• Nenhum resultado encontrado

3. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO UFPE

3.6 O Modelo de Planejamento da UFPE (PAA E PPA)

O novo modelo de planejamento da UFPE foi concebido em 2000 e implementado a partir de 2001, conforme consta do Relatório de Atividades de 2001, consistindo na elaboração de diretrizes agrupada em dois macro-objetivos, segundo a natureza das atividades a ser desenvolvidas, devendo-se respeitar a heterogeneidade essencial da Universidade e a necessidade de considerar as distinções entre os diversos segmentos do saber, seguindo recomendações das avaliações internacionais e baseados nos modelos definidos pela Plano Nacional de Educação e do Ministério da Educação.

Assim, foram concebidos dois macro-objetivos:

a) Melhorar a qualidade da formação acadêmica, contemplando as diretrizes das atividades fins; e

b) Melhorar a infra-estrutura e a gestão, contemplando atividades meio.

Os macro-objetivos foram divididos em programas que teriam por finalidade resolver problemas específicos, sendo definidos, para:

Melhorar a Qualidade da Formação Acadêmica

1. Reestruturar currículos e programas, a fim de permitir a integração ensino, pesquisa, extensão e a formação de profissionais adequados às necessidades da sociedade.

2. Implantar um programa permanente de avaliação e apoio à melhoria do ensino e de capacitação e treinamento em novas tecnologias educacionais.

3. Estruturar ·áreas de competência e de prioridade para a pesquisa na UFPE, buscando promover a cooperação inter-institucional e internacional em temas de relevância regional, nacional e mundial.

4. Expandir e diversificar o número de vagas oferecidas em todos os níveis de ensino, e reduzir as taxas de retenção e evasão.

5. Melhorar a qualificação acadêmica dos docentes, mediante estímulo a programas de pós-graduação.

6. Otimizar a distribuição dos recursos humanos e a infra-estrutura de ensino. 7. Implantar um sistema de captação de recursos e financiamento das atividades de

pesquisa.

8. Ampliar o acesso à informação bibliográfica e melhorar a qualidade dos serviços oferecidos pelo sistema de bibliotecas.

Melhorar a Infra-Estrutura e a Gestão

1. Reformular a estrutura e otimizar os sistemas e procedimentos administrativos. 2. Aperfeiçoar o sistema de comunicação interna e externa.

3. Desenvolver um sistema integrado de informações acadêmicas, financeiras e administrativas.

103

4. Instituir mecanismos de racionalização de custos e ampliação e diversificação de fontes de financiamento.

5. Aplicar procedimentos eficazes para melhorar a qualidade de vida da comunidade universitária.

6. Implantar um programa permanente de desenvolvimento funcional e de capacitação para a gestão.

7. Definir prioridades e dar continuidade à recuperação, manutenção e expansão da infra-estrutura física e dos equipamentos.

8. Atualizar o Plano Diretor Físico do Campus para um horizonte de dez anos, com definição de sua organização espacial e indicação de ·áreas para edificações, estacionamento, paisagismo, etc.

Com a concepção dos macro-objetivos definidos, a UFPE instituiu dois instrumentos de planejamento para execução dos orçamentos:

• Plano de Ação: representa o planejamento anual da Universidade, com as metas, ações e os custos orçados para o exercício financeiro, tendo como base o PPA; e. • PPA: representa o planejamento quadrienal da Universidade, devendo estar

compatível com as diretrizes gerais do MEC, orientando também a elaboração do Plano de Ação.

A estruturação do PPA foi realizada em níveis de desdobramento, contemplando: a) Programas;

b) Subprogramas; c) Objetivos; d) Ações.

Para cada programa, foi indicado e nomeado pelo Reitor, sem qualquer discussão com a comunidade acadêmica, dois coordenadores gerais que acompanham a execução das diferentes ações. Sobre este assunto, já foi comentando que além da adoção de critérios de indicação e ausência de participação, foi instituída uma estrutura informal que se sobrepõe à formal, gerando sérios conflitos de competência e hierarquia.

Após algumas modificações, foram definidos, a partir de 2002, oito programas com objetivos divididos em subprogramas, ações e indicadores, que resumidamente esboçamos abaixo, haja vista que o Plano Plurianual de Ação completo está nos anexos deste trabalho.

