• Nenhum resultado encontrado

O Código 2D

No documento Thalita fernandes pereira (páginas 56-59)

4. ESTUDO DE CASO TETRA PAK

4.6 Gestão de crise na Tetra Pak

4.6.2 O Código 2D

53 

Diante de da intensa disseminação do spam, e da dificuldade de explicar a real origem do número impresso na embalagem do leite, a Tetra Pak se viu na necessidade de promover uma mudança no sistema de codificação das embalagens, e para isso criou tirou do mercado as embalagens que continham os números causadores do boato e substituiu pelo sistema 2D (TETRA PAK, 2012).

O código 2D foi uma novidade implementada no mundo inteiro, agregando outras melhorias no que diz respeito ao sistema de embalagens. Uma série de pontos codificados agora seriam capazes de armazenar informações sobre o processo de produção de cada embalagem.

O novo código traz informações como data, fábrica, máquina e bobina a embalagem foi produzida, e proporciona um rígido controle de qualidade e evitando qualquer problema de fraude e falsificação.

O site institucional, acessado em 09 de maio de 2012, reserva um espaço para esclarecer o significado do código e ainda indica que esse é um primeiro passo para levar a um rastreamento total do processo de produção de embalagem: desde a floresta, até o consumidor.

54 

A fim de sanar totalmente as possíveis dúvidas de seus públicos, a Tetra Pak ainda destinou um espaço no site institucional com perguntas e respostas sobre o código 2D:

Código 2D

Implantação de novo sistema de codificação nas embalagens Perguntas & Respostas - Script de Atendimento

Para onde foi o número que havia abaixo da embalagem do leite?

O número foi substituído por um código, semelhante ao código de barras. O nome do sistema é Código 2D.

Por quê a empresa retirou o número abaixo da embalagem de leite?

Porque modernizou seu sistema. Trata-se de uma evolução no controle de qualidade das embalagens, que antes era feito com números e agora está mais moderno.Para informar os consumidores da mudança de maneira transparente, a Tetra Pak está colocando abaixo da embalagem a seguinte frase: “Estes códigos referemse exclusivamente ao controle de fabricação e rastreabilidade desta embalagem”.

Mas o que significa este código?

Significa uma marcação da Tetra Pak, empresa que produz a embalagem do leite. Ele é usado para controle de impressão. Assim como qualquer indústria, a Tetra Pak também controla a produção da embalagem através de códigos. Se houver algum erro na impressão da embalagem, ela será encontrada por meio destes códigos e o erro será corrigido. O código que a Tetra Pak imprime na embalagem refere-se exclusivamente ao controle de fabricação e rastreabilidade, não tem nada a ver com o produto que está na embalagem. Mas o número não representa a quantidade de vezes que o leite foi reprocessado? Não. Este é um boato enganoso, que circula pela Internet. O reprocessamento de leite é inviável economicamente e proibido por lei. Não existe este tipo de prática pela indústria. Infelizmente, algumas pessoas espalharam um boato pela Internet e, como tantas outras histórias falsas, acabaram criando uma situação que não existe.

Ainda quero saber o número da embalagem que estou comprando! Como vou saber qual é o número?

O número agora faz parte código. Para modernizar sua produção e ter mais qualidade e segurança, a Tetra Pak passou a utilizar este novo código. Ele armazena várias informações. Sua leitura é feita por equipamentos industriais. Não é necessário que o (a) Sr. (a) saiba o número, pois é uma informação útil apenas para a indústria que produz a embalagem.

Para quê servem as informações do código?

Estas informações são usadas no controle de fabricação e rastreabilidade da embalagem. Servem para que a empresa que imprime as embalagens, a Tetra Pak, saiba tudo sobre a fabricação de cada embalagem: a data em que foi impressa, a máquina, bobina de impressão e a faixa onde ela se encontrava quando foi impressa. Este código vai permitir que a empresa saiba com mais rapidez e segurança todas as informações sobre cada uma das embalagens e com isso possa corrigir erros de impressão. Assim, oferece um rígido controle de qualidade, evitando qualquer possibilidade de fraude ou falsificação.

A empresa está escondendo o número?

55  pela transparência e por isso veio a público explicar o significado desta mudança. A mudança é para melhor: um sistema moderno de identificação das embalagens para melhorar a qualidade de impressão e trazer mais segurança. O Código 2D é uma inovação que já está sendo implantada em todo o mundo.

O que é código 2D?

É um código parecido com o código de barras, porém mais moderno. Ele armazena muitas informações em pouco espaço e com isso facilita a vida das empresas. Nos supermercados, por exemplo, o código de barras tornou o atendimento mais rápido. Todas as informações do produto, como marca, tamanho e preço, estão armazenadas no código. Com o Código 2D é a mesma coisa, mas em escala industrial. Sua imagem é representada por uma série de pontos que armazenam as informações do processo de produção, permitindo saber em que data, fábrica, máquina e bobina a embalagem foi produzida. Assim, é possível oferecer um rígido controle de qualidade, evitando qualquer possibilidade de fraude ou falsificação.

Ainda tenho dúvidas com relação à numeração no fundo da embalagem. Se isso é mesmo um boato, então o que realmente significava o número?

Os números faziam parte de uma marcação da Tetra Pak para controle de produção. Assim como qualquer indústria, a Tetra Pak também controla a sua produção através de números impressos. O número (1, 2, 3, 4, etc) era inserido no fundo da embalagem durante a impressão e indicava simplesmente em que posição aquela embalagem estava quando impressa em uma bobina. Estes números agora foram substituídos pelo código, garantindo mais segurança para a produção das embalagens e consequentemente para os produtos nela contidos.

Figura 5 – Documento no site oficial da Tetra Pak (TETRA PAK, 2012)

No documento Thalita fernandes pereira (páginas 56-59)

Documentos relacionados