• Nenhum resultado encontrado

2.2 PRIMEIRO PLANO Resultados das Entrevistas

2.2.4 O Fórum como espaço formativo e educativo

O intuito desta categoria de análise foi o de se problematizar, junto aos entrevistados, o papel do Fórum diante da perspectiva formadora que este espaço traz consigo. Partindo do princípio de que as dimensões formativas e educativas são distintas nas relações do ser humano com os espaços que freqüenta, procurei perceber de que forma os entrevistados viam estes aspectos nas ações do Fórum e se existia diferença neste entendimento por parte deles.

Ava Gardner disse perceber a educação “como um movimento no sentido de se tornar humano e, a partir disso, tudo, para mim, é educativo”. Segundo ele, nesse processo “algumas coisas formam, outras deformam e outras conformam” e que “aquelas que formam são as que moldam as pessoas de alguma maneira, fazendo com que elas se

sintam bem com a forma”. Assim, concluiu que “o Fórum é educativo porque eu acho que ele, o tempo todo, constrói”.

Marilyn Monroe avaliou o Fórum como um espaço de formação e de informação. Este é um desafio que o Fórum precisa enfrentar e que já está colocado há algum tempo. Necessita discutir que, além de espaço de formação, ele precisa ser um espaço capaz de interferir na política geral.

Para Marilyn Monroe, do ponto de vista educacional, o Fórum é um espaço de formação e de informação, cujo objetivo é o de esclarecer as pessoas sobre a EJA, no Brasil e em Minas. Ele se torna um espaço privilegiado para essas informações, já que, mesmo que elas sejam encontradas em outros lugares, o Fórum é o local no qual as pessoas se sentem familiarizadas e informadas.

Greta Garbo pensa a partir de uma concepção de educação mais ampla que a de formação. Acredita que a educação acontece em todos os espaços e que a formação é mais específica. Assim, o Fórum “pode ter o caráter formativo, mas o ideal é que ele continue, porque ele já é educativo. O Fórum é formativo em determinado momento, mas ele é muito mais que formativo, ele, para mim, tem o caráter educativo”. (GRETA GARBO).

O Fórum, em sua opinião, representa sensibilidade, trabalha com a inteligência emocional, ou seja, não possui, como objetivo, apenas a cognição. “Ele te abre as portas, diz vai lá, ouse. Foi o que aconteceu comigo, como educador, ele me abriu as portas para ousar. Fui lá e ousei. Por isso, é que ele é educativo. Ele é um pouco Paulo Freire”. (GRETA GARBO).

Conforme Dantas (2005),

o Fórum, na sua metodologia de ação, apresenta uma importante dimensão educativa, pois permite a troca de experiências e a construção de novos conhecimentos. Outro elemento que identifico do caráter educativo deste coletivo é o movimento constante de conquista da cidadania, já que a EJA tem como uma de suas premissas a diminuição das desigualdades sociais, por meio da democratização e do direito de acesso ao conhecimento. (DANTAS, 2005, p.39).

Marlon Brando disse que o Fórum Mineiro de Educação de Jovens e Adultos possui a sua legitimidade e que os encontros se configuram como um momento de formação, principalmente para as pessoas que participam de forma mais ativa, já que

ele contribui muito para a formação política, para a formação teórica, para poder a pessoa disputar nos seus espaços uma concepção de EJA mais ligada

cumpriu e vem cumprindo um papel fundamental pra a gente pensar a Educação de Jovens e Adultos em Minas Gerais. (MARLON BRANDO). Marlon Brando considerou os conceitos formativo e educativo como sinônimos, pois, para ele, a formação está implícita em todo ato educativo. Prosseguiu dizendo que o processo educativo requer uma organização mais sistemática de tema, pensando-se em uma lógica formal. Sendo assim, o Fórum, para ele, pode significar as duas coisas.

A minha participação ali me ajudou muito a discutir com os professores no interior da escola, discutir dentro da Prefeitura, também, quando em determinado momento, ficou muito claro a idéia da Prefeitura, de algumas pessoas dentro da Prefeitura, de colocar a Educação de Jovens e Adultos como algo não tão relevante, mas de ter fundamentação teórica, de ter dado para colocar, inclusive, que faz parte de uma administração democrático- popular, legitimar a Educação de Jovens e Adultos. (MARLON BRANDO). Para James Dean, o Fórum é um espaço de formação e, na prática, não separa o caráter formativo do educativo, já que os dois caminham juntos. Disse isso a partir da visão que o entrevistado possui da intencionalidade da ação exercida pelo Fórum. Considera que

[...] ele tem sim um espaço de relação, é um espaço, vamos falar assim, onde se discute, de encontro, de relações, de socialização de pesquisas de cunho acadêmico, de socializações de práticas, então ele trabalha com as duas perspectivas, que seria tipo educativo e formativo, acho que pensando enquanto movimento e pensando enquanto militante, eu diria que os dois processos estariam juntos e bem retratados dentro do Fórum. (JAMES DEAN).

Elizabeth Taylor não qualifica diferença entre os termos educativo e formativo e considera que existe uma relação entre eles, da qual ele não consegue fazer distinções. Sendo assim, em sua opinião, o Fórum é um espaço educativo e formativo, mas que isso somente se faz possível se houver uma relação entre o sujeito que participa e o Fórum. Cary Grant afirmou que espaço formativo é a mesma coisa que espaço educativo e que o Fórum possui espaço de formação mais visível, se comparado ao espaço político.

Ele é político, mas eu acho que ele acaba sendo mais até formativo do que político pelos momentos que eu participei, justamente que a gente discute a política, mas em raros momentos a gente tem, vamos dizer assim, uma atitude política pra tentar forçar enquanto a reunião de um grupo que vai reivindicar isso ou aquilo, não. Nós não tivemos muitos espaços assim de forçar alguma coisa, até por ser um espaço mais de discussão e bem democrático lá, então a gente acaba mais é ouvindo as pessoas falando, colocando as posições diferentes e cada um formando a sua própria opinião, a partir dessa formação, então eu acho que ele é mais formativo, talvez até mais formativo do que político, mas de coisas que são de interesse do Fórum. (CARY GRANT).