Programa 01: Reestruturação do Ensino Objetivo:

Otimizar o esforço acadêmico através do estímulo à ação multidisciplinar e ao equilíbrio entre a formação global e a específica, possibilitando a flexibilização curricular, a mobilidade estudantil, a interiorização, a racionalização da oferta em função da demanda social e da diversificação do ensino.

Subprogramas:

1.1 Atualização e flexibilização de currículos e programas 1.2 Expansão e diversificação da oferta de cursos e vagas 1.3 Melhoria do ensino

Programa 02: Gestão e Desenvolvimento da Pesquisa Objetivo:

Promover uma melhor estruturação e ampliação dos grupos de pesquisa através de planejamento, acompanhamento e avaliação de suas atividades, buscando uma maior integração com a sociedade e a implantação de uma política de proteção ao conhecimento gerado na Instituição.

Subprogramas:

2.1 Estruturação, consolidação e ampliação dos grupos de pesquisa 2.2 Inovação Tecnológica e Proteção ao Conhecimento

Programa 03: Intercâmbio e Cooperação Internacional Objetivo:

Promover o intercâmbio e a cooperação com Universidades estrangeiras, para uma maior atuação acadêmica da UFPE no cenário internacional.

105

Programa 04: Desenvolvimento da Extensão e Integração com a Sociedade Objetivo:

Transferir e difundir o conhecimento produzido na instituição, através do envolvimento da comunidade acadêmica em ações extensionistas, ampliando e consolidando a integração universidade-sociedade.

Subprogramas:

4.1 Integração universidade-sociedade 4.2 Formação profissional contínua 4.3 Produção e desenvolvimento cultural

Programa 05: Qualidade de Vida da Comunidade Universitária Objetivo:

Melhorar a qualidade de vida da comunidade universitária, promovendo a auto-estima, a relação interpessoal e o bem-estar social, para facilitar o atendimento de realizações pessoais e profissionais.

Subprogramas:

5.1 Educação e saúde para todos 5.2 Viver melhor

Programa 06: Gestão de Pessoas Objetivo:

Desenvolver o potencial humano e promover a formação contínua dos docentes, técnicos administrativos e gestores, estimulando a melhoria da produtividade e um maior comprometimento com a missão institucional.

Subprogramas:

6.1. Universidade do servidor 6.2. Qualificação docente

6.3. Dimensionamento de pessoal

Programa 07: Melhoria da Infra-estrutura Objetivo:

Definir e desenvolver ações para a melhoria da infra-estrutura de serviços básicos, prediais e de redes de informação e bibliotecas, a fim de assegurar a qualidade das atividades-fim oferecidas pela instituição.

Subprogramas:

7.1 Modernização, expansão e manutenção das redes de informação 7.2 Recuperação, manutenção e expansão da infra-estrutura predial 7.3 Otimização e modernização da infra-estrutura dos serviços básicos 7.4 Modernização e ampliação do acervo bibliográfico

7.5 Segurança no Campus

Programa 08: Modernização da Administração e dos Sistemas de Informação e Comunicação

Objetivo:

Promover a modernização da instituição através da atualização das normas acadêmicas e administrativas, racionalizar despesas, aumentar e diversificar receitas, bem como reestruturar e atualizar os sistemas existentes e desenvolver novos sistemas de comunicação e informação.

Subprogramas:

8.1 Reestruturação do sistema institucional de informação 8.2 Planejamento, acompanhamento e avaliação institucional 8.3 Racionalização de processos administrativos

8.4 Divulgação interna e externa 8.5 Tele-radiodifusão

Em cada exercício financeiro e com base no PPA, deve ser estruturado o PAA - Plano de Ação Anual, com as metas e custos envolvidos, que segundo orientações deveria ser realizado a partir de uma ampla discussão com a comunidade acadêmica. Vale ressaltar que isto nunca foi implantado até o exercício de 2003, motivo pelo qual constitui uma das melhores justificativas para a elaboração deste trabalho de conclusão de curso.

4. DISPOSIÇÃO DA COMUNIDADE ACADÊMICA NAS DISCUSSÕES E