• Nenhum resultado encontrado

Cult x Qualidade

11. As premiações

11.5. O Brasil nas premiações internacionais

Como bem disse Bucci, ―a face brasileira é uma face televisiva, por certo. Mas a face televisiva, agora, não é mais apenas brasileira.‖ (2000: 8). Essa frase ilustra a internacionalização das produções brasileiras, consagradas também nas premiações internacionais. Entre as maiores cerimônias mundiais que premiam televisão, e nas quais o Brasil já ganhou reconhecimento, seja como ficção televisiva ou cinematográfica, destacam- se o International Emmy Awards e o British Academy Television Awards (Banff).

International Emmy Awards

Em novembro de 2009 foi realizada a cerimônia do International Emmy Awards 2009, que premiou produções televisivas de países de todo o mundo. Pela primeira vez, uma produção de TV brasileira conquistou um dos títulos. A premiada foi Caminho das Índias, de Glória Perez, transmitida pela Rede Globo, que recebeu o prêmio de melhor telenovela.

Esta foi a sexta vez que o Brasil recebe um Emmy Internacional. Os prêmios anteriores foram entregues em 1981, 1982, 1983, 2005 e 2007, sendo três deles igualmente da Rede Globo: 1981, o programa A arca de Noé, na categoria entretenimento; 1982 - capítulo do Caso Especial, Morte e Vida Severina; 1983 - Roberto Marinho ganhou na categoria corporativa. ―Personalidade Mundial da Televisão‖ (Directorate Award). Os outros dois prêmios que não

183 dizem respeito à emissora foram para o documentário Ônibus 174, que venceu o Emmy de melhor documentário em 2005; e para Rosa Magalhães e David Profeta que venceram na categoria figurino e design de estilo pela abertura dos jogos Pan-americanos no Rio em 2007. Mesmo não tendo vencido, o Brasil havia sido indicado em diversas cerimônias. Em 2005, a TVE Brasil venceu o prêmio regional da América Latina e Caribe, o que a levou a representar a América Latina e Caribe na edição seguinte do Emmy, concorrendo na categoria de Melhor Programação Especial para o Dia Internacional da Criança no Rádio e na Televisão. Hoje é dia de Maria concorreu para filme de TV ou minissérie, programa que também indicou Carolina Silveira como melhor atriz. Douglas Silva concorreu como melhor ator por Cidade dos homens.

Em 2006, o remake de Sinhá Moça, de Edmara e Edilene Barbosa, foi a primeira telenovela brasileira indicada ao Prêmio Emmy Internacional, na categoria de melhor série dramática, concorrendo com Mandrake, da HBO Latin America. Houve ainda a indicação da série Filhos do carnaval, para melhor filme de TV ou minissérie, também da HBO Latin America; Big Brother Brasil 6, na categoria Programa sem Script e Os Amadores, indicada a melhor comédia.

No ano seguinte, o Brasil concorreu com O Menino que Tinha Panela na Cabeça (O Menino Maluquinho), na categoria programa infantil; Por toda a minha vida – Elis Regina, como melhor programa de arte; Os amadores, novamente na categoria comédia; Antônia, como filme para TV ou minissérie e Mothern, para série dramática. Ainda em 2007, o ator Lázaro Ramos foi indicado como melhor ator por sua atuação em Cobras & Lagartos e Lílian Cabral como melhor atriz pela interpretação de Marta, em Páginas da vida.

Em 2008 foi criada a categoria de premiação voltada especialmente para telenovelas. Na estreia da categoria, o Brasil concorreu com Paraíso tropical (2007), de Gilberto Braga. Mandrake concorre novamente para a melhor série dramática; Por toda a minha vida – Nara Leão, como programa de arte e Collision over the Amazon, documentário sobre o acidente com o avião da GOL e o jato legacy, como melhor documentário. Também foram indicados os atores Irene Ravache e Pedro Cardoso, por Eterna Magia e A grande família, respectivamente.

184 No ano da premiação de Caminho das Índias, outras quatro produções brasileiras concorreram: Maysa – Quando Fala o Coração, como melhor telefilme ou minissérie; Por toda a minha vida – Mamonas Assassinas, como melhor programa de arte; O natal do menino imperador como melhor programa jovem ou infantil e Ó paí ó, na categoria de melhor comédia. Ainda, na cerimônia do International Digital Emmy Awards, a minissérie brasileira Castigo Final foi indicada pela primeira vez à categoria de melhor programa de ficção digital. Para a premiação de 2010, foram ainda indicados Por toda a minha vida – Cazuza como melhor programa de arte; Dó-ré-mi-fábrica, na categoria infanto-juvenil; Som & Fúria, na categoria Telefilme/minissérie; a atriz Lília Cabral, pela atuação em Viver a vida; e Kuarup – the Best sool will return, como documentário. O Brasil não concorreu na categoria telenovela em 2010, e não venceu em nenhuma das categorias para as quais foi indicado, mas marcou fortemente sua presença no cenário da ficção internacional.

No International Digital Emmy Awards, realizado em abril de 2011, concorreram nas categorias não-ficção e ficção os projetos ‗Globo Amazônia‘ e ‗As vozes do Araguaia‘, respectivamente, ambos da Globo.

