• Nenhum resultado encontrado

Sobre os obstáculos/dificuldades no desenvolvimento da metodologia de AC no

4. A APRENDIZAGEM COOPERATIVA NA ESCOLA

5.3. Sobre os obstáculos/dificuldades no desenvolvimento da metodologia de AC no

O questionamento 7 (ver o roteiro – APÊNDICE B) é também um dos mais importantes de nossa pesquisa, pois não basta apenas sabermos as contribuições que a AC traz, mas também os obstáculos/dificuldades encontradas na implementação da AC no Ensino de Física, para que possamos pensar na possibilidade de expansão e adoção da mesma em outras escolas. Então foi perguntado aos sujeitos da pesquisa as dificuldades gerais no ensino de Física, na sala de aula e na escola, representadas respectivamente pelos itens 7.a, 7.b e 7.c. a partir das quais temos 3 (três) categorias de analises com alguns trechos que representam melhor as respostas dadas (ver transcrição – APÊNDICE C):

Enfrentados no âmbito da escola. Marie e Beatriz afirmam não encontrarem nenhum obstáculo ou dificuldade quanto à escola. Como podemos ver no trecho de uma delas abaixo:

Não. Todo apoio necessário eu tive Eu tive na escola não é eles dizem como se trabalha as oficinas os repasses né não conhecimento de quem já trabalha já é acompanhado no assunto Estrutura dentro do trabalho do que é possível e claro dentro das condições possíveis que a escola pode oferecer eu não tive dificuldade.

Enquanto que o Feynman e a Beatriz afirmam não haver muitos obstáculos a não ser pequenos problemas com materiais de laboratório e impressos, este último a metodologia de AC requer muito texto, fichas de avaliação e de atividades.18

Não, não tem obstáculo. Assim só tem a parte do material né, que precisa de um material, pra você dar uma aula boa você precisa ter recursos pra isso e ás vezes você não tem. [...] a escola é quem quem quem mantém, quem repassa, só que às vezes a impressora dá problema que é normal, a impressora dá problema, não tem tinta, ás vezes falta papel. (Beatriz)

Ás vezes, quando a gente não encontra material necessário para que a aula aconteça, né porque essa aula precisa muito de de impressos né, ás vezes precisa de algum material de laboratório que não tem, a gente tem que tentar providenciar de alguma forma, mesmo com antecedência, certo. E algumas, esses algumas coisas deixam a desejar, mas mesmo assim a gente fa faz de tudo para que a aula aconteça. Para os alunos, né a gente trabalha muito com texto, né a partir do texto, a partir da leitura é nossa intenção é desenvolver a partir da leitura. Né, principalmente a compreensão de mundo. (Feynman)

Já o Feynman fala de uma dificuldade mais grave:

Muito, desde aqueles professores que que não querem. Não os novato não, os novato, a dificuldade dos novato é que não não conhecem né [...] Mas tem aqueles que conhecem, que vivenciam, que participa das formações, mas que não não aplicam. Tem uns que não, tem professor que não aplica, que acha que, finge que aplica né, finge que avalia, é cobra as habilidades a interdependência positiva, se você for lá no diário dele tá lá né, que ele avaliou cada item desse, mas ná prática mesmo ele não cumpre, ele continua dando aula tradicional mesmo. [...] É, isso eles conhecem o PPP, que foram eles que elaboraram né, conhecem o Regimento porque eles eles que que na assembleia votaram, então; Assim, a gente fica triste porque a gente sabe que funciona. (César)

O professor César afirma que alguns docentes da escola (sem citar nomes) não aplicam a metodologia de AC, diz que não são os novatos, mas indivíduos que participam das formações, formulam junto com os demais o Regimento da escola e mesmo assim não aplicam. De acordo com a fala deste professor isso não é bom pois

todos têm que falar a mesma língua e trabalhar da mesma forma. Logo esta é a maior dificuldade na qual a escola enfrenta.

Enfrentados no âmbito na sala de aula. A Marie diz que com os alunos não há obstáculos, eles se propõem a fazer as atividades propostas e trabalhar em grupo, sempre em célula nunca em fila, porém como vimos em itens anteriores ela não desenvolve a AC em sala.

