• Nenhum resultado encontrado

4 METODOLOGIA: ENCAMINHAMENTOS TEÓRICOS E

5.5 O bom pastor e o bom gestor

Para Foucault (2008) não se governa um território, ou uma instituição, o que se governa são sempre os homens em sua individualidade ou em conjunto, o que se governa é o rebanho. O poder pastoral ele não se encerrou, ele foi deslocado, desmembrado e sobrevive.

Conceitos universais constituem o projeto da boa gestão e do bom gestor, tais como: autonomia, liberdade, democracia, participação. Universais que investem na crença GH TXH D HVFROD LUi µFXUDU¶ GHVGH D PDLV GLVFUHWD LQGLVFLSOLQD LQIDQWLO DWp RV problemas mais graves de política educacional, transformando a escola no melhor OXJDUSDUD³WRGRV´$VSUiWLFDVGLVFXUVLYDVDILQDGDVFRPDVRFLHGDGHGR controle se multiplicam, buscam conformismo moderado e acomodação através da busca pelo consenso, convocando à participação e responsabilizando cada um por si, pelo outro, pelo planeta[...]. (CERVI, 2010, p. 222)

Considerando a ideia de que o gestor é aquele que governa a escola, este por sua vez pensado através do poder pastoral, podemos dizer que em muitas situações os gestores se colocaram nessa figura do pastor, a figura do gestor associada à visão de alguém que conduz, que deve a todo custo conduzir. Conduzir professores, conduzir alunos, conduzir funcionários, conduzir para alcançar a qualidade. Conduzir como um líder.

Eu acredito que primeiro ele precisa entender que ele tem que dar exemplo dentro da escola. Se ele souber dar exemplo em relação ao cumprimento de horários, cumprimento de ações, em relação às falas que ele também exerce, que ele cumpra, que o diretor seja visto como alguém que é transparente dentro da instituição, como alguém que dá exemplo, como alguém que cobra, mas que coloca em prática e ele precisa também saber liderar. (ZILDA)

O gestor deve, a partir do seu exemplo e de sua liderança, motivar os professores e funcionários para seguir determinado comportamento e essa liderança deve surgir de uma conduta exemplar do gerente. A liderança foi um dos aspectos mais citados como uma

qualidade essencial para desenvolver o trabalho de gestão. O próprio termo direção mencionado pela entrevista à cima remete a ideia de alguém que dirige, portanto, que conduz.

Nos enunciados o gestor deve ser:

Ser um líder nato, ter nascido um líder. Ele tem que ter experiência de vida, de trabalho, de vivência dentro da escola, e ele tem que ter uma determinação e eu ainda digo, tem que ter sonhos, porque sem sonhos, porque sem sonhar você não chega a lugar nenhum, eu digo isso sempre aos meus alunos, sonhe, sonhe bem muito, sonhe bem alto, para você conseguir chegar a algum lugar, porque se você não tem sonhos para onde vai? Eu acho que o bom gestor teria que ter essas quatro qualidades que eu mencionei. (MARCIA)

Para Foucault (2008) a condução da conduta foi se aperfeiçoando para uma direção de consciência, uma direção das almas. Assim, não é apenas necessário que os professores cumpram o projeto de educação do gestor, mas que estes acreditem com todo o seu ser. Para a gerente Zilda, R JHVWRU ³>@ SUHFLVD VDEHU FDWLYDU DV SHVVRDV. De repente é um desejo dele realizar aquela ação, realizar aquele projeto, mas ele precisa saber que aquelas pessoas que estão lá também desejem aquilo, então é muito importante sabHUGDUH[HPSORHVDEHUOLGHUDU´. Sobre o que o gestor precisaria para atuar bem na atualidade, Zilda acrescenta que³HOHWHP que ter principalmente credibilidade nas suas ações, passar confiança para a sua equipe, ouvir. Que isso aí é um dos mecanismos principais, é você saber ouvir o outro, é saber ouvir e ter amor ao que faz´ =,/'$ 

A condução das condutas e a responsabilização dos docentes pelos resultados. Na fala da gestora, esse seria um elogio aos professores por esta escola ter bom desempenho, entretanto, se a escola estivesse com baixos índices seria também de responsabilidade dos docentes,

Os professores precisam pensar que esse resultado depende deles. Então precisam ser co-responsáveis, dentro do processo. Quando a gente mencionava o Ideb da escola eu VHPSUHFRORFDYDLVVRGHTXH³HVVDHVFRODDTXLWHPRPHOKRUUHVXOWDGRSRUYRFrVp uma atribuição de vocês, então se o resultado não for bom, são vocês que vão carregar este peso, então a gente precisa carregar o peso de um resultado bom para que todo mundo aqui se sinta orgulhoso disso, se sinta participante. Até porque, se o professor do quarto ano, do quinto ano, no caso, que era a turma avaliada, se ele fez um bom trabalho nas habilidades, mas quem estava lá no primeiro ano alfabetizou, então foi uma sequência de um trabalho, não é só um ou outro que é responsável, todos são responsáveis. Quem colaborou com as habilidades, quem colaborou para alfabetizar aquele aluno, quem colaborou para que ele não desistisse, então é um conjunto que se a escola deixar tudo isso bem esclarecido todo mundo se sente ali importante, se sinta orgulhoso também dos resultados. (Cátia)

