• Nenhum resultado encontrado

3 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

3.2 O CONTEXTO DA PESQUISA

A presente pesquisa foi realizada em uma escola municipal de ensino fundamental do Município de Oeiras do Pará. A referida instituição foi fundada no dia 17 de junho de 1967 é de poste médio, recentemente ampliada para atender a população crescente do bairro em que está inserida e também dos que a rodeiam. Hoje o prédio escolar é composto por 20 salas de aulas amplas e climatizadas.

O quadro administrativo da escola é composto por uma diretora, com formação em pedagogia e dois vice-diretores, ambos também formados em pedagogia, um orientador/supervisor/administrador escolar, uma psicopedagoga,

três inspetores, uma secretária, nove agente-administrativos, uma assistente de direção e dois coordenadores pedagógicos. O quadro docente conta com 54 (cinquenta e quatro) professores e a maioria possui formação especifica na área em que atua.

A instituição também conta com um conselho constituído por representantes dos pais, alunos, professores, funcionários, que juntamente com a direção procuram resolver os problemas inerentes à escola. Por meio do conselho, a escola participa do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) recebendo atualmente um valor preestabelecido pelo MEC para despesas com material permanente e consumo, e os recursos provenientes do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

São com esses recursos que ela procura manter todas as despesas necessárias; na verdade, esses recursos ajudam muito, mas não são suficientes para garantir um ensino com qualidade.

A escola está situada em um dos bairros centrais do município de Oeiras do Pará e congrega alunos de diversos segmentos sociais: tanto das classes favorecidas como daquelas com um poder aquisitivo baixo. Ela é composta em grande parte por famílias oriundas da zona urbana do município de Oeiras do Pará e em percentual menor advindos do meio rural, que vem para cidade em busca de escolaridade para que possam melhorar suas condições de vida.

De acordo com as matrículas realizadas em 2015, foram registrados um total de 1.533 alunos divididos em classes de 3º ao 9ºano distribuídos em três turnos: manhã, tarde e noite. Parte dessa clientela é atendida por programas sociais do governo como: PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) e Bolsa Família (que também ajuda na renda familiar dos envolvidos).

A escola também oferece projetos que tem como finalidade atrair o aluno à escola como o Programa Mais Educação (Governo Federal) e o Projeto Sala de Leitura: Leitores do Arcanjo, desenvolvido pela própria instituição. No entanto, a evasão escolar é ainda uma realidade muito presente nessa instituição de ensino. Devido à condição financeira da maioria das famílias dos alunos, muitas se deslocam para outros lugares a procura de trabalho, retirando seus filhos da escola para ajudá-los na renda familiar.

A repetência é também influenciada pelos fatores acima citados, mas ainda temos outros, como: a pouca formação escolar dos pais, que não podem ajudá-los nas tarefas escolares, falta de incentivo por parte destes e entrada na escola com

idade elevada, o que gera evasão e outros problemas relacionados ao desenvolvimento do aluno.

Também busca, a sua maneira, desenvolver um trabalho de qualidade junto aos seus alunos e para descrevermos o seu perfil metodológico, recorremos ao seu Projeto Político Pedagógico5 (2013) que assegura que a proposta pedagógica da instituição leva em conta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9.394/96, a Constituição Brasileira, o Estatuto da Criança e do Adolescente, o disposto nos PCN. O documento também afirma que a metodologia de ensino que norteia as práticas educativas da instituição está baseada na proposta da pedagogia libertadora, que tem como precursor Paulo Freire.

O objetivo é levar a criança a explorar e descobrir todas as possibilidades do seu corpo, e do diálogo travado nas relações entre os indivíduos que fazem parte do espaço para por meio disso, desenvolver os programas. Os conteúdos serão trabalhados dentro do objetivo a ser alcançado pela escola.

O PPP também diz que embora os alunos desenvolvam suas capacidades de maneira heterogênea, a educação tem por função criar condições para o desenvolvimento integral de todos os jovens, adolescentes e crianças, considerando, também, as possibilidades de aprendizagem que se apresentam nas diferentes faixas etárias por meio de uma atuação que propicia o desenvolvimento de capacidades envolvendo aquelas de ordem física, afetiva, cognitiva, ética, estética, de relação interpessoal e inserção social.

Assim, a proposta metodológica da escola tem como finalidade o desenvolvimento do educando como um todo, por meio do desabrochar de vários aspectos principalmente dos adolescentes e jovens que fazem parte deste contexto escolar e social, tendo sempre como base o diálogo. Isso não significa dizer que essa instituição trabalha apenas com um aspecto metodológico.

5 O Projeto Político pedagógico da escola encontra-se desatualizado, sua versão mais recente foi elaborada pela comunidade escolar em 2013. Porém, as ações, objetivos e metas estabelecidos no documento servem como referência para nortear os caminhos que a escola precisa percorrer. Como um parâmetro norteador das ações da escola pesquisada, o exposto a seguir demonstra que o PPP concentra a organização e o funcionamento da escola de maneira geral.‖Traz em seu bojo, uma característica marcante para o desenvolvimento de uma educação de qualidade: O trabalho coletivo. Ao construí-lo delineamos nossa própria identidade e imprimimos em nossas ações uma relativa autonomia dentro de nosso sistema de ensino visando apresentar a escola que temos e a escola que queremos oferecer à comunidade‖ (PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, p. 3).

Porém, percebe-se que a pedagogia libertadora é a base, o que não descarta outros aspectos metodológicos previstos em outras pedagogias caso o professor venha a fazer uso. Entende-se que é impossível trabalhar focado em uma pedagogia pura em sua essência, pois, se assim o fizer, a escola estará esmagando as oportunidades dos educadores aos experimentos de novas possibilidades de ensinar e/ou educar.