• Nenhum resultado encontrado

O local de pesquisa e a construção do cenário social

CAPÍTULO II BASES EPISTEMOLÓGICAS E

2.2. O local de pesquisa e a construção do cenário social

Para investigar a produção de saberes pedagógicos de docentes foi necessário adentrar os espaços em que se situam, ou seja, na escola, na sala de aula, em um curso de formação, bem como no momento de coordenação pedagógica coletiva, dada a importância de conhecer os contextos das suas relações sociais e que circunscrevem as suas práticas pedagógicas e educativas.

Consideramos que foi pertinente desenvolver a pesquisa em uma escola pública do Distrito Federal de ensino fundamental – anos iniciais, por considerar ser essa a etapa básica para todo o processo de escolarização. Nela, como em outras etapas, os professores vivenciam desafios importantes que exigem deles um repensar constante da efetividade de sua prática, conferindo-lhe uma singularidade própria, decorrente, ainda, das condições em

que atuam. Isso se dá, por exemplo, pelo fato do professor reger apenas uma turma, acompanhando-a durante o ano letivo, apresentando maiores condições de visualizar as especificidades da turma e dos alunos que a compõem. Tais condições favorecem o desenvolvimento do coletivo docente, a partir da adoção de um trabalho colaborativo, sendo capazes de reelaborarem ou modificarem ações que não consideram definitivas no contexto de suas práticas. Tais características se mostram importantes em se tratando do foco da pesquisa que se centralizou no movimento de produção de saberes pedagógicos, concebidos como relativos e mutáveis.

Apresentaremos a seguir a escola onde foi desenvolvida a pesquisa, que foi selecionada em função de haver um conhecimento prévio da pesquisadora de que nela aparecem espaços e movimentos entre os docentes que poderiam ser identificados como bastante interessantes para a pesquisa pretendida. Nessa possibilidade, ocorreu uma visita de reconhecimento do espaço a ser investigado, de forma que se observou uma boa receptividade por parte da gestora escolar, dos professores e coordenadores pedagógicos.

A escola em que se realizou a pesquisa é pública, vinculada a Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, atende alunos da educação infantil ao 5º ano do ensino fundamental, totalizando 10 turmas regulares de ensino e uma sala de recursos em que são atendidos alunos com dificuldades de aprendizagem. A escola está situada na zona rural da cidade satélite de Sobradinho/DF, atende os alunos da comunidade rural, ou seja, moradores de chácaras e fazendas próximas à escola. No momento da pesquisa a escola tinha 210 alunos matriculados. Abaixo temos as características da escola investigada no que tange a equipe administrativa/pedagógica e as condições físicas da escola:

 Diretora, Vice-Diretora, 01 (um) Secretário escolar, 02 (dois) Assistentes da equipe gestora.

 01 (um) Orientador Educacional, 01 (um) Coordenadora Pedagógica, 02 (dois) Professores readaptados desenvolvendo atividade na biblioteca escolar, 02 (dois) Monitoras para acompanhar alunos com necessidades educacionais especiais, 01 (um) Professor especializada em sala de recursos.

 A escola funciona com 10 (dez) Professores regentes com carga horária de 40h semanais. A escola conta com 07 (sete) funcionários responsáveis pela segurança, merenda escolar e conservação e limpeza. Escola Pública situada na zona rural de Sobradinho, Distrito Federal;

 Dispõe de 5 (cinco) salas de aula amplas com boa ventilação e iluminação, mobiliários adequados, televisão, filtro, relógio, armários, livros de literatura.

 Pátio é coberto sendo o local em que ocorre o recreio e atividades pedagógicas (apresentações, hora cívica, entrada animada, festas, contação de histórias).

 A biblioteca escolar é frequentada pelos alunos para empréstimos de livros e momento de leitura.

 A escola possui sala de professores, direção e secretaria escolar, banheiros de alunos e de professores, cantina, horta, sala de orientação escolar e uma sala de recursos.

Entendemos que a criação de um cenário social da pesquisa envolve a construção de relações em um espaço no qual se desenvolve a pesquisa, espaço em que se dá o envolvimento entre pesquisador e sujeitos da pesquisa. No cenário social constrói-se um clima de comunicação favorável que facilita a criação de vínculos com o pesquisador, que vai se consolidando a medida que os sujeitos de pesquisa sentem necessidade de participar da dinâmica construída pelo pesquisador. Nesse sentido, o foco da pesquisa é apresentado aos sujeitos participantes, fazendo parte dos contextos em que atuam e nas interações que caracterizam o processo de pesquisa (GONZÁLEZ REY, 2005a).

Nesta perspectiva, foi organizado um encontro para a apresentação da pesquisa, a fim de provocar uma discussão em que os participantes se envolvessem com o tema em estudo, refletindo sobre a possibilidade de participar. Nesse momento, então, já íamos identificando os professores que poderiam ter uma participação mais efetiva na pesquisa. Foi constituído um grupo composto por 1 professora e a coordenadora pedagógica da escola, possibilitando incluir discussões ou atividades grupais como instrumento de

pesquisa. Tal etapa foi pensada porque entendemos que o processo da pesquisa tem particular significação em um contexto interativo que compõe um tecido relacional, cujo propósito reflete no valor e na qualidade das informações, que só se pode conseguir com o envolvimento e a motivação dos sujeitos estudados (GONZÁLEZ REY, 2002). A coordenadora pedagógica também se constituiu sujeito de pesquisa, estabelecendo uma relação dialógica com a proposta investigativa.

Com o avançar das atividades investigativas surgiu a necessidade de acompanhar a coordenadora pedagógica e a professora participante da pesquisa em um curso de formação. Tal espaço também se constituiu como local de pesquisa. O espaço de formação docente estava vinculado a EAPE- Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação. O curso girava em torno da temática relativa ao letramento voltado para professores que ministram aulas para os anos iniciais de escolarização.

Este curso, ocorria uma vez por semana, durante 3horas. O objetivo era formar professores e coordenadores pedagógicos no tocante a construção de práticas pedagógicas favorecedoras do lúdico e da criatividade nas práticas de letramento.

Ao explicar os objetivos desta pesquisa a formadora responsável por ministrar o curso foi se envolvendo com a pesquisadora, tornando-se a terceira colaboradora da pesquisa.

A Epistemologia Qualitativa defende a pesquisa como um processo dialógico, sendo assim as relações com os profissionais que transitam no contexto escolar, representam uma via para que o pesquisador construa novas maneiras de compreender e produzir informação no curso da investigação, contribuindo também para o desenvolvimento teórico da pesquisa.