Assim como para o pastor o objetivo principal deve ser alcançar a salvação de cada uma de suas ovelhas, para o gestor o objetivo da escola deve ser o de alcançar a melhoria da qualidade, dentro dos padrões do Ideb e para isso não basta acompanhar individualmente o desempenho dos sujeitos, mas convencê-los que esse projeto é bom para todos e todos são responsáveis diretos pelos seus resultados, pautados pelo Ideb. Como afirma a entrevistada &iWLD³HXDFKRTXHDJHQWHSRGHGL]HUTXHXPGLUHWRUpERPVHDHVFRODHVWLYHURIHUWDQGRXP HQVLQR GH TXDOLGDGH Dt HOH p ERP´ (Cátia). A qualidade já está naturalizada em termos de Ideb.

O gestor teria que ter esta preocupação, em melhorar a qualidade da educação, em melhorar o desempenho dos alunos, de fazer com que os seus alunos mudem a concepção de escola, do que é o ENEM, do que é o vestibular, porque é que eu preciso fazer faculdade, se eu não gosto, ou não quero estudar. São essas coisas que fazem com que o aluno perceba que mesmo cansado de estudar, ele precisa continuar estudando. (Joaquim)

Direção de consciência colocada como de responsabilidade do gestor, de fazer com que os professores agarrem esse projeto de melhoria da qualidade da educação seguindo os parâmetros do Ideb, mas também de fazer com que alunos sejam capturados por estes discursos, eles também precisam aceitar, mas mais do que isso, precisam tomar consciência de que este é o melhor caminho.

O professor, ele tem que realmente aceitar aquele compromisso, tem uns ainda que você tem que tá mais no pé, que você tem que tá mais conversando, tem que estimular ele a trabalhar, a responsabilidade, que é muito grande, interno é mais isso. E também a escola toda, a equipe toda da escola do porteiro até a direção da escola, tem que todo mundo vestir a camisa. (ZILDA)

Para Cervi (2010) o diretor era a pessoa da torre, era com quem se podia dizer algo, contradizer, resistir, mas o gestor, dentro desses parâmetros da nova gerência neoliberal, obedece a fluxos formados SRU UHGHV ³1HOH VRPDP-se a vigilância com outras tarefas. Gestão, gestor, renuncia a si, obediência, resignação inteira de si para ser governado por um superior, seja ele Deus, o Estado, a Lei, o PPP, a avaliação, o colega, ele mesmo. Ser governado, governar e sentir-VHJRYHUQDGRWRGRRWHPSR´ (CERVI, 2010, 224).

Eles estão voltados muito para isso. Chegou momento da gente estar de manhã com o secretário: lembrando que, vejam que a Prova Brasil, aquilo ali já fazia com que a gente ficasse angustiado e dissesse: meu Deus! A gente tem que mostrar um bom trabalho, passar para os nossos gestores das nossas escolas para que tenha um ideb bom. Enfim, eles estão muito preocupados com isso mesmo. Agora não porque já

aconteceu, não saiu ainda, mas assim antes de acontecer a Prova, nós éramos cobrados demais. Já acorda com o secretário lembrando que o ideb é um instrumento de avaliação, onde vai medir os trabalhos que vocês estão desenvolvendo nas suas gerências, que não deixa de ser uma forma de cobrança. (ZILDA)

Os gerentes têm por obrigação conduzir aqueles que estão na sua jurisdição, já que ocupam o cargo de gerente justamente por entenderem que tiveram êxito em suas experiências de conduzir enquanto foram gestores nas escolas, mas por outro lado, os gerentes também são conduzidos por uma instancia superior que a todo tempo cobram pela melhoria do resultado de suas gerências.

5.6 O que é ser gestor...

Ao final de cada entrevista foi pedido que os gerentes definissem em uma frase o que é ser gestor.

Quadro ± 5 O que é ser Gestor?

1 - Cátia Ser gestor é... tem que ser um grande líder, que busca qualidade dentro da escola, que busca qualidade da educação, ser uma pessoa que dá exemplo e que além de dá o exemplo ele também coloca em prática.

2 ± Zilda É você contribuir de forma participativa para alcançarmos uma aprendizagem de boa qualidade.

3 - Adriana Só vem na minha cabeça: guerreiro e democrático, só essas duas palavras.

4 ± Marcos É muita coisa para uma frase... mas ser gestor é... eu acredito que é lutar para o bem comum.

5 - Joaquim É eu fazer hoje o que o ontem pensava em fazer, porque ontem tinha sonhos de fazer e hoje eu tenho a oportunidade de colocar em prática.

6 - Claudia Ser gestor é você planejar e executar ações no âmbito bem maior que o pessoal, você não planeja só para você, você planeja para todos, complexo.

7 - Márcia É, apesar de tudo, é muito gratificante, é muito gratificante. A responsabilidade é maior, não é que você se sinta a tantã da história, mas você sente que você tá sendo útil a muita gente, principalmente à educação e que muitas experiências você adquiriu, muitas, muitas. Eu posso até não saber citar, mas a gente sabe que adquire experiência sim. Fonte: elaborado pela pesquisadora.