• Nenhum resultado encontrado

O poeta e a poesia

No documento Caderno Apoio Professor P-Virgula PORT7 (páginas 37-43)

Pág. 182

o poeta/a poesia

Pág. 183

1.

Miguel Torga: semeia/poemas/seara/chão

Cassiano Ricardo: homem/trabalha/«a palavra do seu coração»/vidente/futuro/olhos/sábios.

Pág. 184

1.

«génio»; «limites»; «infinito» e «universal»; «encarcerado».

2.

«Em poucas linhas de papel» existe o génio do poeta a trabalhar, sem limites, numa conquista universal. Mas, afinal, o poeta acaba por ficar preso ao que escreve, «em todas as linhas de papel».

Pág. 185

1.

«Uma súplica»; «a pedra duma escola/com palavras a giz»; «Dores,/vividas umas, sonhadas outras»; «Um esquema dorido»; «a reza dum rosário/imaginário»; «Uma esmola»; «Um teorema que se contradiz».

2.

Metáfora.

3.

«Vividas umas, sonhadas outras…» e «para a gente apagar ou guardar», porque o poeta não dá uma conclu- são definitiva sobre o que diz. Pelo contrário, deixa a dúvida no ar.

3.1

O poeta não tem certezas absolutas quanto à diferença entre as dores reais e as dores imaginadas. O poeta também não sabe se as palavras do poema ficarão gravadas na memória ou se desaparecerão, deixando que os leitores decidam.

Os poemas

Pág. 187

1.

Escada; pêndulo; espinha dorsal; uma aranha; a lua em quarto minguante.

2.

Dispondo as palavras, no papel, de uma maneira a formarem figuras que representam essas ideias.

Pág. 188

1.

Rataplã/Ra ta plã ta plã (1.a, 3.a, 6.a, 7.a, 8.a, 11.aestrofes).

1.1

Reproduzir o som dos tambores e da marcha dos soldados.

2.

«Passam (…) passam», «cegos (…) cegos», «trinam, trinam».

3.

A natureza apresenta-se aos olhos dos soldados («Passam andorinhas», os melros «trinam»), mas estes estão «cegos», pois apenas prestam atenção ao ritmo da marcha.

4.

As andorinhas «dizem recados», os melros e os pardais «fazem-lhes sinais» e os melros «trinam» e «troçam».

4.1

Acentuam a indiferença dos soldados em relação a toda uma natureza que se mostra viva e alegre.

Pág. 189

Ritmo lento, no início, e ritmo rápido, no final.

1.

Para reproduzirem o som do comboio e marcar o ritmo da sua marcha.

2.

«maquinista», «fumaça», «foguista», «fogo», «fornalha».

3.

Vou com pressa.

Pág. 190

Poema original: O menino pergunta ao eco/onde é que ele se esconde. Mas o eco só responde: «onde?,

onde?»/o menino também lhe pede:/«Eco, vem passear comigo!»/Mas não sabe se o eco é amigo/ou inimigo./Pois só lhe ouve dizer:/«Migo!».

1.

«é que».

2.

O eco apenas repete o som das palavras que o menino diz.

1.

Som, trio, rio, sombrio, largo, bom.

2.

É nela que se juntam todas as características do rio e é como se o seu caudal fosse aumentando.

2.1

Sensações visuais: «sombrios»; «claro». Sensações auditivas: «som»; «longo som». Sensações auditivas: «frio».

3.

Os versos apresentam um tamanho irregular para sugerir o movimento da água, o fluxo do rio. As estrofes vão aumentando de tamanho como se o caudal do rio também fosse aumentando da nascente à foz.

Pág. 191

1.

A história de alguém que vai pedalando uma bicicleta, num passeio agradável e que, de repente, distrando-se com uma borboleta, cai com a bicicleta.

2.

Onomatopeia.

2.1

O som dos pedais da bicicleta.

3.

No final do poema, é-nos sugerido o som de uma travagem e de uma queda, seguido do som dos pedais que con- tinuam a rodar sozinhos.

Pág. 192

1.

«lavadeira»; «ribeira»; «perdigueira»; «ladeira»; «brejeira»; «maneira»; «caçadeira»; «algibeira»; «inteira»; «cos- tureira»; «canseira»; «caçador»; «favor»; «senhor»; «valor»; «amor»; «maior»; «melhor».