O César, Feynman e a Beatriz apontam a resistência dos/as estudantes no início quando chegam a escola:

Ás vezes a sala muito cheia, ás vezes o o conforto na sala que a gente num tem né, com ventilador barulhento. Às vezes tem um aluno ou outro que não quer sentar na célula, na aula X do professor tal ele senta, mar na aula do outro ele acha que pode dá uma de esperto assim né, enrolar o Beatriz não ir pra célula e se o professor não tiver atento ele acaba ficando lá e acaba atrapalhando. (César)

de início é no 1° ano pra mostrar pra eles como funciona a aprendizagem cooperativa, eles vem da metodologia tradicional e às vezes um pouco difícil para eles entenderem como funciona se adequarem e tudo mais. (Sônia)

Podemos ver que vários professores apontam a resistência como obstáculo, o César (APÊNDICE C) diz que no início quando a AC foi implantada na escola todos os alunos tiveram resistência e agora isso acontece só com os alunos do 1° ano vindos do Ensino Fundamental de outra escola com métodos tradicionais. Os professores acima citam que os/as alunos/as apresentam no início dificuldades em entender como a metodologia funciona, não querem trabalhar em célula e nem serem avaliados em célula, isso porque eles estudaram a vida toda naquele sistema individualista. Porém todos/as docentes afirmam também que isso é só começo mesmo e depois eles se adaptam direitinho.

Enfrentados com relação a metodologia no Ensino da Física. Marie fala da dificuldade que tem em executar a metodologia:

Bom, em em sala de aula eu não digo tanto, mas eu como profissional em si, eu sinto uma certa dificuldade em relação a Aprendizagem Cooperativa no sentido de desenvolver atividades, que você tem que desenvolver atividades que despertem mais interesse, que fuja daquele tradicionalismo, né de resolução de questões, aquela coisa mecânica até como você comentou. E e acho que é aí onde pega

muito num é, ter uma atividade assim até de uma forma lúdica pra que ele consiga compreender realmente é o estudo da Física. Nessa parte de implementar questões ou atividades pra implementar. (Marie)

O Professor César diz que o obstáculo que tem na metodologia é o material de livros e textos para se trabalhar com a Física

aí cê pega o livro de Física tá lá, Cinemática é Movimento, tem 10 linha lá falando sobre movimento, num pra você trabalhar com aquilo do jeito que tá ali, com a célula de aprendizagem; Como é que você vai gerar interdependência positiva com aquelas 10 linhas? (César)

Enquanto outras áreas como a de humanas por exemplo tem muito texto pra ser trabalhado, no entanto a Física não tem porém o professor se mostra um pesquisador quando Aí você vai ter que pesquisar e, textos, vai lá na revis na Revista Ensino de Física, sei lá, pesquisa, monta você tem que montar seu projeto de aprendizagem, então a dificuldade é realmente no na questão do material (César).

Já o Feynman e a Beatriz apontam o tempo como dificuldade:

O tempo mesmo, o tempo porque você tem que cumprir aquele tempo ai é complicado. A parte do professor, porque você tá explicando aí você tem um tempo pra você poder concluir aquela explicação pra depois desenvolver as atividades, ai o aluno tá com dificuldade ele não entendeu, ele deu indício: - Professor eu não entendi, me mostra de outra forma. Ai você mostrar pro aluno de outra forma, aí já ultrapassa o tempo que você tinha planejado pra aquela aula, aí como você vai desenvolver a atividade com o aluno não dá tempo suficiente ai vai ficar pra próxima aula, então a atividade que era proposta pra aquela aula, que tinha aquela avaliação e tudo, já não dá mais pra ser feita, aí você não pode dizer: -Oh eu não posso mais explicar porque eu não tenho tempo. Num pode. Cê tem que explicar. Então é só isso que eu tô, minha dificuldade é essa. (Beatriz)

Segundo ela os/as estudantes conseguem resolver as atividades no tempo proposto, e que o problema com tempo é mais na atuação do professor. Feynman diz: ele que tem que planejar a aula da aprendizagem cooperativa pra que a aula ocorra né dentro de um padrão, padrão de tempo né e observar esse padrão para que todos tenham um acesso ao conhecimento que tá sendo exposto. Apontando assim para o tempo de para o professor planejar a aula Cooperativa. E por último a Sônia não cita nenhuma dificuldade ou obstáculo nesse item.

5.4. AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DA METODOLOGIA DE AC PARA O