• Nenhum resultado encontrado

5. ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA ESCOLA

5.2 O contexto da escola e os sujeitos da pesquisa

A escola escolhida para a realização da nossa pesquisa é uma escola municipal da Serra, cidade do Espírito Santo, que possui funcionários contratados e concursados. São eles: diretor, pedagogos, professores, secretárias, auxiliares de

serviços gerais e estagiárias. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmã Cleusa Carolina Rody Coelho, funciona em dois turnos (vespertino e matutino) e, segundo o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, estão matriculados 900 alunos que estão distribuídos em 32 turmas do 1º ao 9º ano do ensino fundamental. A escola funciona das sete horas da manhã às seis horas da tarde. Criada através do decreto nº 9731/97 de 10/04/1997, em decorrência de medidas legislativas junto a LDB (9394/96), se inclui na reforma que promoveu a imposição vertical e hierárquica da corrida à municipalização desse ensino em todo o país. Um dos objetivos dessas medidas era de que os municípios pudessem garantir “mais” recursos para ofertar o ensino por meio do maior número de matrículas, além de ter que atender à educação infantil.

É uma escola pública de referência no âmbito do ensino fundamental, atende não somente o bairro onde esta localizada, Cidade Continental, mas amplia sua oferta de vagas para as comunidades adjacentes. A unidade escolar está situada num bairro que cresceu significativamente, nos últimos anos, no aspecto populacional, porém apresenta-se, ainda, muito carente em opções de lazer, esporte e cultura. A escola assume o papel de referência, nesses aspectos, para as famílias que residem na comunidade e no entorno. Atualmente, a estrutura física da escola é composta por um prédio amplo, com espaço físico razoável, porém que necessita de reformas, mas que permite a implantação de ações que vem sendo vislumbradas para favorecer aos alunos. O espaço esta dividido em um pátio amplo com refeitório, uma sala de informática, uma sala de vídeo, salas da direção, dos pedagogos e secretaria, e as salas de aula divididas em dois andares e um prédio anexo dentro do terreno da escola. A escola caracteriza-se por uma prática de gestão participativa e democrática, buscando envolver a Comunidade Escolar nas tomadas de decisões, o que já ocorrem nas reuniões do Conselho Escolar (uma vez por mês), na elaboração do calendário escolar, reunião de pais, reunião do Conselhos de Classe, bem como nos Plantões Pedagógicos (PP). O motivo pela escolha dessa escola se caracteriza pela importância para a comunidade por se tratar da única escola municipal do bairro que atende alunos do ensino fundamental I e II. Outra justificativa pela escola é apresentada na transição dos níveis de ensino, uma vez que a pesquisa foi desenvolvida numa

turma de 5º ano que segundo documentos norteadores como os PCN’s e as DCN’s, necessitam da consolidação de conhecimentos básicos para o sucesso na etapa seguinte. A partir de nossas percepções a respeito do ensino de história nos anos iniciais durante a pesquisa constatamos a importância em se trabalhar a disciplina de história com os alunos. A formação de conceitos históricos nesta faixa etária possibilita a compreensão de conteúdos mais complexos que serão trabalhados nos anos seguintes. O fato de estarem nesta etapa de ensino, também contribui para o alcance dos objetivos dessa análise, porquanto, nesse momento da vida escolar, os alunos possuem uma bagagem cultural mais rica e complexa, possuem experiências de vida em sociedade, vivências familiares e representações de mundo, que são fatores determinantes na construção de significados e na organização do conhecimento em seus processos cognitivos, como discutido no capítulo 4.

Os sujeitos dessa pesquisa são vinte e dois alunos do 5º ano B do turno matutino, a professora regente da turma e uma estagiária de educação especial que auxiliava uma aluna com necessidades especiais da sala. A professora regente atuou como apoio em todas as etapas cabendo a nós pesquisadores todo o trabalho de aplicação e desenvolvimento da pesquisa. Os alunos possuem entre 09 e 11 anos, e todos foram autorizados pelos pais a participarem da pesquisa. A escolha por essa turma, especificamente, se deu a partir de reuniões com a equipe pedagógica da escola e com o grupo de professores. Diante da disponibilidade e interesse da professora do 5º ano B em realizar a pesquisa, fizemos a proposta que foi aceita prontamente.

Em nosso primeiro contato com a escola, realizamos uma reunião para a apresentação da proposta de trabalho. Estavam presentes a diretora, a pedagoga e a professora da turma na qual desenvolvemos a pesquisa. Apresentamos nosso plano de trabalho com todas as atividades a serem desenvolvidas, esclarecemos todos os questionamentos a respeito do mesmo e definimos o dia da semana e as datas de aplicação da pesquisa. Fomos muito bem recebidos por todas, e em todo o momento a diretora ressaltava o privilégio em ter uma pesquisa tão enriquecedora na escola. Deixaram-nos muito a vontade para utilizar o que fosse preciso e que estivesse ao alcance da escola. A diretora nos entregou o

calendário pedagógico de 2017 para que organizássemos o nosso cronograma acompanhar de acordo com o que a escola estivesse desenvolvendo. Terminamos a reunião com o compromisso de retorno para definirmos o planejamento e os informativos necessários para dar início à pesquisa.

O cronograma abaixo mostra todas as atividades desenvolvidas de acordo com o desenvolvimento da pesquisa.

Quadro 1 – Cronograma de planejamento

EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES DATA PREVISTA

MARÇO ABRIL MAIO JUNHO OUTUBRO

REUNIÃO COM A EQUIPE DA ESCOLA

X

ENVIO DOS INFORMATIVOS PARA AUTORIZAÇÃO E

PARTICIPAÇÃO DA PESQUISA (ESCOLA E ALUNOS) X ELABORAÇÃO DOS PLANOS DE AULA E MATERIAL

DIDÁTICO X

1ª AULA: CONVERSA COM OS ALUNOS, APLICAÇÃO DO

QUESTIONÁRIO DIAGNÓSTICO X

2ª AULA: TRABALHO COM O CONCEITO “TEMPO” +

ATIVIDADE (FOTO) X X

3ª AULA: TRABALHO COM CONCEITO “CULTURA” +

ATIVIDADE (FOTO) X

4ª AULA: OFICINA DE FOTOGRAFIA X

5ª AULA: TRABALHO COM O CONCEITO “PATRIMÔNIO”+

ATIVIDADE (FOTO) X

6ª AULA: VISITA TÉCNICA AO PATRIMÔNIO

ARQUITETÔNICO DO MUNICÍPIO DE SERRA X

7ª AULA: CONSOLIDAÇÃO DOS CONCEITOS

x

PRODUÇÃO DO BLOG E ORGANIZAÇÃO DAS INFORMAÇÕES COLETADAS NA PESQUISA

X

8ª AULA: EXPOSIÇÃO DO BLOG E FECHAMENTO DAS

IMAGENS COLETADAS E CONCEITOS CONSOLIDADOS X

9ª AULA: APLICAÇÃO DA AVALIAÇÃO

FINAL X

EXPOSIÇÃO DAS IMAGENS PRODUZIDAS PELOS ALUNOS

NA ESCOLA X

Fonte: Organizado pelos pesquisadores

Todas as etapas descritas acima serão prontamente explicadas e justiçadas no item, procedimentos e instrumentos metodológicos a seguir.