1.1

«lavadeira» e «caçador».

1.2

«ribeira» e «ladeira».

Pág. 193

A ideia de ilusão/sonho.

1.

Sonho. (…)

1.1

Os adultos também o desejam, como o sujeito poético de «Menino». Aliás, é a todas as pessoas que se diri- ge o sujeito poético de «O Sonho».

2.

Chama-se «Menino», porque o sujeito poético diz que nele «a infância permanece» e que continua «a ter medo do escuro/e a sonhar com ladrões», como as crianças.

3.

A de que nos guiamos ou devemos guiar pelo sonho.

3.1

A fé, a esperança e a alma dada com alegria a tudo o que nos rodeia.

3.2

Não, porque o poeta diz que «Haja ou não haja frutos», ou seja, quer cheguemos ou não a alguma coisa ou a algum lado, o que importa é continuar a sonhar.

Pág. 195

1.

Peixes, mar, espuma, areia, maré.

2.

«vêm» e «vão».

3.

Personificação.

3.1

«Chora a espuma pela areia».

4.

O mar não consegue trazer de volta, não consegue recuperar, os seus peixes. Quem me compra um jardim com flores?

Borboletas de muitas cores, Lavadeiras e passarinhos, ovos verdes e azuis nos ninhos? Quem me compra este caracol? Quem me compra um raio de sol? Um lagarto entre o muro e a hera, uma estátua da Primavera?

Pág. 196

Abelhas: amarelas e negras/zumbem uma canção. Hipopótamo: olho periscópico.

Crocodilo: tímido/reservado.

«Quebrou-a o vento.» (primeiro poema) «tal o vento» (segundo poema).

Quem me compra este formigueiro? E este sapo, que é jardineiro? E a cigarra e a sua canção? E o grilinho dentro do chão? (este é o meu leilão!)

1.

No primeiro poema, o sujeito poético compara-se com uma árvore que foi quebrada pelo vento, porque ficou sem alguém que era muito especial. No segundo poema, o sujeito poético compara o tempo com o vento, porque, tal como o vento arranca as folhas e as empurra para parte incerta, o tempo, ao passar, faz arrancar as folhas do calendário, os dias, que nunca mais voltam.

2.

As reticências transmitem-nos as emoções de quem lamenta a partida de alguém, no primeiro poema, e de quem vê passar os dias que não se repetem (no segundo poema).

Pág. 197

Poema original: As aves desenham o silêncio voando em volta do campanário

Fugiram do aviário E voam à solta…

E a alada escolta abraça o horizonte largo e vário!…

Sugestão: referir que Filipe II reinou em Espanha e em Portugal (Filipe I de Portugal), pois o nosso país perdeu a

independência em 1580, consequência da morte de D. Sebastião na Batalha de Alcácer Quibir (1578). Mencionar o poder de Filipe II, que alargou os domínios espanhóis na América, de onde vinha muita prata, e que organizou uma ofen- siva contra a Inglaterra, com a chamada Armada Invencível (a qual partiu de Lisboa em 1588), que afinal foi derrotada.

1.

«colar de oiro com pedras e rubis»; «cinto de coiro,/com fivela de oiro,/olho de perdiz»; «O copo (…)/de cristal de rocha»; «tapetes flamengos»; «galos/alões e podengos,/falcões e cavalos»; cama/de prata maciça/com dossel de lhama/de franja roliça»; «atíbia de um santo/guardada num frasco»; «oiro e prata,/pedras nunca vistas,/safi- ras, topázios,/rubis, ametistas». (…)

2.

A última estrofe. Filipe II tinha em seu poder muitas preciosidades, mas não tinha uma coisa que hoje é tão banal e tão prática: um fecho éclair. É engraçado pensarmos que o rei que tinha «tudo», afinal não tinha um objecto tão simples como esse.

3.

Quintilha; oitava; oitava; oitava; quadra; décima; dístico ou parelha.

Pág. 198

1.

Era uma vez um rei que atirou o seu anel ao mar e ordenou às sereias que o fossem buscar, caso contrário trans- formar-se-iam em espuma das ondas do mar. As sereias trouxeram o anel. Então, o rei atirou grãos de arroz ao mar e tornou a dizer às sereias que, se não os trouxessem, transformar-se-iam em espuma das ondas do mar. As sereias trouxeram os grãos de arroz. Finalmente o rei atirou a sua filha ao mar, deu a mesma ordem e fez a mesma ameaça. Desta vez, as sereias não voltaram e transformaram-se em espuma do mar.

