• Nenhum resultado encontrado

Mapa 01 – Localização do município de Contagem

4.3 O novo conteúdo da política e do planejamento urbanos contagense

4.3.3 O Planejamento Estratégico [Situacional] de Contagem (PEC)

4.3.3.2 O processo de elaboração do Planejamento Estratégico de Contagem (PEC)

Com a reeleição de Marília Campos, que foi militante da CUT e filiada ao PT, a metodologia PES, já amplamente desenvolvida em ambas as organizações, foi adotada como instrumento de planejamento das ações prioritárias do executivo municipal. O Planejamento Estratégico de Contagem (PEC) 2009/2013 é elaborado com o objetivo de otimizar e integrar os diferentes setores da administração local. Segundo um integrante da Comissão de Acompanhamento e Monitoramento do PEC126

, este planejamento constitui uma importante ferramenta para o levantamento de objetivos e acompanhamento de metas intersetoriais.

A elaboração do PEC ocorreu em duas grandes etapas, com o auxílio de consultorias contratadas para orientar a construção dos programas e execução dos projetos. Na primeira etapa, com a presença de 52 pessoas – dentre estes a prefeita, secretários, administradores regionais e representantes do legislativo – procurou-se identificar os grandes problemas do município. O apontamento dos problemas e ações que poderiam ser realizadas para superá-los era construído pelos participantes, ficando a cargo dos consultores, a partir dos debates, a identificação dos macro-problemas e das possíveis soluções. O relato do Integrante da Comissão de Acompanhamento e Monitoramento do PEC esclarece o papel da consultoria e a dinâmica dessa primeira etapa:

126 Com o objetivo de entender a elaboração e realização do Planejamento Estratégico de Contagem (PEC), no dia 25/02/2011, foi realizado uma entrevista com um integrante da Comissão de Acompanhamento e Monitoramento do PEC. Aplicou-se um formulário dirigido no qual as respostas do entrevistado foram gravadas em Fita Cassete. Nos anexos desta dissertação, consta o referido questionário.

A primeira consultoria, a NEX-US, teve o papel de orientar o nosso trabalho para que nós pudéssemos construir um planejamento que atendesse a demanda da cidade e que indicasse o rumo que nós queríamos. (...) nós queríamos uma consultoria que viesse em Contagem aplicasse a metodologia mais adequada, de forma que possibilitasse com um grupo de cinquenta e duas pessoas de chegar a uma conclusão, de quais eram os principais problemas da cidade e qual o enfrentamento que nós daríamos a esses problemas. (...) Nas primeiras assembleias eram feitas várias mesas, bem mescladas. Em uma mesa tinha, por exemplo, um administrador, um secretário, uma pessoa de cada órgão. Depois de distribuídos em mesas, [os consultores] faziam metodologias de um tipo assim: “escreva qual é seu sentimento por Contagem”. “O que você sente por Contagem?” Aí você vai criando subsídios de discussão, depois eles perguntam: “para você, qual é o principal problema de Contagem?” Aí você tira várias ideias (...). Você então faz uma tempestade de ideias, de discussões, e os consultores vão tirando daquelas discussões a identificação dos problemas (...). Daquelas várias ideias, os consultores tinham o papel de filtrar os pontos centrais, aquilo que de fato era problema. (...) na segunda assembleia [a consultoria] apresenta aquilo como resultado. (...) A assembleia aprovando aquilo ali então vamos discutir isso. “A identidade da Cidade, como eu enfrento isso?” “Como vocês acham que é possível enfrentar isso?” Aí a assembleia vai discutindo e tirando subsídios para as intervenções (Informação verbal)127.

Após o levantamento dos macro-problemas e das possíveis ações que contribuiriam para resolução destes, iniciou-se a segunda etapa. Nesta fase, reduziu-se o número de participantes, sendo constituído um Grupo Executivo composto por 14 pessoas. Essa comissão foi responsável por filtrar os problemas e soluções apontadas na primeira etapa e selecionar o macro-problema de Contagem, a reestruturação do espaço urbano.

Depois de três encontros, os consultores fazem um grande filtro daquilo, nós criamos um grupo executivo, o grupo executivo tem que esmiuçar aquilo. (...) Aí vem a metodologia do PES. Eu tenho um problema e vou pensar como enfrentar esse problema. Como se fosse um organograma, o macro problema está lá em cima, aqui embaixo eu vou destrinchar. (...) Você vai criando uma rede de problemas. (...) Você começa a levantar quais os enfrentamentos que você vai dar para aqueles problemas, que somado a isso tudo nos levou que o principal problema de Contagem é a reestruturação do espaço urbano, requalificar os centros comerciais, melhorar o trânsito e o tráfego, melhorar as vias, permitir mais qualidade de vida para incentivar o comércio e a indústria, melhorar o saneamento básico, recapeamento da [Avenida] João César. A metodologia que foi aplicada foi essa (Informação verbal)128.

Com a finalização destas duas etapas, o PEC foi produzido tendo como tema integrador das intervenções propostas a reestruturação do espaço urbano. Esse eixo central foi selecionado, pois, chegou-se a conclusão, durante os debates, que o conjunto de ações selecionadas para resolver os grandes problemas do município passava diretamente por intervenções no espaço urbano. A escolha desse tema, ainda segundo o Integrante da Comissão de Acompanhamento e Monitoramento do PEC, gerou conflitos entre diferentes

127 Entrevista concedida por Integrante da Comissão de Acompanhamento e Monitoramento do PEC, em 25/02/2011.

128 Entrevista concedida por Integrante da Comissão de Acompanhamento e Monitoramento do PEC, em 25/02/2011.

setores da administração municipal, mas, ao final, resultou em um consenso de que a reestruturação do espaço urbano, realmente, era um eixo integrador das intervenções propostas.

Nós percebemos que reestruturando o espaço urbano, distribuindo melhor os prédios públicos, organizar a cidade com saneamento, com pavimento, com transporte de qualidade e outras intervenções que você faz no centro urbano, você melhora a qualidade de vida. Porque na concepção mais moderna, o meio urbano não são os prédios, mas o cidadão que está no contexto urbano, dentro dessa concepção moderna é que nós pensamos a reestruturação do espaço urbano como um eixo condutor. Por isso, a reestruturação dos espaços urbanos, uma concepção moderna da reestruturação do espaço urbano, não é o prédio, a rua, mas, também, o cidadão que faz parte (Informação verbal)129.

Concluída a elaboração do PEC, outra consultoria foi contratada para desenvolver o suporte técnico de acompanhamento e avaliação do andamento da implementação das propostas do plano. Criou-se um software, no qual os dados de execução dos produtos são lançados e, periodicamente, acompanhados pelos responsáveis da PMC130

.