energia elétrica. Concluído em agosto de 1998, o Projeto Reestruturação do Setor Elétrico Brasileiro (RE-SEB) definiu o arcabouço conceitual e institucional do modelo a ser implantado (CCEE, 2009).

Em 2001, o setor elétrico sofreu uma grave crise de abastecimento que culminou em um plano de racionamento de energia elétrica. Esse acontecimento gerou uma série de questionamentos sobre os rumos que o setor elétrico estava trilhando. Visando adequar o modelo em implantação, foi instituído em 2002 o Comitê de Revitalização do Modelo do Setor Elétrico, cujo trabalho resultou em um conjunto de propostas de alterações no setor elétrico brasileiro.

Durante os anos de 2003 e 2004 o Governo Federal lançou as bases de um novo modelo para o Setor Elétrico Brasileiro, sustentado pelas Leis nº 10.847 e 10.848, de 15 de março de 2004 e pelo Decreto nº 5.163, de 30 de julho de 2004 (MME, 2009).

Figura 5: Visão geral do novo modelo institucional do setor elétrico brasileiro. Fonte: Price Water House Coopers, 2004.

A Tabela 3 descreve de forma resumida as diversas alterações que o Setor Elétrico Brasileiro sofreu na última década até chegar ao modelo vigente (CCEE, 2008).

Tabela 3: Alterações no antigo modelo institucional do setor elétrico brasileiro. Fonte: CCEE, 2008.

Com o novo modelo do setor elétrico, os monopólios naturais foram mantidos apenas nos serviços de transmissão e distribuição de energia elétrica. Os serviços de geração e comercialização passaram a fazer parte de um mercado competitivo (DELGADO, 2003), como é apresentado de forma esquemática na Figura 6.

Modelo Antigo (até 1995)

Modelo de Livre Mercado (1995 a 2003)

Novo Modelo (2004)

Financiamento através de recursos públicos.

Financiamento através de recursos públicos e privados.

Financiamento através de recursos públicos e privados.

Empresas verticalizadas.

Empresas divididas por atividade: geração, transmissão, distribuição e comercialização.

Empresas divididas por atividade: geração, transmissão, distribuição, comercialização, importação e exportação.

Empresas

predominantemente Estatais.

Abertura e ênfase na privatização das Empresas. Convivência entre Empresas Estatais e Privadas.

Monopólios -

Competição inexistente. Competição na geração e comercialização

Competição na geração e comercialização

Consumidores Cativos Consumidores Livres e Cativos. Competição na geração e comercialização.

Tarifas reguladas em todos os segmentos.

Preços livremente negociados na geração e comercialização.

No ambiente livre: Preços livremente negociados na geração e

comercialização. No ambiente regulado: leilão e licitação pela menor tarifa.

Mercado regulado Mercado Livre Convivência entre Mercados Livre e

Regulado. Contratação: 100% do

Mercado.

Contratação: 85% do mercado (até agosto/2003) e 95% mercado (até dez./2004).

Contratação: 100% do mercado + reserva. Planejamento determinativo - Grupo Coordenador do Planejamento dos Sistemas Elétricos (GCPS).

Planejamento Indicativo pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).

Planejamento pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

Sobras/déficits do balanço energético rateados entre compradores.

Sobras/déficits do balanço energético liquidados no MAE.

Sobras/déficits do balanço energético liquidados na CCEE. Mecanismo de Compensação de Sobras e Déficits (MCSD) para as Distribuidoras.

Figura 6: Estrutura do novo modelo do Setor Elétrico Nacional. Fonte: Delgado, 2003.