2.

As exclamações dão maior emoção às ordens e às ameaças do rei, assim como os comentários sobre a sua atitude cruel. Também nos sugerem a admiração face ao comportamento final das sereias.

3.

Cruel, autoritária, injusta, prepotente, ameaçadora. (…)

Pág. 199

1 praia. 2 estrada. 3 lambreta. 4 e 5. calções/blusinha. 6 e 7 vermelho/amarelo. 8 e 9 coxa/cintura. 10 companheiro. 11, 12 e 13 volúpia/amor/confusão. 14, 15 e 16 céu/nuvens/casas.

2.

Comparação: «Como um rasgão na paisagem/corta a lambreta afiada» / «como um punhal que se enterra» /

«lembra um demónio com asas». Metáfora: «engole as bermas da estrada/e a rumorosa folhagem» / «bramir de rinoceronte». Onomatopeia: «Fuge, fuge».

Pág. 200

Angola: «lendas»; «feitiços»; «batucadas»; «cantigas e danças»; «ritmo de chinguvo e de marimba»; «Poesia

entoada ao vento». Cabo Verde: «esmagam a cana para o grogue»; «pilões / cochindo o milho»; «mercado»; «pescadores lançando / os botes ao mar»; «coladeiras de Santo António / de São João, de São Pedro, / ao som dos tambores»; «mornas dançadas, (…) tocadas, (…) cantadas».

1.

«Rumores». É a partir dos rumores, dos sons, que o poeta caracteriza Cabo Verde.

Pág. 201

2.

«Lançando um «Cântico a Angola», no qual saúda esse país («Eu te saúdo, Angola!») e onde diz que essa é a terra dos seus antepassados, a sua terra natal, onde viveu as suas primeiras experiências: «Terra de meus avós, de meus pais, minha terra, / terra da minha infância, / da minha primeira escola / e meu primeiro estudo, / do meu primeiro amor, primeiro sonho e ânsia».

Pág. 202

1.

A mãe negra sonha com mundos diferentes daqueles que conhece, mundos onde o seu filho poderia ir à escola e onde teria um destino feliz.

1.1

Adjectivo: «maravilhosos». Nomes: «escola»; «estrada». Os mundos são «maravilhosos», porque são os

mundos onde o seu filho encontraria a felicidade, apredendo na «escola» e realizando um percurso feliz, cor- rendo na «estrada».

2.

«secou»; «acabou»; «construindo»; «Cimentando».

Pág. 203

1.

Gostaria de poder afirmar que o amor, a bondade, a sinceridade e outros sentimentos se encontram, realmente, no coração.

1.1

Para realçar a importância dos sentimentos que o sujeito poético gostaria de encontrar no coração.

2.

Com a do seu coração, órgão físico descrito nos compêndios, sem nenhuma emoção.

2.1

«válvulas (a tricúspida e a mitral)», «compartimentos (duas aurículas e dois ventrículos)», «simpático».

Pág. 204

1.

1 nuvem. 2 cavalo. 3 barca à vela. 4 navio. 5 torre amarela. 6 donzela (imaginação).

1.1

É através da imaginação que o sujeito poético consegue visualizar uma série de figuras na nuvem e escrever um poema sobre essa capacidade de imaginar formas nas nuvens.

2.

O poeta pede que o deixem imaginar à vontade, que o deixem sonhar sem limites. Viajando numa nuvem, ele poderia ser qualquer coisa.

Unidade 5 • O texto dramático

O teatro

Adereços; actor com adereço; actor no camarim; actores em palco; palco com cenário montado.

1.

Guarda-roupa; bilheteira; camarote; bastidores; pano; projectores; cordas; colunas; ponto; balcão.

2.

1 caracterizador; 1 contra-regra; 3 encenador; 4 aderecista; 5 luminotécnico; 6 figurinista; 7 cenógrafo; 8 actor; 9 dramaturgo; 10 sonoplasta; 11 espectador; 13 ponto.

Os textos dramáticos

No documento Caderno Apoio Professor P-Virgula PORT7 (páginas 37-43)

Documentos relacionados