• Nenhum resultado encontrado

4. A APRENDIZAGEM COOPERATIVA NA ESCOLA

4.2. O lugar da pesquisa

Do questionário apenas a questão 8 (ver APÊNDICE A) trata da escola, ela é discursiva pois foi perguntado sobre as condições didáticas e estruturais da escola apresentando algumas opções (excelentes, boas, razoáveis ou ruins) e justificativa. Os participantes da pesquisa podiam escrever livremente suas respostas e, por isso apresentamos logo abaixo trechos das transcrições (ver transcrição completa da questão 8 em APÊNDICE C).

Sobre as condições didáticas da escola:

- Excelentes. De acordo com o que o governo oferece, o desempenho nas condições didáticas é excelente. (Marie)

- Boas. Temos um grupo de professores abertos ao novo e um núcleo gestor motivador e incentivador de novas práticas. (César)

- Boas. (Sônia)

- Boas. Nós professores recebemos orientação por parte da Coordenação e participamos de diversos cursos oferecido pela rede para aperfeiçoamento pedagógico. (Feynman)

- Boas. As condições didáticas são boas, pois temos os meios de realização do processo de ensino. (Beatriz)

Em geral, essas transcrições apontam que as condições didáticas da escola são boas. E ainda uma delas (Marie) acha que é excelente. Os/as professores/as que defenderam a escolha de opção se justificando com respostas centradas em torno 3 núcleos de sentido ou categorias:

Centrada nos investimentos políticos na educação: Diz que são excelentes, levando em consideração o que é oferecido pelo governo; (Marie)  Centrada em qualidades na equipe de professores e núcleo gestor (ou coordenação) da escola: no fato deles/as (professores/as) não terem resistência ao novo e participarem de vários cursos de aperfeiçoamento

pedagógico; Da gestão em orientar, motivar e incentivar novas práticas e oferecer cursos de capacitação; (César e Feynman)

Tem os meios de realização do processo de ensino: Justificativa positiva, porém vaga. Pois fala que tem os meios de realização do processo de ensino, mas não especifica nenhum; (Beatriz)

Sem justificativa: deixou em branco. (Sônia)

De forma geral, as condições didáticas da escola são boas, de acordo com visão dos/as professores/as. Pois no conjunto das respostas, uma delas afirma ter as condições necessárias para o processo de ensino, o que dá a entender que a escola possui as condições didáticas ou pedagógicas necessárias para que ocorra o processo de ensino; uma outra faz um elogio à escola por poder dispor de excelentes condições didáticas de acordo com o que é oferecido pelo governo para a educação, ao mesmo tempo em que talvez possa ser também uma crítica ao aumento de investimentos financeiro e em políticas públicas na escola; Sendo mais evidentes e melhor fundamentadas dentro dos depoimentos as que tratam de qualidades positivas na equipe de professores e principalmente da gestão (ou coordenação) da escola, onde a mesma dá apoio aos/às docentes em vários sentidos como: orientar no que for preciso, incentivar o uso das novas práticas, além de proporcionar cursos de aprimoramento pedagógico aos/às professores/as. Sendo isso importante para o bom funcionamento de uma escola que preze em oferecer uma educação de qualidade.

Pena (2004) identifica que a existência de “preconceito, por parte dos não pesquisadores em ensino de Física, contra qualquer mudança substancial no ensino.” (PENA, 2004, p. 294) é um dos pontos que explicam o porquê os resultados sobre a pesquisa em ensino de Física não são aplicados em sala de aula. O que nos deixa contentes é que os trechos destacados dos depoimentos dos sujeitos de nossa apontam que a gestão da escola e o corpo docente não apresenta esse preconceito, pois estão sempre incentivando os/as professores á novas práticas e também os/as professores/as estão abertos a essas novas práticas.

Destacamos a seguir a segunda parte da questão 8 (ver APÊNDICE A). Sobre as condições estruturais da escola, na qual também apresentava algumas opções (excelentes, boas, razoáveis ou ruins) e justificativa:

- Boas e razoáveis. A estrutura física é boa, mas poderia melhor, ou melhor precisa melhorar e muito, então nesse caso a opção será razoável. (Marie)

- Razoáveis. Nossa escola tem 38 anos de existência, sua estrutura não atende aos requisitos necessários e suficientes para atender ao colegiado de professores e alunos. (César)

- Razoáveis. Precisa-se de melhorias na estrutura física da escola e mais investimentos em outros setores. (Sônia)

- Razoáveis. As condições físicas e estruturais são um pouco precárias, salas super lotadas, abafadas provocando uma certa inquietude. (Feynman)

- Boas. Temos uma estrutura boa, pois a escola disponibiliza de quase tudo que precisamos estruturalmente. (Beatriz)

De acordo com as transcrições acima, podemos concluir que a maioria dos sujeitos da pesquisa consideram que as condições estruturais da escola são razoáveis, sendo que 1 (uma) participante fica entre boa e razoável, mas depois se decide por razoável. Tendo como exceção apenas 1 (um) participante que definiu como boas. As respostas se apresentam em 3 (três) representações:

Classifica como razoáveis mas não justificam: dizem apenas que precisa melhorar; (Marie e Sônia)

Classifica como razoáveis: quando escrevem “... sua estrutura não atende aos requisitos necessários e suficientes para atender ao colegiado de professores e alunos.” e “...são um pouco precárias, salas super lotadas, abafadas provocando uma certa inquietude.” Podemos concluir que os sujeitos César e Feynman se aproximam mais e explicam melhor suas respostas ao afirmarem que a estrutura da escola não tem requisitos necessários para receber seus professores e alunos, sendo portanto bem geral. Enquanto o outro, chega a citar problemas específicos da estrutura relacionados à sala de aula, trazendo consequências de inquietude talvez para os alunos;

Classifica como boas: quando afirma “...a escola disponibiliza de quase tudo que precisamos estruturalmente.” a Beatriz parece satisfeita com as condições estruturais que a escola tem a oferecer para ela.

De forma geral, as condições estruturais da escola são razoáveis de acordo com a ótica do grupo estudado, com exceção de apenas um sujeito que as considera boas. Logo vemos a partir de alguma respostas que a escola não tem estrutura necessária para o público do alunado que atende e nem para o quadro de professores

que nela atua. Podemos ver os problemas específicos na sala de aula existem e foram destacados, tais como salas pequenas, o que as deixam super lotadas e quentes, trazendo consequências para o comportamento dos alunos que ficam inquietos na aula. Os César e Feynman parecem detalhar melhor suas justificativas tanto no item a da questão 8, quanto no b.

4.3. A APRENDIZAGEM COOPERATIVA SOB A ÓTICA DOS/AS