• Nenhum resultado encontrado

O Conteúdo do Novo Testamento

No documento apostila bibliologia (páginas 76-78)

Lição 7 – Iluminação

II. O Conteúdo do Novo Testamento

Logo depois da ressurreição de Cristo e de sua ascensão, os que foram testemunhas oculares de sua glória foram a todos os lugares pregando o Evangelho. De boca em boca anunciavam as boas novas que o Mestre havia trazido. Com o passar dos anos surgiu a necessidade de registrar o que ensinavam. Foi aí que os livros do Novo Testamento começaram a ser escritos. O ambiente de perseguição no qual foram escritos ratifica que o Novo Testamento foi escrito com sangue. Desde o sangue vertido na cruz do Calvário até o sangue dos apóstolos.

As epístolas de Paulo foram os primeiros escritos do Novo Testamento, num total de 13. Foram escritas entre 52 e 67 AD, ou DC, tanto faz. As epístolas de Hebreus a Judas foram escritas entre 68 a 90 AD.

O livro de Atos foi escrito em 63 AD, os Evangelhos, entre os anos 60 a 65, o de João em 85 AD. Algumas das epístolas de Paulo foram escritas depois dos evangelhos sinóticos (os três primeiros evangelhos e literalmente este vocábulo significa: “o que de um só golpe de vista abrange várias coisas”.) 1Tm 5:18 - Pois a Escritura declara: Não amordaces o boi, quando pisa o trigo. E ainda: O

trabalhador é digno do seu salário. O Apocalipse é o mais novo livro do Novo Testamento Foi escrito

em 96 AD durante o reinado do imperador Domiciano.

O Novo Testamento foi escrito com a finalidade da revelação da pessoa e ensinos do Senhor Jesus Cristo, o mediador da Nova Aliança. Oito pessoas escreveram o Novo Testamento, no mínimo quatro (Mateus, João, Pedro e Paulo) eram Apóstolos. Marcos e Lucas foram companheiros dos apóstolos. Tiago e Judas eram irmãos do Senhor Jesus.

Os livros do Novo Testamento também não estão em ordem cronológica. Os escritores não são como os ocidentais, detalhistas e cronológicos. Escrevem como se o assunto tratado fosse do conhecimento de todos. O leitor que trate de arrumá-los. Esse é um dos milagres da Bíblia: Deus não usou o homem como uma máquina. Conseguiu fazer no estilo de cada um, com que sua palavra fosse escrita sem erros ou contradições.

O Conteúdo da Bíblia é...

- A mente de Deus

- O estado espiritual do homem - O caminho da salvação - A condenação dos pecadores - A felicidade dos crentes - Alimento para sustentar as Doutrinas santas

- Preceitos obrigatórios - Histórias verídicas - Decisões imutáveis - Luz para dirigir - Conforto para alegrar

O Novo Testamento tem 27 livros classificados em 4 grupos: BIOGRAFIA (4 Evangelhos), HISTORIA (1 Histórico), EPISTOLAS (21 Epístolas - 14 Paulinas e 7 Gerais) e PROFECIAS (1 livro Profético). Foi escrito em Koinê, idioma comum dos gregos, levado a quase todo o mundo existente, pôr Alexandre.

1. Biografia

Os quatro primeiros livros do Novo Testamento (Mateus, Marcos, Lucas e João), são os Evangelhos. Os três primeiros (Mt, Ma e Lc) também chamados Sinópticos, devido ao paralelismo entre eles. Os Evangelhos eram conhecidos na Igreja Primitiva como “O EVANGELHO”. A razão de haver quatro Evangelhos se compreende pelo seguinte:

MATEUS – Escrito em hebraico, se dirige aos Judeus e apresenta Jesus como o MESSIAS.

MARCOS – Se dirige aos romanos e apresenta Jesus como o REI VITORIOSO E VENCEDOR. E o menor deles.

LUCAS – Escrito à Igreja e apresenta Jesu s como O FILHO DO HOMEM, é o mais completo.

JOÃO – Se dirige a Igreja e apresenta Jesus como O FILHO DE DEUS. É o mais espiritual.

2. História

É o livro de Atos dos Apóstolos. Registra a história da Igreja primitiva.

3. Epístolas

São 21. Vão de Romanos a Judas. Contém a doutrina da Igreja, se subdividem da seguinte maneira:

ECLESIASTICAS – São nove. Dirigidas a Igreja. De Ro a II Te. Ro, I Co, II Co, Gl, Ef, Fi, Co, 1Te e 2Te.

INDIVIDUAIS – São quatro. Dirigidas a Indivíduos. De I Ti a Fl. I Ti, II Ti, Tt e Fm.

COLETIVA – A carta aos Hebreus. Dirigida aos Hebreus Cristãos.

UNIVERSAIS – São sete. Dirigidas a todos indistintamente. De Tiago a Judas. Embora II e II Jo sejam dirigidas a pessoas, se enquadram ai. Ti, I Pe, II Pe, I Jo, II Jo, III Jo e Jd.

4. Profecia

É o livro do apocalipse. Trata da volta pessoal do Senhor à Terra e das coisas que precederão esse glorioso evento.

5. Outras características do Novo Testamento

1. A palavra "evangelho" significa "boa nova". Esses quatro livros trazem uma Boa Nova: JESUS CRISTO, filho de Deus, Sua vida, morte e ressurreição.

2. O livro seguinte, o quinto livro, é chamado de Atos dos Apóstolos, que na realidade são atos do Espírito Santo. Este livro é histórico: contém o relato dos primeiros anos da Igreja, numa expressão de poder na propagação da Verdade.

3. Os livros seguintes são as cartas chamadas "Epístolas". Alguns desses livros levam os nomes das igrejas a que foram dirigidas, por exemplo: Romanos, Coríntios, Colossenses, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses e Tessalonicenses; outros, de indivíduos para os quais foram dirigidas as cartas, como Timóteo, Tito e Filemon. Há um livro que se refere a uma comunidade geral: Hebreus. Também temos os que receberam os nomes dos seus autores: Tiago, Pedro, João e Judas. Dessas cartas trezes são do Apóstolo Paulo, uma cujo autor não conhecemos com certeza (Hebreus); uma de Tiago (ou Jacó), duas de Pedro, três de João e uma de Judas; totalizando vinte e uma cartas, que objetivam um ensinamento direcionado para que conheçamos melhor a graça e vontade de Deus.

4. Por último temos, o último livro do Novo Testamento: O Apocalipse. "Apocalipse" é uma palavra de origem grega que significa "revelação". É um livro escrito fortemente em símbolos e sinais que realisticamente trata das coisas que acontecem e ainda estão para acontecer. Destacamos o seguinte trecho deste livro: "Ap 1:3 - Bem-aventurados aqueles que lêem e aqueles que ouvem as

palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo" .

No documento apostila bibliologia (páginas 76-78)

Documentos relacionados