• Nenhum resultado encontrado

O product placement veiculado no canal Acidez Feminina

O canal Acidez Feminina surgiu em 2009, não no formato atual, mas como uma coluna no blog Testosterona, do Eduardo Mendes, ex-marido de Taty Ferreira. No blog, sob o codinome de Acid Girl, Taty respondia dúvidas de leitores enviadas por e-mail. Pouco tempo depois, o Acidez Feminina virou um blog separado. Em 2010, ao surgirem os primeiros YouTubers brasileiros e a grande ascensão que conquistaram, Taty decidiu levar o blog para o YouTube, mantendo o mesmo formato: responder perguntas de leitores. O resultado foi mais de cem mil visualizações na primeira semana (FERREIRA, 2015).

Alcançando mais de um milhão de inscritos em junho de 2016, a YouTuber participou da primeira edição de Entubados, reality show exibido pelo Canal Sony, em que oito YouTubers produziam vídeos em grupo ou sozinhos, e quem conseguisse acumular mais likes, seria o vencedor. Taty Ferreira ficou em quarto lugar, ficando à frente de alguns YouTubers com maior número de inscritos, como o Daniel Saboya, que na época, possuía aproximadamente 3 milhões de inscritos.

Figura 10. Placar final de Entubados

Fonte: PipocaTV, 2017

A seguir, apresenta-se o resultado da análise da amostra de vídeos que possuem ações de product placement no canal.

O primeiro detalhe que se percebe é que em todos os vídeos que possuem inserção publicitária há sinalizações, de diversas maneiras. São elas:

• Estão separados em uma playlist chamada “vídeos patrocinados”;

• Na descrição dos vídeos há algum informe – “Vídeo patrocinado por”, “Contém inserção publicitária para”,

“#PubliEditorial”, “Este vídeo contém divulgação de ação publicitária para”, entre outros termos;

• Atualmente, no início de todos os vídeos que contenham ações de product placement, no canto inferior esquerdo da tela há a frase “Contém promoção paga”. Em contato informal, a YouTuber informou que sinaliza os vídeos com inserção publicitária por motivos éticos.

Figura 11. Informativo de ação publicitária na tela do vídeo.

Fonte: YouTube Acidez Feminina, acesso em 2017.

A inserção do produto e/ou marca no vídeo é relativo de cada um. Algumas marcas ou produtos são inseridos logo no início do vídeo, e durante todo o seu decorrer, a exemplo da Volkswagen, anunciando o UP 2017 (Um dia comigo de rolê – Carro novo, caixa postal, reunião e viagem! – maio 2017); outros, a marca aparece apenas no final, como no caso do Sonho de valsa (Ahh o amor – jun. 2015).

Ainda tratando da presença dos produtos nos vídeos, nem todos aparecem fisicamente, mas apenas é citado o produto e marca, geralmente no final do vídeo – o momento de aparição da marca é de total escolha do anunciante, segundo explicou Taty Ferreira em entrevista concedida em maio/2017 –, como ocorre no caso da Volkswagen, com a campanha #desache (4 coisas que só quem já mudou de ideia vai entender – abril 2017). Porém, também há vídeos em que o produto é, sim, exposto; a exemplo do que ocorre com a Samsung, com o teste da Galaxy Camera, em vídeo da época de seu lançamento (Nem na Disney tem príncipe – jan. 2013).

Apesar de manter a naturalidade e espontaneidade características do canal Acidez Feminina, os vídeos com inserção publicitária possuem um roteiro, ao contrário dos vídeos produzidos exclusivamente para alimentar o canal, conforme revelou Taty a seus seguidores em uma live5 (excluída do canal).

Os produtos, em sua maioria, são destinados prioritariamente para o público principal do Acidez Feminina – jovens de 18 a 34 anos –, como, por exemplo:

• Cervejas: Skol (inserção no vídeo Gravidade Zero – nov.

