• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO II BASES EPISTEMOLÓGICAS E

2.3. Processos de escolha dos casos

Para a escolha dos casos, realizamos, inicialmente, observações durante o momento da coordenação pedagógica coletiva que ocorre todas as

quartas-feiras na escola, e se constitui em um espaço de planejamento, formação e discussão dos projetos que são desenvolvidos no decorrer do ano letivo. Em nossas observações foi analisado o nível de participação e interesse dos professores pelas atividades pedagógicas propostas para a dinâmica escolar, o que permite integrar o docente em um processo interativo com os outros pares. Pode-se observar assim, cada profissional como “aquele indivíduo ou grupo que legitima seu valor, que é capaz de gerar ações singulares e que mantém sua identidade através dos vários espaços de contradições e confrontações que necessariamente caracterizam a vida social” (GONZÁLEZ REY, 2004a, p.153).

Para González Rey (2004a) sujeito é aquele que se expressa e pensa de forma personalizada, demonstrando o valor de sua singularidade, mobilizando-se para posicionamentos que mudam a ordem social vigente.

Durante os momentos de observação, destacamos que Jaque 5

(coordenadora pedagógica) e Ravena (professora regente) expressavam ideias próprias, criando em um processo participativo um conjunto de reflexões sobre o fazer docente. Tal fato chamou nossa atenção por coadunar com a categoria sujeito de González Rey (2003). As ideias difundidas pelos participantes da pesquisa eram vinculadas ao fazer docente, ou seja, ao dia a dia da escola, incluindo os processos vividos pelos alunos, os aspectos que envolviam a formação continuada, bem como as reais necessidades do contexto escolar.

Com o avanço da investigação surgiu a necessidade de acompanhar as professoras e a coordenadora pedagógica em curso de formação, pois a produção de conhecimento é um processo teórico comprometido com o momento empírico. Tal momento se configura como gerador de novas zonas de sentido sobre a realidade investigada. González Rey (2005a) afirma que o conhecimento é um processo de construção que encontra legitimidade na capacidade permanente de produzir novas construções, a partir da confrontação do pensamento do pesquisador com a multiplicidade de eventos empíricos próprio do processo investigativo.

Nesse sentido, ao adentrarmos no espaço de formação vivenciado pelas colaboradoras da pesquisa, naturalmente criou-se um clima propício para a participação da formadora do curso em nossa pesquisa, sendo que a mesma mostrou interesse sobre o tema pesquisado. Em conversa informal, a formadora do curso (destinado as professoras dos anos iniciais de escolarização), relatou sobre a importância da aproximação da academia com o processo de formação docente, devido aos resultados das pesquisas fornecerem subsídios para a elaboração de novas propostas formativas, bem como por apresentarem resultados que orientam as reflexões sobre a organização dos diversos contextos de ação docente.

É importante frisar que as observações nos momentos de formação docente apontam elementos iniciais, que nos aproximam dos movimentos que constituem a produção de saberes pedagógicos, por se tratar de momento propício para emergir reflexões e expressões personalizadas que podem ser canalizadas para o surgimento de um processo de autoria docente.

Ao longo desta investigação procuramos refletir como se organizam os espaços da ação docente, destacando os elementos que tornam possível ao professor se colocar como produtor de saber pedagógico. Então, buscamos investigar casos que o envolvimento ativo dos docentes, frente a dinâmica escolar, fosse pautado por posicionamentos geradores de movimentos que desbravam novas formas de produção de saberes pedagógicos sustentadores da prática docente.

Constitui-se movimento gerador de posicionamento, o ato de investigar a própria prática, assim como defende Tacca (2009, p.96) quando conceitua professor investigador, caracterizando-o como aquele que busca conhecer, compreender, formular hipóteses e fazer experiências com seus alunos, criando possibilidades de realizar sua ação pedagógica atrelada às reais necessidades que eles expressam.

As oportunidades de desenvolvimento profissional oriundas de processos formativos que articulam teoria e investigação da prática pedagógica ganham relevância por proporcionar a discussão de saberes de diversas fontes e que vão gerando estratégias produtivas de diálogo, discussão e uso de

situações e problemas que exigem a produção do aluno operando com o seu saber, quer seja na pesquisa, na profissão ou em ambas (González Rey, 2009).

A emergência do sujeito no processo de aprender passa necessariamente pelo compromisso reflexivo do autor, pois ele é responsável pelas ideias e construções desenvolvidas nesse processo, a construção do conhecimento passa por uma apropriação pessoal do que se aprende e pela recriação crítica e reflexiva do material docente, pelo aluno. A educação universitária, dessa perspectiva, tem uma importância essencial para o desenvolvimento das pesquisas sobre aprendizagem, porque é uma etapa em que o processo construtivo-criativo do aluno deve ter uma prioridade sobre o processo reprodutivo-descritivo (GONZÁLEZ REY, 2009, p.145).

A escolha dos casos apresentados neste tópico, ou seja, a coordenadora pedagógica Jaque, a professora regente Ravena, bem como a formadora Nara, se deu devido apresentarem indicadores de produção de ideias e o envolvimento reflexivo relacionado a prática pedagógica, o que sempre irão aparecer como sentido subjetivo do sujeito que aprende, que ensina e que produz a sua prática pedagógica. Nas palavras de González Rey:

Refletir e gerar ideias são sempre procedimentos de sentido subjetivo, não apenas abstrações cognitivas. A pessoa, para se envolver num tema e gerar ideias, precisa estar implicada nesse tema, manter um nível de atenção, concentração e elaboração. Isso requer a emoção, portanto, a produção reflexiva sobre o que se aprende é um indicador da produção de sentidos subjetivos na aprendizagem, condição essencial para uma aprendizagem geradora e criativa (GONZÁLEZ REY, 2009, p.138).

O autor citado está enfocando a aprendizagem como construção, como produção teórico-subjetiva ressaltando o papel ativo dos modelos de pensamento, que se separam das certezas e ilusões alimentadas por uma ciência centrada na certeza, na predição e no controle (González Rey, 2009). Compreender o processo de produção de saberes pedagógicos a partir das experiências e no movimento da ação docente, objetivo geral de nossa pesquisa, transita pela via do aprender, pois os docentes produzem novos saberes pedagógicos mediante a confluência do pensar e do aprender culminando em manifestações de práticas pedagógicas de autoria própria. Neste processo investigativo, fundamentamos a escolha dos casos por se tratarem de profissionais da educação que experienciavam criar movimentos de autoria de suas práticas pedagógicas.