• Nenhum resultado encontrado

1 PANORAMA DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO A

3.2 O Projeto Reforço Escolar: o aprendizado está em suas mãos

A ideia de introduzir a tecnologia nas aulas do Projeto Reforço Escolar, parte da intensa presença desta no dia a dia dos jovens, uma geração que já nasceu conectada com o mundo virtual, além da SEEDUC/RJ, possuir uma gama de materiais pedagógicos e recursos tecnológicos disponíveis para as escolas e professores.

Neste contexto, o desafio é, fazer com que escolas e professores passem a usar os ,recursos tecnológicos a favor do ensino e da frequência dos alunos nas aulas do Projeto Reforço Escolar, que podem ultrapassar a carga horária das aulas presenciais, passando este a estar ao alcance dos alunos em tempo integral, pois suprir as lacunas de aprendizagem desses alunos não pode ser mais visto como uma opção e sim como uma ação constante.

Partindo da plataforma tecnológica que a SEEDUC/RJ já possui, será usado um aplicativo denominado Flobarro58, guia do usuário (anexo 1), que já é utilizado

58 O Flubaroo é um script gratuito que promove a avaliação de respostas efetuadas em formulários com perguntas de múltipla escolha criados no Google Drive. Disponível em: <http://ptce- iff.blogspot.com.br/2015/05/ferramenta-flubaroo.html>. Acesso em: 08 out. 2015.

pelos Mediadores de Tecnologia59 para instrumentalizar as aulas regulares dos

professores. Nesse aplicativo serão inseridas as dinâmicas de aulas do Projeto Reforço Escolar, e para cada dinâmica os professores do Projeto passarão a criar avaliações online tendo como base as questões do Banco de Itens60, onde os alunos poderão, através inclusive dos seus celulares, dar devolutivas de aprendizagem pré- formatadas pelo professor.

A correção dessas atividades e das avaliações serão automatizadas trazendo para o professor uma economia de tempo de trabalho que poderá ser transferido para o planejamento de novas ações de aprendizagem. Para evitar problemas de entendimento do professor quanto à utilização do aplicativo será realizada a formação em serviço do mesmo que já será ministrada nas próprias formações dos professores dinamizadores do Projeto Reforço Escolar , não ocasionando custos algum para essa formação.

As aulas presenciais do Projeto Reforço Escolar terão apenas um tempo de aula de 50 minutos, que será destinadas a tirar as dúvidas mais frequentes dos alunos. Essa aula será inserida no cronograma das aulas regulares, ou seja, nos tempos vagos, uma vez que os professores inseridos no Projeto são aqueles com carga horária livre.

Com essa ação, o docente vislumbraria como utilizar-se da tecnologia como extensão da aula presencial e teria a oportunidade de postar conteúdos pré e ou pós-aula presencial além de poder personalizar suas aulas na busca pela aprendizagem, mantendo um constante contato com seus alunos. O professor do Projeto teria ainda a oportunidade de aplicar suas avaliações e utilizá-las para o desenvolvimento da aprendizagem na perspectiva diagnóstico formativa. Abaixo

59 A função de mediador de tecnologia tem como objetivo o acompanhamento e fornecimento de suporte pedagógico aos professores, coordenadores pedagógicos e gestores em relação à utilização dos equipamentos e inclusão dos objetos digitais na prática pedagógica da unidade escolar, visando a intensificar e aprimorar a utilização pedagógica das Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC´s pelos professores das unidades escolares da rede estadual. Disponível em: <http://www.rj.gov.br/web/seeduc/exibeconteudo?article-id=2391084>. Acesso em: 08 out. 2015. 60 A Subsecretaria de Gestão do Ensino/SUGEN colocou à disposição dos professores da rede estadual um Banco de Itens, parte do projeto SAERJINHO, que tem como objetivo contribuir com os docentes no processo da aprendizagem e, principalmente, da avaliação. Esta ferramenta é um acervo de itens para a geração de provas nas disciplinas avaliadas no SAERJINHO. Entre os materiais ainda estão explicações sobre habilidades que os itens estão avaliando. A SUGEN sugere que as escolas se orientem pelos resultados de seus alunos para a escolha das questões. O professor pode escolher os itens ou apenas as habilidades que o sistema monta a prova. A cada mês serão cadastrados novos dados. Disponível em: < www.saerjinho.caedufjf.net>. Acesso em: 17 jan. 2016.

será apresentado mais detalhadamente a ação envolvendo escola, alunos e professores na adequação do horário das aulas do Projeto Reforço Escolar.

Quadro 9 - Projeto Reforço Escolar: o aprendizado está em suas mãos Projeto Reforço Escolar: o aprendizado está em suas mãos

Objetivo

Garantir a presença efetiva dos alunos nas aulas do Projeto Reforço Escolar e assim tornar o mesmo realmente efetivo para a recuperação das lacunas de aprendizagem desse aluno.

Justificativa Tornar os conteúdos trabalhados no Projeto Reforço Escolar disponível para o alunos em tempo integral, ou seja, online .

Dificuldades de

implementação Dificuldade do professor com as ferramentas tecnológicas. Possíveis soluções

- Oportunizar aos professores o contato com as ferramentas tecnológicas além de aproxima-lo do material das avaliações externas que são disponibilizados online;

Proposição

- Despertar o interesse dos alunos pela informática educativa como instrumento de aprendizagem;

- Adaptar os recursos tecnológicos já utilizados pela SEEDUC ao Projeto Reforço Escolar visando a sua utilização como instrumento de mediação da aprendizagem;

- Desenvolver nos alunos a responsabilidade do uso da internet na escola. Duração A ação durará durante todo o ano letivo

Material: - Banco de Itens; aplicativo Flobarro; computador. Período A ação durará durante todo o ano letivo

Local da reunião. Nas UEs indicadas Forma de

implantação da ação Formação dos professores quanto a utilização do aplicativo durante a formação presencial do próprio Projeto Reforço Escolar Custo Sem custo

Com o Flobarro, os professores podem montar, durante suas formações presenciais, um calendário de aulas que serão disponibilizadas, em vídeos no aplicativo e o acesso do aluno seria contabilizado como presença. Dessa forma, já iríamos formando os alunos quanto a educação à distância, já disseminada em muitos cursos de graduação, mostrando a esses alunos que, para tal se faz necessário muita disciplina para não deixar o conteúdo acumular, mas que, com a facilidade do horário este poderá reservar um tempo do seu dia para acessar os conteúdos e estudar, tendo como recurso, não a aula presencial realizada no contraturno, apontada na pesquisa de campo como improdutiva para muitos, mas o seu celular.