Banff Media Awards

Até o ano de 2010, o Brasil não havia concorrido ao prêmio Banff World Television Awards com suas ficções. No entanto, teve forte presença no evento em 2010, conquistando o prêmio de Melhor Telenovela com Cama de Gato, da Globo. Concorreram na categoria também Paraíso, Viver a vida e Caras e bocas, da mesma emissora, El Clon, co-produção da Telemundo Internacional com a Globo, de roteiro original brasileiro e Money time, de Israel.45 Isso significa que a Globo teve participação em cinco dos seis títulos nomeados na categoria.

Concorreram em 2010, ainda, as ficções Decamerão – a comédia do sexo; Do-ré-mi-fábrica; Cinquentinha; Poder paralelo; Paraíso; Viver a vida; Som & fúria; Começar de novo; Ger@l.com; Caras e bocas; Malhação ID.46

45 As telenovelas brasileiras que concorreram ao Banff receberam os seguintes títulos em inglês, e concorreram com os seguintes capítulos: Cama de gato - Cats Cradle, capítulos. 3-9; Paraíso - Paradise City- capítulos 1 e 173; Viver a vida - Seize the day – capítulos 1-38; e Caras e bocas - Watercolors of love – capítulos 1-164. 46Decamerão – a comédia do sexo (Decameron - The Sex Comedy - The Mirror - The Jealousy); Do-ré-mi- fábrica (Do-re-mi-factory); Cinquentinha (fifty-fifty- episódios 1-8); Poder paralelo (International affairs- 2

185 Em 2011, a Globo será um dos hosts do Banff World Media Festival. Neste ano, produtoras brasileiras poderão participar do Brazilian International Co-Production Program, uma parceria do BTVP (Brazilian TV Producers) com a produção do evento, que contará com o Showcase on Brazil, no qual os produtores serão convidados a apresentar seus projetos no palco, e o Brazil Co-Production Reception, onde os participantes do Festival serão convidados a se encontrar com os produtores brasileiros.

Resumidamente, tentamos demonstrar que estas premiações são representativas do cenário nacional e internacional da crítica televisiva, dada a dificuldade de um aprofundamento na crítica jornalística semanal, ou mesmo dos estudos acadêmicos, que exigiriam metodologia e pesquisa próprias. É também importante ilustrar a participação das ficções brasileiras em âmbito internacional, o que justifica a tentativa de aqui inserí-las. Uma vez conhecidas e contextualizadas essas críticas, podemos voltar os olhos ao detalhamento das ficções vencedoras dos prêmios nos anos de 2008, 2009 e 2010 para conhecer melhor os resultados, que demonstram de forma objetiva as preferências das críticas especializada e popular. O caráter subjetivo também foi analisado por meio dos questionários aplicados a representantes de cada tipo de crítica, como veremos no próximo capítulo.

temporada) Paraíso (Paradise City- capítulos 1 e 173), Viver a vida (Seize the day – capítulos 1-38), Som & fúria (Sound and fury – ep. 1-5), Começar de novo (Starting over again); Ger@l.com (theg@ang.com – capítulo 4) ; Caras e bocas (Watercolors of love – capítulos 1-164), Malhação ID (Young hearts ID – capítulo 1 da 15 temporada)

186

Capítulo IV - Manifestações da crítica e

187

Capítulo IV – Manifestações da crítica e seus significados

Este capítulo representa a instância metódica e técnica da pesquisa, que incorpora o objeto empírico e descreve os dados coletados (LOPES, 2005b). Aqui serão apresentadas e analisadas as opiniões da crítica, tanto profissional quanto popular, por dois meios: pelas premiações por voto de júri especializado e popular; e pelos questionários.

Para essa análise, o capítulo divide-se em duas partes: a primeira discute a crítica especializada por meio dos resultados das premiações nos últimos três anos e de análise dos questionários aplicados à crítica jornalística e aos estudiosos de televisão do meio acadêmico brasileiro; a segunda parte examina a crítica popular, voltando o olhar primeiramente aos índices de audiência, e em seguida às premiações que contam com votos do público e seus resultados nos últimos três anos, além de análise dos questionários aplicados por meio da internet.

Para a compreensão e análise dos diversos pontos de vista sobre a televisão, a pesquisa empírica foi aplicada em pessoas que integram três tipos de amostra: crítica especializada acadêmica, crítica especializada jornalística e crítica popular. Vale lembrar que o objetivo desta escolha é poder aplicar a matriz a uma amostra, inicialmente, significativa. Afinal, ―a pesquisa qualitativa não pode ambicionar à generalização de seus resultados. Ela se presta mais a ser laboratório de experiências que posteriormente podem ser reproduzidas‖ (LOPES, 2000: 137).

Cabe ainda uma ressalva a respeito do modelo de coleta dos dados, no caso, das opiniões dos que responderam às perguntas propostas. O questionário em questão constituiu-se de algumas questões objetivas (fechadas), mas a maioria aberta. As respostas, por sua vez, puderam ser longas e reflexivas, compondo quase uma entrevista online. Em geral as manifestações coletadas mostraram-se sinceras e dialogam conceitualmente entre si, proporcionando um resultado satisfatório da pesquisa e, por que não dizer, glorificante. Por isso os formulários por vezes estabelecem relação com os respondentes assemelhando-os a entrevistados, mas por questões metodológicas referentes à forma de construção das perguntas o formulário será aqui referido como questionário.

188

1. Crítica especializada: premiações e questionários