2010);

• Sex Shops: Loja do prazer (inserção no vídeo Dicas para o dia dos namorados – maio 2012);

• Carros: Peugeot (inserção no vídeo Mulher fazendo baliza – abr. 2011);

• Livros de romance erótico: A garota do calendário, da Veria Editora (inserção no vídeo Dica de livros calientes – ago. 2016).

• Ainda assim, contudo, há produtos que não possuem nenhum tipo de restrição de idade para o uso, como no caso das marcas:

• Netflix (inserção no vídeo Indicando séries – jun. 2014);

• Google Now (inserção no vídeo Fantástico mundo da Taty

#16 – Moscou – jun. 2015);

• Amazon/Kidle Unlimited (inserção no vídeo 6 livros que mudaram minha vida – dez. 2015).

5 Live é um vídeo transmitido ao vivo, também conhecido como hangout. O conteúdo e permanência da live no canal – que fica gravada assim que encerrada – varia de acordo com o intuito de cada YouTuber.

Além de propagandas externas, há o anúncio da “loja da Taty”, e-commerce que vende produtos relacionados exclusivamente ao canal e blog Acidez Feminina, como canecas com o logotipo do canal; o livro escrito por Taty Ferreira, Manual da mulher bem resolvida, lançado em 2015 pela editora Planeta; camisetas e quadros com frases diversas. Outra particularidade é que o cenário dos vídeos possui algum dos quadros vendidos na lojinha.

Durante um período todos os vídeos começavam com a vinheta de propaganda da “loja da Taty”. No momento, a vinheta foi retirada, pois o layout da loja está em reforma. Portanto, a equipe que cuida da loja preferiu retirar a vinheta, para gerar mais impacto no momento em que o novo design estiver finalizado, conforme explicou Taty em entrevista concedida em maio/2017. Ainda dentro dos produtos próprios – ou associados diretamente a Taty –, entre maio e junho de 2016, a marca de lingerie Let Be Intimate lançou uma coleção de roupas íntimas assinada pela YouTuber.

Já na questão do formato do product placement, se comparado ao formato habitual das mídias tradicionais, é um modo revolucionário. Na televisão, especificamente em telenovelas – dentro da grade de programação da televisão, a telenovela é o programa de formato de produção e exibição final mais próximo do conteúdo produzido no YouTube –, e no cinema, o mais comum é o screen placement, em que há apenas a aparição do produto.

No caso do YouTube, na maior parte dos vídeos, nota-se o plot placement, que é a criação de um roteiro exclusivamente para que a marca e/ou produto sejam citados. Ainda que alguns vídeos do Acidez Feminina possam ser entendidos sem a inserção da marca, como no caso dos vídeos Smoothie de melancia e limão, Parfait de abacaxi com ho , todos patrocinados pela Activia, entre setembro e outubro de 2015, a aparição da marca dá mais sentido ao conteúdo. Entretanto, há vídeos que só podem existir graças às marca, como no caso do vídeo já citado Um dia comigo de rolê – Carro novo, caixa postal, reunião e viagem! feito para o lançamento do novo carro da Volkswagen, UP 2017. Como o vídeo é um teste do carro, automaticamente sua existência só é possível com a inserção do produto.

O último item a ser analisado nos vídeos com product placement do canal objeto empírico deste estudo é o cenário em que ocorrem esses vídeos com ações publicitárias. A grande maioria é realizada no cenário habitual de blog, mantendo, assim, a naturalidade do

vídeo, tornando a propaganda mais sutil, mantendo a familiaridade do conteúdo apresentado. O cenário só é externo quando há a aparição física do produto e este não pode ser exposto no cenário, como foi o caso da cobertura do terceiro prêmio SexyHot, em que o vídeo é uma externa, com gravação do evento e entrevista com os participantes.

Compreendidos os atributos de ações de product placement no canal Acidez Feminina, finaliza-se esta pesquisa com: (1) os resultados da entrevista com a própria Taty Ferreira, expondo sobretudo os critérios que ela leva em consideração para aceitar vincular sua imagem a marcas; e (2) a percepção e recepção do público referente às ações publicitárias do canal, entre outros tópicos.

4.3 Resultados da entrevista com Taty